Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

ETF de renda fixa: o que é e quais são os principais do mercado?

Investir em renda fixa através de ETF vale a pena? Leia o artigo e entenda!

Artigo escrito por Marcos Moraes em 12 de Janeiro de 2023

Os ETFs de renda fixa são para os investidores que desejam adquirir títulos, garantindo uma boa diversificação e acompanhando as taxas de mercado. 

Isso porque, esses instrumentos foram criados para que o investidor faça uma gestão passiva dos seus investimentos. 

Nesse artigo, entenderemos o que é ETF de renda fixa, os principais do mercado e como podemos investir. Então, vamos nessa? 

VEJA TAMBÉM: Exchange Traded Fund (ETF): Como investir nos fundos de índice 

O que é ETF de renda fixa? 

ETF é a sigla para Exchange Traded Fund, que significa um fundo de investimento que é negociado no ambiente da bolsa de valores. 

Esse tipo de fundo é fechado, ou seja, os investidores não podem resgatar seu investimento, apenas vender suas cotas para outros. 

Dentre os fundos desse tipo, existem os de renda variável e os de renda fixa, e este, por sua vez, tem uma carteira que se constitui basicamente de títulos. 

Além disso, os ETFs também são chamados de fundos de índice, pois seu objetivo é acompanhar um índice de referência. 

No caso dos ETFs de renda fixa, o índice de referência costuma ser os índices da ANBIMA. Então, o investidor já sabe de antemão que o objetivo do fundo é acompanhar essas taxas. 

Características do ETF renda fixa 

Como esses fundos fazem uma gestão passiva cujo objetivo é acompanhar um índice, as taxas de administração são menores que as de outros fundos de renda fixa. 

Além disso, os ETFs contam com vários títulos em seu portfólio, o que garante uma diversificação de baixo custo para o investidor. 

Desse modo, ele oferece simplicidade e baixo valor inicial em comparação ao ato de investir em vários títulos do fundo individualmente. 

Nesse sentido também, os ETFs de renda fixa são muito práticos, pois se pode investir neles de modo rápido e simples. 

Por fim, diferente dos títulos de renda fixa, esses fundos não têm vencimento, então o investidor pode aplicar por mais tempo. 

Imposto nos ETFs de renda fixa 

Os investidores de ETFs de renda fixa sofrem tributação de 15% caso venda as suas cotas com lucro, e essa alíquota incide somente sobre o rendimento. 

Ademais, esses fundos não sofrem incidência do come-cotas, que é um imposto semestral que incide sobre os fundos de renda fixa tradicionais.

Principais ETFs de renda fixa 

Atualmente, existem 7 ETFs de renda fixa negociados na Bolsa de Valores do Brasil. Confira quais são eles a seguir: 

  • FIXA11; 
  • B5P211; 
  • IMAB11; 
  • IMBB11; 
  • IB5M11; 
  • B5MB11; e 
  • IRFM11. 

Cada um desses fundos tem objetivos e políticas diferentes e se adequam aos mais diversos perfis de investidores. 

Contudo, antes de investir nesse ativo, é preciso que você o analise antes para descobrir qual se encaixa melhor nas suas necessidades. 

Além disso, esses produtos não são recomendações de compra, apenas exemplos dos produtos mais procurados no mercado para tal objetivo. A decisão final de onde investir é sempre sua.

Investir em ETF de renda fixa vale a pena? 

Na verdade, isso depende dos seus objetivos e do seu perfil de risco. Isso porque os ETFs de renda fixa não têm grandes expectativas de retornos, mas oferecem um risco menor. 

Nesse sentido, é importante que você analise sua carteira de investimentos para entender se um ETF de renda fixa faz sentido ou não nela. 

Por fim, é preciso analisar caso a caso, pois é possível que haja ETFs de renda fixa que não valham a pena, mesmo que esse tipo de produto faça sentido na sua carteira.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Você também vai gostar

.
.