GOLD11: veja como funciona o ETF de ouro da B3
GOLD11 é uma das formas mais fáceis e simples de se investir em ouro. Conheça mais sobre esse ETF!

Quer investir em ouro, mas não sabe como? Recentemente, inaugurou na B3 o primeiro ETF de ouro do Brasil, o GOLD11.
Alguns investidores investem nesse ativo com o objetivo de preservar seu poder compra ao longo do tempo e ganhar em momentos de crise.
Nesse artigo, conheceremos mais detalhes sobre o ETF GOLD11, como investir nele e quais são as suas vantagens. Então, vamos nessa?
O que é GOLD11?
O GOLD11 é um ETF que replica o preço em dólar do ouro no mercado internacional. Para isso, ele compra ativos que estão de acordo com o índice LBMA Gold Price.
Nesse sentido, o GOLD11 aloca, no mínimo, 95% do patrimônio em cotas do fundo iShares Gold Trust (IAU), que é negociado na bolsa de Nova Iorque.
Na tabela a seguir, vamos conhecer algumas características do GOLD11:
Nome | Trend ETF LBMA Ouro Fundo de Investimento de Índice – Investimento no Exterior |
Administrador | BNP Paribas |
Gestor | XP Vista Asset Management |
Taxa de administração | 0,30% a.a |
Índice de referência | LBMA Gold Price |
Por que investir em ouro?
Historicamente, o ouro sempre foi valorizado por diferentes povos e em diferentes épocas, ou seja, ele sempre foi um metal de valor.
Além de toda a sua utilidade para a indústria e como joia, ele tinha propriedades que o capacitava a ser usado como moeda, que foi o que efetivamente ocorreu durante séculos.
Por conta disso, o ouro tem as características de uma reserva de valor, isto é, diante da realidade inflacionária no mundo todo, o ouro preserva o poder de compra do investidor.
Veja também: Como Investir em Ouro: 3 Melhores Alternativas || Como Funciona Investir em Ouro: 3 Dicas Importantes
Como investir em GOLD11
O GOLD11 é um ETF, que basicamente é um fundo negociado em bolsa que busca replicar o desempenho de um índice de referência.
Por isso, você pode investir nele através do home broker da sua corretora, bastando apenas digitar o código do ETF: GOLD11.
Na Toro Investimentos, você não paga nenhuma taxa de corretagem para investir na bolsa de valores em ativos como ações, ETFs e fundos imobiliários.
Lembrando que essa não é uma recomendação de compra. A decisão final de investir será sempre sua.
Vale a pena investir no GOLD11?
O ouro não tem potencial de ter uma valorização muito expressiva no curto prazo nem tem a proposta de ser superior aos índices de mercado.
Contudo, diante da realidade da inflação da moeda, o ouro é uma boa alternativa para preservar valor e proteger nosso poder de compra.
Nesse sentido, é preciso avaliar seus objetivos e o seu perfil de risco para entender se esse ativo faz sentido na sua estratégia.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)