O que é IVVB11: Invista nos Estados Unidos com ETFs de S&P 500
Conheça o IVVB11, o ETF que investe nas maiores empresas dos Estados Unidos.
Artigo escrito por Marcos Moraes em 28 de Fevereiro de 2024
Com certeza o IVVB11 é uma das formas mais fáceis, simples e baratas de investir nos Estados Unidos e, assim, diversificar o patrimônio.
Por isso, é muito importante conhecer melhor esse fundo para que possamos tomar uma decisão de investimento de modo mais consciente.
Neste artigo, aprenderemos o que é IVVB1, como ele funciona e quais as vantagens de comprar ele.
Antes de começar, é preciso que fique claro que não estamos realizando uma recomendação de compra, apenas apresentando as características do produto.
Então, vamos nessa?
VEJA TAMBÉM: Como investir no exterior: Melhor corretora e principais vantagens
O que é o IVVB11 ?
IVVB11 é um ETF (Exchange-traded Fund, em inglês), criado em 2014, que replica o desempenho do índice S&P 500, que reflete o desempenho das 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos.
Para isso, a gestora (BlackRock Brasil) investe em cotas do fundo americano IVV que, por sua vez, investe nas empresas que compõe o índice S&P 500.
Uma das grandes vantagens desse ETF é que a sua negociação ocorre diretamente na B3, e, assim, ele pode ser adquirido por meio de uma corretora, como a Toro.
Além disso, seu processo de compra é semelhante ao de uma ação, isto é, basta digitar o código no home broker e a quantidade.
É preciso lembrar que os investimentos em Bolsa deste tipo são recomendados apenas para os investidores do perfil arrojado, isto é, com mais disposição ao risco.
Na tabela a seguir, vamos conhecer algumas características do IVVB11:
Nome | iShares S&P 500 FI em Cotas de Fundo de Índice – Inv. no Exterior |
Administrador | Banco BNP Paribas |
Gestor | BlackRock Brasil |
Taxa de administração | 0,24% a.a |
Índice de referência | S&P 500 Brazilian Real Index |
10 maiores empresas que compõe o IVVB11
E quais são as empresas que compõem o índice? Confira abaixo as 10 principais empresas que compõem o IVVB11:
- Apple Inc. (AAPL)
- Microsoft Corporation (MSFT)
- Amazon (AMZN)
- Meta Plataforms (Facebook)
- Alphabet Inc. A — Google (GOOGL)
- Alphabet Inc. C — Google (GOOG)
- Berkshire Hathaway (BRK.B)
- JPMorgan Chase & Co. (JPM)
- Tesla (TSLA)
- Johnson & Johnson (JNJ)
Ou seja, ao comprar uma ação deste fundo no Brasil, o investidor terá em sua carteira, de forma indireta, ações das principais empresas de tecnologia do mundo, como Amazon, Apple e Microsoft.
IVVB11 paga dividendos?
O ETF IVVB11 não é um fundo que paga dividendos, juros ou qualquer outro tipo de provento. Os dividendos distribuídos pelas empresas que compõem o fundo são reinvestidos no próprio fundo.
Nesse sentido, o rendimento do investidor se dará exclusivamente pela valorização da cota do ETF, sem nenhuma forma de dividendos.
IVVB11 vale a pena?
O IVVB11 é uma forma muito simples de investir no exterior, mais especificamente na maior economia do mundo com as maiores empresas do mundo.
Em outras palavras, é um investimento sólido e seguro no longo prazo*. Contudo, não é um investimento adequado para quem quer receber dividendos.
Isso porque, os ETFs no Brasil não pagam dividendos, então o gestor pega os proventos do fundo e reinveste nos próprios ativos do fundo.
Confira a oscilação da sua cotação nos últimos anos, tendo em mente que os resultados do passado não são garantia de rentabilidade futura:
Além disso, verifique se esse fundo está de acordo com sua filosofia de investimentos, com seu perfil e com seus objetivos.
Além disso, o mercado passa por constantes oscilações, para cima e para baixo, o que naturalmente pode implicar em risco de perda financeira.
*ISSO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)