Você faz ou já fez algum investimento na Bolsa de Valores? Então, certamente já deve ter ouvido falar em nota de corretagem.
E mesmo que já conheça esse termo, é bem comum que ainda tenha dúvidas. Afinal, ele gera confusões pela sua necessidade de interpretação por parte dos investidores.
Isso porque a nota de corretagem é a base de cálculo para muitos preços, taxas e tributações. Que tal entender mais um pouco sobre nota de corretagem? Vamos lá!
A nota de corretagem é um documento similar a uma nota fiscal, porém bem simples e parecido também com um extrato bancário.
Ele é emitido por uma corretora. Mas quando isso vai acontecer? Simples, quando o investidor realiza qualquer operação na Bolsa de Valores (B3).
Geralmente, a sua emissão acontece no mesmo dia da operação ou no dia seguinte após o pregão ter sido realizado.
Em uma nota de corretagem geralmente estarão as principais informações relativas à operação, por exemplo, são elas:
- dados detalhados da corretora.
- dados completos do investidor.
- valor de compra ou de venda do ativo.
- quantidade dessa compra ou venda.
- custos.
- se há outras cobranças, como IRRF.
O Imposto sobre a renda retido na fonte, no entanto, só vai aparecer na nota de corretagem se existir venda de ativos, podendo esses gerar cobrança de impostos.
A nota de corretagem é basicamente um “informativo” que vai contar para o investidor as informações que ele precisa saber a respeito das movimentações. Sendo essas as realizadas na Bolsa de Valores naquela referida data.
A emissão será sempre de responsabilidade da corretora ou instituição bancária, sendo ela a administradora do ativo que é operado pelo investidor.
É importante dizer que é um documento que costuma ser gerado automaticamente. Mas, caso você não receba, basta solicitar junto à administradora.
Além disso, a nota de corretagem pode ser encontrada na sua versão impressa ou digital, a depender da instituição.
Mas é importante sempre ser emitida para análise do investidor sobre aquela operação mais recente.
Agora que você já sabe que a nota é um documento basicamente informativo com todos os detalhes de uma operação recente, que tal descobrir o que é corretagem?
Este é o nome dado à taxa do valor que é cobrado pela corretora pela intermediação da operação.
Ou seja, é o custo que ela cobra por atuar nesse meio de campo entre o investidor e as suas operações na Bolsa de Valores.
Essa taxa pode ser fixa, estabelecida previamente, ou então variável, indo conforme o mercado e investimento vigente.
CONTINUE LENDO