A aposentadoria é um tema delicado na vida de milhões de brasileiros, mas a solução desse problema pode estar na construção de uma renda passiva significativa.
Isso porque, você poderá se aposentar antes e/ou mais confortavelmente se investir para construir uma boa renda passiva.
Nesse artigo, vamos entender esse conceito para que possamos decidir se faz sentido na nossa estratégia de investimentos.
Renda passiva é aquele dinheiro que você ganha sem o esforço direto de uma atividade, ou seja, é uma renda que você recebe automaticamente independente se trabalha ou não.
Normalmente, é preciso fazer um esforço para construir essa renda passiva, mas, depois disso, o dinheiro cai automaticamente.
Nós, brasileiros, não estamos muito acostumados com esse tipo de renda, pois nós sempre vinculamos o ganho de dinheiro ao trabalho ativo.
Contudo, em alguns outros países, é comum vermos adultos investindo em ativos que geram renda passiva para se aposentarem mais confortavelmente no futuro.
Sabia que você pode ter até 3 tipos de renda no bolso? São elas: ativa, passiva e extra. Vamos ver como cada uma funciona:
Moral da história: combine essas três rendas para criar um mix financeiro equilibrado e eficiente!
Você já ouviu alguém falar que, se ganhasse na loteria, vai investir todo o dinheiro e viver só dos juros? Esse é um caso de renda passiva!
Em outras palavras, depois de investido os milhões ganhos na loteria, você receberá o volume de juros tão grande por mês que não precisará mais trabalhar.
Esse princípio também se aplica a outros investimentos, como ações e fundos imobiliários, pois eles também geram uma renda passiva.
Se o seu sonho é viver de renda passiva, o segredo está em montar um portfólio recheado de ativos que fazem o dinheiro trabalhar por você. Quer saber como? Aqui estão as principais fontes de renda passiva e os ativos que você pode incluir na sua carteira:
No frigir dos ovos: invista bem, diversifique e deixe os juros e os proventos trabalharem pra você. O futuro agradece!
Se você quer viver de renda passiva e embolsar 5 mil reais por mês, o segredo é entender o dividend yield (DY). Esse indicador mostra o quanto uma empresa ou ativo paga de proventos em relação ao valor investido, geralmente em porcentagem ao ano.
Vamos simplificar: se um ativo tem um DY de 6% ao ano, significa que ele paga 6% do valor investido em dividendos anualmente. Fazendo as contas:
Ou seja, com 1 milhão de reais investidos em ativos com DY de 6%, você alcança sua meta de 5 mil reais mensais.
Mas atenção: DY pode variar, então diversifique entre ações, FIIs e outros ativos. Assim, você espalha os riscos e garante que o dinheiro siga pingando no final do mês.
Como já foi dito, a renda passiva é aquela que não está vinculada ao esforço de uma atividade, de um trabalho.
Por outro lado, a renda ativa é justamente o contrário, isto é, você precisa fazer um esforço para que você possa recebê-la.
O principal exemplo da renda ativa é o nosso emprego. Nele, nós trocamos nosso tempo, habilidades e conhecimentos em troca de uma remuneração.
Se não trabalharmos, não ganharemos. Se trabalharmos, ganharemos. Ou seja, a renda está associada ao esforço.
CONTINUE LENDO