O que é Swing Trade? Entenda esse tipo de operação!
Swing trade vale a pena? E como essa operação funciona? Leia o artigo e descubra!
Artigo escrito por Marcos Moraes em 03 de Outubro de 2023
O mercado financeiro contém muitos termos estrangeiros, mas que foram adotados também pelos brasileiros, como é o caso de swing trade.
Dada a importância desse termo, precisamos entender melhor o que ele significa. Assim, poderemos adotá-lo em nossa estratégia de investimentos ou não.
Nesse artigo, entenderemos o que é swing trade e, dessa forma, estaremos aptos a avaliar se esse tipo de operação vale a pena. Então, vamos nessa?
O que é swing trade?
Swing trade é um tipo de operação no mercado financeiro. Nesse tipo, o investidor compra e vende seus ativos em dias diferentes.
Caso o investidor compre e venda um determinado ativo dentro do mesmo dia, ele estará fazendo um day trade.
Algumas pessoas acreditam que swing trade é uma operação que acontece em pouco tempo, como alguns dias ou semanas. Assim, se você passar meses com uma ação, não seria um swing trade.
Contudo, independe do tempo que você passa com o ativo, o conceito mais estrito de swing trade nos diz que é simplesmente aquela operação que é aberta e fechada em dias diferentes.
Por exemplo, vamos supor que você comprou uma ação no dia 01. Se você vender no dia mesmo dia 01, será day trade, se vender a partir do dia 02, será swing trade.
Agora que você entendeu o que é swing trade, podemos entender como funcionam os impostos no swing trade.
Impostos no swing trade
Segundo a legislação tributária brasileira, existem alíquotas diferentes para o day trade e para o swing trade.
O imposto no swing trade segue as seguintes regras:
Ativo | Alíquota |
Ações | 15% |
Fundos imobiliários | 20% |
Fundos agrícolas | 20% |
ETFs | 15% |
Lembrando que essa alíquota incide apenas sobre a diferença entre o valor da compra e o valor da venda, ou seja, sobre o lucro. Dessa forma, quando não temos lucro, não precisamos pagar.
Swing trade vale a pena?
No mercado, quanto menor for o prazo da operação, mais imprevisível é o resultado. Por isso, o investidor sempre deve priorizar os investimentos de longo prazo.
E qual é o tipo de operação que se adequa à essa filosofia? É o swing trade. Portanto, este tipo de operação é melhor que sua alternativa, o day trade.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Marcos Moraes Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
- Consultor financeiro
- Economista (UFC)
- Analista CNPI (n° 3772)
- Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
- Criptomoedas (NovaDAX)