O Tesouro RendA+ é o novo título divulgado pelo Tesouro Direto e é voltado para investidores com objetivos previdenciários.
Isso porque ele se propõe a pagar uma renda passiva mensal do vencimento em diante.
Nesse sentido, ele funciona basicamente como uma previdência privada, em que você investe um valor até uma data estabelecida e, então, passa a receber uma renda mensal por 20 anos.
Para descobrir qual valor será preciso investir para receber a renda desejada, a plataforma do Tesouro Direto vai disponibilizar um simulador.
Nele, você informará quanto tem para investir hoje, quanto quer receber na aposentadoria e em quanto tempo quer se aposentar. Assim, o resultado será o valor que será precisa investir por mês.
Como funciona o Tesouro RendA+?
Por ora, o Tesouro Direto não divulgou maiores detalhes, mas alguns já nos dão uma noção de como funcionará esse título.
Em primeiro lugar, ele ficará disponível na plataforma no dia 30 de janeiro de 2023, junto com o simulador do título.
Além disso, ele será indexado ao IPCA, muito semelhante ao Tesouro IPCA+, que tem uma rentabilidade mista.
Na plataforma, existirão 8 títulos diferentes do Tesouro RendA+, mas todos terão uma carência de 60 dias. Após essa data, o investidor poderá resgatar os recursos normalmente.
Por fim, caso o investidor leve o título até o vencimento, será isento da taxa de custódia se receber até 6 salários-mínimos por mês.
Importante: A partir de 31 de dezembro, a taxa de custódia do Tesouro Direto, de 0,2% ao ano, deixará de ser cobrada semestralmente. Agora, será aplicada apenas em movimentações: resgates antecipados, vencimentos ou pagamentos de juros. Títulos como Tesouro Selic têm isenção até R$ 10 mil, e papéis como Tesouro Educa+ e Renda+ continuam com regras específicas para isenção ou cobrança proporcional.
Simulador de investimentos
Caso você queria fazer simulações de investimentos de vários produtos de renda fixa, uma ótima opção é utilizar o Simulador de Renda Fixa da Mobills.
Nele, é possível saber qual será o retorno líquido de uma LCI, uma debênture e até um título público e, assim, comparar com as alternativas.
O Tesouro RendA+ vale a pena?
Apesar de não haver muitas informações disponíveis, pode-se concluir que o Tesouro RendA+ tem uma proposta bastante diferente.
Contudo, ainda é cedo para avaliar se vale a pena ou não, pois, para isso, é preciso mais detalhes para comparar com as alternativas de investimento.
Nesse sentido, assim que novas informações forem divulgadas, poderemos avaliar melhor esse produto, que é voltado para a aposentadoria.
Escrito por Marcos Moraes
Especialista em Investimentos
Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.