Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
anual

Material escolar barato em 2024: saiba como economizar!

Para todos aqueles que têm filhos, as compras de materiais escolares costumam representar um gasto bem relevante em todo começo de ano. Saiba como economizar!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 02 de Janeiro de 2024

Para quem tem filhos na escola, o começo de ano pode ser um fantasma sombrio prejudicial ao orçamento pessoal e familiar, com as temidas despesas com material escolar.

E, para os pais, a sensação é de que, a cada ano que passa, a lista fica maior e os preços cada vez mais altos.

No entanto, a compra dos materiais da escola é um gasto que não pode ser evitado, uma vez que a educação deve ser tratada como prioridade. E, com dois ou mais filhos, as despesas se multiplicam e as dívidas aumentam.

Mas afinal, é possível economizar nas compras, ou ainda, encontrar material escolar barato? A resposta é sim, existem várias formas de reduzir essa despesa.

Confira, abaixo, nossas dicas e poupe bastante dinheiro!

13 dicas para economizar com o material escolar em 2024

  1. Recicle o material escolar do ano anterior;
  2. Fracione as compras durante o ano;
  3. Compre livros usados;
  4. Compre material escolar barato no atacado;
  5. Pague à vista e negocie descontos;
  6. Preste atenção no que está sendo pedido;
  7. Compre material escolar no final do ano letivo e não no começo;
  8. Não leve as crianças;
  9. Compre apenas o que está na lista;
  10. Negocie com seu filho;
  11. Pesquise preços em diferentes lojas;
  12. Evite comprar material escolar em lojas não especializadas;
  13. Não deixe para a última hora.

1. Recicle o material escolar do ano anterior

Antes de comprar qualquer coisa para o próximo ano letivo, verifique se há algo do ano anterior que possa se possa aproveitar.

Sempre há canetinhas, lápis, cadernos, entre outros materiais que podem ser aproveitados de um ano para o próximo.

Caso você tenha mais de um filho, não se esqueça também de analisar quais materiais o seu filho mais novo pode utilizar do irmão mais velho.

Você pode, ainda,  conversar com pais de alunos de outras séries, para ver se há a possibilidade de doação ou troca de apostilas. Essa tática costuma ser bastante efetiva e ajuda a poupar dinheiro.

Vala ressaltar que muitas escolas promovem feiras para venda e troca de livros e outros materiais.

Além disso, redes sociais como WhatsApp e Facebook podem ajudar nessa tarefa de realizar trocas e compras de materiais usados.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

2. Fracione as compras durante o ano

Alguns itens da lista de compras não precisam ser comprados no começo do ano como é o caso dos livros paradidáticos, que são divididos por bimestre, geralmente.

Dessa maneira, se o seu orçamento está apertado, saiba que é bastante possível diminuir a lista inicial.

O uniforme é outro gasto alto da lista que pode ficar um pouco para depois, se o do ano passado ele ainda estiver em condições de uso por dois ou três meses.

O principal objetivo dessas orientações é diluir o gasto no decorrer do ano, ou pelo menos, desonerar o começo do ano que já é cheio de contas pesadas, sobretudo impostos (como IPVA e IPTU).

Portanto, converse com os profissionais da escola e pergunte quais são os materiais que serão usados logo no primeiro bimestre, para que possa focar na compra deles. Geralmente, os professores/coordenadores têm tudo planejado.

Assim, outros itens menos necessários inicialmente podem ser comprados ao longo do ano, se for o caso.

3. Compre livros usados

Sebos são uma boa opção para economizar na compra de livros escolares. Existem também feiras livres que ocorrem no início do ano com intuito de vender e trocar livros.

É possível usar a internet e sites de compra/venda online, também, para vender e comprar livros e para descobrir onde encontrar material escolar barato.

Entretanto, atente-se para o estado de conservação dos mesmos e para a edição, pois alguns livros ficam bem diferentes quando atualizados.

Nesse caso, ao invés de uma economia, a compra de um livro desatualizado pode acarretar em um custo a mais, porque posteriormente você terá de comprar a edição nova.

Por isso, antes de ir às compras, passe em uma livraria e dê uma olhada nos livros. Veja a edição e pesquise na internet se as novas edições são diferentes ou se pouca coisa mudou.

Acontece muito das editoras lançarem uma nova edição e mudarem apenas a capa e alguns exercícios no intuito de forçar o consumidor a comprar um livro novo, ao invés de reaproveitar um usado.

4. Compre material escolar barato no atacado

Comprar itens pelo atacado já é uma medida de economia usada há muito tempo, porém, difícil de se fazer devido à grande quantidade de itens que devem ser comprados nessa modalidade.

Dividir as compras e as despesas com outros pais torna tudo mais barato, gerando uma boa economia e compensando bastante para todos os envolvidos.

Caso você não conheça os pais dos colegas do seu filho, não se preocupe, há muitos itens similares nas listas das escolas.

Junte um grupo de amigas ou pessoas da família e comparem as listas. Com toda certeza, vocês acharão vários itens em comum e poderão descobrir juntos onde comprar material escolar barato, no atacado, em sua região.

5. Pague à vista e negocie descontos

Por mais que as livrarias anunciem o valor à vista e a prazo como os mesmos, sempre há uma margem de negociação, nem que seja o valor descontado pela operadora do cartão.

Dessa maneira, não tenha vergonha de pechinchar e sempre negocie os preços, principalmente se estiver comprando em quantidade.

Caso a loja seja inflexível e realmente não dê nenhum desconto, não pague no dinheiro, existem outras formas de realizar o pagamento, as quais podem te oferecer benefícios.

A primeira é por meio de cartões de crédito sem anuidade.

Se você é cliente, pode pagar sua compra no cartão de crédito no máximo de parcelas sem juros, antecipar o pagamento das mesmas (quanto maior o número de parcelas, maior o desconto), ganhar um desconto do banco e ainda acumular pontos e milhas.

Ou seja, na prática, você vai pagar à vista (por meio da da antecipação das parcelas) e conseguir o desconto que não foi oferecido pelo lojista.

Outra dica é utilizar aplicativos como o PicPay, que vez por outra faz promoções oferecendo descontos ao se fazer o pagamento de uma forma específica.

6. Preste atenção no que está sendo pedido

Itens de uso comum ou que não serão utilizados diretamente pelo aluno não devem constar na lista de material escolar.

Fazer esse tipo de exigência enquadra a escola em uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei 9.870/99.

Tão errada quanto a prática anterior é a escola tentar exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento ou de uma marca específica.

Isso fere seu direito como consumidor de pesquisar e adquirir os produtos com o melhor custo-benefício. Portanto, é fundamental que você esteja sempre atento para não ser vítima de cobrança indevida.

7. Compre material escolar no final do ano letivo e não no começo

Antecipe-se: em janeiro, os preços do material escolar vão sempre às alturas, junto com a inevitável afluência de pais às lojas, ocasionando filas e aglomerações.

Com tanta gente querendo a mesma coisa, fica até difícil avaliar as opções e encontrar bons preços.

Em compensação, em novembro e dezembro as papelarias estão mais vazias e os preços, melhores.

Peça à escola do seu filho que mande a lista de material escolar no fim do ano letivo e, se possível, utilize uma parte do seu décimo terceiro para essa despesa, o que contribuirá para desfalcar ainda menos seu orçamento mensal.

Caso a escola não forneça a lista, faça um inventário com base na lista do ano anterior e veja materiais que você sabe que são necessários e que precisarão ser comprados de qualquer forma.

Algumas ideias de material escolar que podem ser comprados antecipadamente, são:

  • Apontador
  • Borrachas
  • Cadernos
  • Canetas esferográficas
  • Canetas hidrográficas
  • Caneta marca texto
  • Clips
  • Cola branca
  • Colas em bastão
  • Compasso
  • Estojo escolar
  • Etiquetas
  • Fita adesiva
  • Giz de cera
  • Lancheira
  • Lápis de cor
  • Livros didáticos
  • Massas para modelar
  • Mochila
  • Pincel atômico
  • Régua
  • Tesoura escolar

8. Não leve as crianças para comprar material escolar com você

Crianças gostam de produtos da moda, com os seus personagens favoritos e iguais aos que os seus colegas têm.

No entanto, pedagogicamente falando, esses produtos não apresentam nenhuma vantagem sobre itens com preço inferior, mas sem a marca ou estampa daquele personagem da TV.

Se a criança não gostou da capa do caderno, uma opção é encapar e customizar.

Ficará com um aspecto personalizado e bem diferente, muitas vezes, agradando até mais do que aquela capa já pronta e igual à de todo mundo.

Considere, ainda, a faixa etária da criança: adolescentes podem não gostar de cadernos com essas características.

9. Compre apenas o que está na lista

Livrarias são ambientes que incentivam o consumo, tão coloridos e cheios de coisas que a primeira vista parecem tão úteis e indispensáveis.

Contudo, mantenha-se focado no que consta na lista. E não esqueça de atualizá-la retirando os materiais escolares que serão reutilizados do ano anterior.

10. Negocie com seu filho

Levando em consideração que ele não vai às compras com você, busque negociar (antes de sair de casa) algumas condições relacionadas a marcas e personagens.

Explique a situação financeira e peça que ele faça algumas concessões, pois os materiais dobram ou triplicam de preço apenas por ter um personagem estampado ou ser de determinada marca.

Uma boa tática de negociação é comprar coisas, como a mochila e a lancheira do personagem preferido e os demais itens neutros, pois assim os principais produtos serão do personagem preferido.

E, quando chegar das compras e ele/ela estiver ansioso(a) para ver as compras, mostre primeiro aquilo que foi de acordo com a vontade dele(a).

Dessa maneira, ele ficará feliz e provavelmente não reclamará dos produtos que não foram exatamente os que ele queria.

11. Pesquise preços em diferentes lojas

Uma das vantagens da compra com antecedência é a pesquisa de preço, que pode variar muito de uma loja para outra.

Uma opção para levar em conta são as lojas virtuais, as quais costumam oferecer preços mais vantajosos do que os cobrados pelas lojas físicas nos materiais escolares.

No entanto, é necessário cautela com o prazo de entrega, que pode ser maior, ou menor, dependendo da loja.

Caso os preços sejam bem diferentes, divida as compras entre as lojas.

Essa tática não é a ideal se você for usar a técnica do atacado, mas, caso contrário, busque o maior desconto possível, mesmo que seja item a item.

12. Evite comprar material escolar em lojas não especializadas

Na hora de pensar onde encontrar material escolar barato, lembre-se de que os preços praticados em lojas que não são do ramo tendem a ser maiores.

Isso acontece porque um dos fatores mais importantes para o lojista conseguir bons preços são as quantidades dos itens pedidos.

Então, não compre material escolar em supermercados ou lojas não especializadas, pois raramente o valor vai compensar.

13. Não deixe para última hora

Além de te forçar a comprar com pressa e, consequentemente, sem um tempo de pesquisa adequado, quem deixa para fazer as compras muito próximo da volta às aulas pode pagar mais caro pelo material ou ficar sem ele.

Isso porque os estoques podem se esgotar e pressionar os preços a subirem pela lei da oferta e da procura.

Então, o melhor é evitar deixar para a última hora, para não pagar mais e não correr o risco de ficar sem os produtos ou mesmo não ter tempo para pesquisar onde encontrar material escolar barato.

Caso você não tenha conseguido se preparar para as compras deste ano, não se preocupe! Comece a se organizar financeiramente para as compras do próximo ano letivo assim que começar o segundo semestre.

É possível economizar nas compras escolares?

Para todos aqueles que têm filhos, as compras de materiais escolares costumam representar um gasto bem relevante em todo começo de ano.

Entretanto, como mostramos no decorrer deste artigo, há sim várias formas de economizar e encontrar material escolar barato.

Claro que quem se planeja e realiza as compras com antecedência costuma levar certa vantagem e poupar muito mais dinheiro, mas mesmo começando seu planejamento agora ainda é possível economizar.

Portanto, se você vai ter que arcar com esse tipo de despesa, não perca mais tempo. Vá logo atrás da lista e siga os nossos conselhos.



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

2 comentários publicados nesse artigo
    14/01/2021 às 09:51

    muito bom parabéns pelo post 👏🏼👏🏼👏🏼

      14/01/2021 às 14:45

      Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas. Já conhece o aplicativo do MobillsEdu? Aprenda conceitos de educação financeira em até 5 minutos com essa nossa ferramenta. Baixe agora: CLICANDO AQUI.

.
.