Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Azul Linhas Aéreas é boa e pontual? Confira a avaliação completa!

Tipos de passagens, categorias de assento, formas de acumular milhas Azul. Confira todas as informações sobre a Azul neste artigo.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 28 de Agosto de 2024

A Azul Linhas Aéreas existe desde 2008 e é a companhia aérea brasileira com maior número de destinos nacionais.

Eleita uma das companhias mais pontuais e com o melhor serviço de bordo, o que faz da Azul uma das melhores companhias aéreas do Brasil.

Atualmente a Azul faz cerca de 1000 voos diários para 150 destinos tendo 30% do total de decolagens do país. Além disso, oferece uma frota de 134 aeronaves com mais de 10.000 tripulantes.

Assim como a Gol Linhas Aéreas, a Azul é reconhecida como uma companhia que opera com passagens aéreas baratas.

Além de oferecer preços competitivos nas passagens aéreas, a empresa presta serviço de traslado com deslocamento terrestre no Ônibus Azul. As linhas de ônibus são gratuitas e ligam os passageiros da Azul até os principais aeroportos.

Segundo a própria empresa, seu papel é de estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira com preços baixos com alta qualidade de serviços.

Continue com a leitura para saber se a Azul Linhas Aéreas é boa e tudo o que a companhia oferece!

Programa de Fidelidade da Azul

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes Azul.

URL verificada

Viajar com a Azul Linhas Aéreas é bom?

Há 15 anos no mercado, a Azul Linhas Aéreas é considerada a terceira maior companhia aérea brasileira em atendimento aos passageiros e a segunda maior em frota.

Além disso, a Azul linhas aéreas brasileiras tem o maior número de destinos e opera em 98 aeroportos no território brasileiro e em 8 internacionais.

Os aeroportos que fazem parte dos principais centros de operações são:

  • Guarulhos;
  • Viracopos;
  • Confins;
  • Recife;
  • Cuiabá.

A sede administrativa da companhia fica no bairro de Alphaville, na região da Grande São Paulo. Em 2021, ainda no período de pandemia, a Azul manteve cerca de 12.500 funcionários.

Se a sua dúvida é em saber se a Azul Linhas Aéreas é boa, fique tranquilo que a empresa é consistente a ponto de ter participação na bolsa de valores com as ações AZUL4, o que a torna competitiva e rentável.

Para os passageiros, sua reputação é classificada como ótima na plataforma Reclame Aqui e seu programa de milhas é um dos mais populares no Brasil.

Para saber mais, continue lendo!

Quais são os tipos de classes de voos da Azul?

Com a intenção de popularizar os voos, mas sem perder o conforto e a qualidade, a Azul Linhas Aéreas está entre as mais competitivas do mercado.

Sua oferta de classes no voo são as seguintes:

  • Econômica;
  • Economy Xtra;
  • Xtra Business;
  • Skysofa.

A Skysofa é um tipo de poltrona na Economy Xtra que vira uma cama. Além disso, o passageiro recebe travesseiro, cobertor e fone de ouvido para tornar seu voo ainda mais confortável.

Veja as diferenças entre as categorias Econômica, Economy Xtra e a Xtra Business

A principal diferença entre a Economy Xtra é uma versão melhorada da econômica, já a Xtra Business é a Top da executiva.

Isso significa que a Economy Xtra é mais confortável do que a econômica, mas ainda não é considerada uma “primeira classe”.

A Economy Xtra tem um espaço entre as poltronas de 86 cm, enquanto a Xtra Business tem o máximo de conforto e oferece um sistema de entretenimento avançado para a aviação, o Panasonic eX3.

Esse pode ser considerado o principal diferencial entre a Gol e a Azul, assim, vale a pena pensar no custo benefício de comprar passagens aéreas na Azul, levando em consideração o conforto que ela pode proporcionar.

Agora que você tem essa informação, pode usá-la como pré-requisito para exclusão dos concorrentes na hora de decidir se a Azul Linhas Aéreas é boa ou não.

Sabia que algumas estratégias para acumular milhas podem ajudar você a viajar com a Azul com muito mais conforto e qualidade?

Uma parte consiste em ter um cadastro ativo no Azul Fidelidade, antigo TudoAzul, e acumular Azul milhas em compras nos parceiros ou ainda usando o cartão de crédito TudoAzul.

Azul serviços de bordo e entretenimento

Os passageiros que viajam com a Azul tem comodidades que podem variar conforme os tipos de passagens.

Além da diferenciação em categoria de assentos, também existe uma diferença entre as refeições que são oferecidas.

Em voos nacionais é comum que sejam entregues aos passageiros alguns tipos de snacks e também de bebidas como: água, refrigerante e café. Em voos mais longos, há um cardápio mais robusto.

A companhia é conhecida por entregar balas de gelatina em formato de aviões, o que agrada tanto o público infantil quanto o adulto.

Quem voa com Azul ainda pode usufruir de internet wi-fi de alta velocidade gratuita que fica disponível em algumas aeronaves. Mas antes de usar, é preciso fazer alguns passo para liberar a internet

Como usar a internet wi-fi dos voos da Azul?

Para usar a internet gratuita que a Azul oferece em seus voos é preciso antes tomar algumas ações de segurança.

  1. Coloque o aparelho no modo avião. Depois, habilite o wi-fi e se conecte à rede Azul-WiFi;
  2. Abra o navegador e digite www.azulwifi.com;
  3. Siga as instruções da tela e está pronto! Você irá viajar conectado à internet tendo acesso ao que desejar.

Tem comida nos voos da Azul?

Sabemos que os custos da alimentação nos aeroportos do Brasil estão superinflacionados e por isso é importante saber se tem comida nos voos da Azul, assim dá para economizar esse dinheiro.

Existe alimentação nos voos, mas podem ser bem diferentes a partir de cada trecho e tempo de duração, inclusive levando em conta o horário do voo.

E o fato de ter comida, não garante um menu completo. Dependendo do voo, você receberá alguns snacks e algumas opções de bebidas.

Confira a seguir o tipo de comida que é oferecida nos voos nacionais da Azul.

Cardápio do Voo Nacional da Azul

Nos voos nacionais a Azul oferece o seguinte cardápio:

  • Torresminho;
  • Mini bolo;
  • Biscoito de polvilho;
  • Biscoito de goiabinha;
  • Amendoim japonês.

São algumas das opções de snacks que podem fazer parte do cardápio do seu trecho. Já em bebidas, a empresa oferece as seguintes opções:

  • Água mineral;
  • Café;
  • Suco de sabores variados;
  • Refrigerantes.

Considere que quanto mais longo for o voo, melhor será o menu oferecido aos passageiros pela Azul.

Cardápio do Voo Internacional da Azul

Com um cardápio muito mais completo em voos internacionais, a Azul tem uma lista de refeições para atender todos os públicos.

Entre as opções estão refeições para crianças, vegetarianas, sem glúten, sem lactose, diabéticos, além é claro de biscoitos e bebidas gratuitas.

Não é possível saber exatamente o menu oferecido, entretanto, eles incluem as categorias para que os clientes possam solicitar antes do voo.

Confira os 9 tipos de categorias de comida nos voos da Azul

  1. Refeição para bebê (Baby Food – BBML) Seleção de alimentos saborosos, nutritivos e pastosos para bebês de até 2 anos de idade;
  2. Refeição para crianças (Child – CHML) Pratos nutritivos e variados, que realçam o colorido dos alimentos para crianças a partir de 2 anos de idade;
  3. Diabéticos (Diabetic – DBML) Pratos saborosos que respeitam as necessidades nutritivas e restritivas de uma dieta para diabéticos;
  4. Kosher (KSML) Pratos kasher com alimentos preparados de acordo com os preceitos da tradição judia;
  5. Baixa adição de sal (Low Salt Meal – LSML) Alimentos preparados sem a adição de sal para dietas com restrição de sal/sódio;
  6. Vegetariana (Vegetarian Meal- VGML) Refeições preparadas a partir de alimentos vegetais, sem a utilização de nenhum produto de origem animal ou seus derivados.
  7. Sem glúten (Gluten Free – GFML) Pratos especialmente elaborados com alimentos sem glúten;
  8. Halal (MOML) Refeições elaboradas a partir dos preceitos Halal;
  9. Sem lactose – (Non Lactose Meal NLML); Pratos elaborados para uma dieta com restrição de lactose.

Lembrando que essa é considerada uma refeição especial e por isso deve ser comunicada previamente à Central de Atendimento da Azul (4003-1118), com até 72h de antecedência do voo.

Quanto custa despachar a bagagem pela Azul Linhas Aéreas?

Desde que foi permitido cobrar pelo despacho de bagagem, em 2015, a Azul também adotou as novas regras.

Então, só é permitido voar com uma bagagem de mão de até 10 Kg, sem precisar pagar nenhuma taxa adicional, inclusive quando a passagem é promocional.

Lembrando que as medidas desta mala não podem ser superiores as condições abaixo:

  • Peso: 10kg
  • Altura: 55cm
  • Largura: 35cm
  • Profundidade: 25cm

Todas as demais devem ser despachadas e terão a cobrança de acordo com a tabela informada pela companhia em seu site oficial.

Confira a tabela de preços do despacho de bagagem da Azul em 2023 a seguir!

Voos Nacionais

BagagemTarifa Mais Azul Tarifa Azul
Bagagem de mão (até 10kg)1 incluída por passageiro1 incluída por passageiro
Bagagem Despachada (até 23kg)
1 incluída por passageiroR$ 99,00
Site / App / Azul Center
R$ 140,00
Aeroporto
2ª Bagagem Despachada (até 23kg)R$ 129,00
Site / App / Azul Center
R$ 160,00
Aeroporto
R$ 129,00
Site / App / Azul Center
R$ 160,00
Aeroporto
3ª a 5ª Bagagem Despachada (até 23kg)R$ 180,00
Site / App / Azul Center
R$ 250,00
Aeroporto
R$ 180,00
Site / App / Azul Center
R$ 250,00
Aeroporto
Tabela oficial de preços de despacho de bagagem da Azul Linhas Aéreas para voos nacionais.

Voos Internacionais pela América do Sul

BagagemTarifa Mais Azul Tarifa Azul
Bagagem de mão (até 10kg)1 incluída por passageiro1 incluída por passageiro
Bagagem Despachada (até 23kg)
1 incluída por passageiroUS$ 20,00 / *R$84,00 / bagagem
Site / App / Azul Center
US$ 30,00 / *R$126,00 / bagagem
Aeroporto
2ª a 5ª Bagagem Despachada (até 23kg)US$ 40,00 / *R$167,52 / bagagem
Site / App / Azul Center
US$ 60,00* / *R$250,60 / bagagem
Aeroporto
US$ 40,00 / *R$167,52 / bagagem
Site / App / Azul Center
US$ 60,00* / *R$250,60 / bagagem
Aeroporto
R$ 180,00
Site / App / Azul Center
R$ 250,00
Aeroporto
R$ 180,00
Site / App / Azul Center
R$ 250,00
Aeroporto
Tabela oficial de preços de despacho de bagagem da Azul Linhas Aéreas para voos internacionais na América do Sul.

Para outras informações sobre despacho de bagagem de voos internacionais acesse o site oficial da Azul

Duas informações complementares importantes, a primeira é que o valor referente a compra de bagagem adicional, não é reembolsável após o voo.

Já a segunda, é que a compra de bagagem com menos de 6 horas de antecedência ao horário do voo, só poderá ser realizada nos aeroportos já com o valor mais alto.

Se pretende viajar levando bagagem para ser despachada, vale conferir os valores das passagens que oferecem o serviço incluso ou até mesmo a concorrência para garantir o melhor negócio.

Despacho de bagagem com milhas TudoAzul

Desde setembro de 2022 a companhia aérea Azul passou a aceitar o pagamento do despacho de bagagem com milhas Azul, dando mais opções para que o cliente decida a melhor forma de pagamento.

Para isso, basta ter pontos Azul acumulados e usá-los como forma de pagamento durante o processo de compra das passagens.

Veja o passo a passo de como pagar o despacho de bagagem com milhas

Os primeiros passos são básicos de acesso ao sistema da Azul, que você pode fazer da seguinte maneira:

  • Abra o aplicativo da Azul e pesquise por sua passagem pagante ou por pontos;
  • Selecione o voo e tarifa desejada;
  • Informe os dados do passageiro;
  • Selecione o assento desejado ou avance para a próxima etapa caso não deseje fazer a seleção;

Feito isso, inicia-se o passo a passo de como comprar o despacho de bagagem com milhas.

  • Será presentada na tela a quantidade de bagagens que você tem direito, clique no sinal de “+” para adicionar uma nova bagagem
Despacho de bagagem com milhas Azul
Durante o processo de compra aparece a opção de comprar despacho de bagagem usando milhas Azul.
  • Nesta etapa que você terá a opção de realizar o pagamento da passagem com pontos
Despacho de bagagem com milhas Azul passo 2
Defina se deseja pagar com pontos Azul ou em dinheiro e avance.
  • Confirme se a compra da bagagem está nas condições desejadas e avance para o pagamento
Despacho de bagagem com milhas Azul passo 3
O resumo deve apresentar as condições de pagamento do despacho de bagagem, confira e finalize a compra.
  • Pronto! Basta finalizar o pagamento para concluir a emissão da passagem com a bagagem adquirida com pontos

Uma dica para acumular pontos Azul e conseguir comprar passagens aéreas de graça ou despacho de mala gratuito é ser cliente de um dos cartões de crédito co-branded que juntam pontos todos os meses.

A outra forma é comprando dentro do Shopping Azul, os parceiros oferecem uma quantidade de Azul milhas conforme o acordo entre as empresas. Em algumas ações podem passar de 10 pontos por real gasto.

Não é preciso ter o cartão de crédito que acumula milhas da Azul para comprar no Shopping Azul, mas é preciso ter um cadastro no programa TudoAzul.

Cartões de crédito Azul que acumulam milhas todos os dias

Você pode otimizar seus ganhos de milhas da Azul sem precisar voar com frequência. Isso porque os cartões de crédito Azul transformam suas compras do dia a dia em pontos todos os meses.

Ao concentrar os gastos no cartão de crédito, no final do mês o valor em real será convertido em pontos conforme as regras do cartão que possui.

A pontuação dos cartões Azul seguem da seguinte forma:

  • Cartão Azul Internacional – 1,5 pontos por US$ 1 em compras na Azul e 1,4 pontos por US$ 1 em compras do dia a dia;
  • Cartão Itaú Azul Gold – 2,0 pontos por US$ 1 em compras na Azul e 1,7 pontos por US$ 1 em compras do dia a dia;
  • Cartão Azul Platinum – 2,6 pontos por US$ 1 em compras na Azul e 2,2 pontos por US$ 1 em compras do dia a dia;
  • Cartão Itaú Azul Infinite – 3,0 pontos por US$ 1 em compras nacionais e 3,5 pontos por US$ 1 em compras internacionais.

Cartão Azul Visa

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão Azul Mastercard

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Programa Azul Fidelidade

Continuando com as nossas dicas para acumular milhas Azul, não podemos deixar de mencionar o programa de recompensas Azul Fidelidade, antigo TudoAzul da Azul Linhas Aéreas.

O Programa Azul Fidelidade tem como finalidade oferecer vantagens e benefícios aos clientes da empresa, assim como simpatizantes da companhia aérea.

Para aproveitar ofertas exclusivas na companhia aérea é muito simples, só precisa fazer o cadastro no site ou no app da Azul, que é totalmente gratuito.

Depois disso, lembre sempre de antes de tomar a decisão de compra de qualquer produto, conferir se é vendido no Shopping TudoAzul para que possa comprar na parceria e ganhar os pontos.

Desta forma, se alinhar uma estratégia completa de produtos Azul, há grandes chances de acumular muitas milhas e trocar por viagens, serviços e produtos.

Veja a seguir o que você pode fazer para ganhar mais milhas todos os meses.

  • Comprar passagens aéreas na Azul;
  • Comprar produtos nas lojas parceiras;
  • Usar o cartão de crédito Azul ;
  • Ser membro pagante do programa de fidelidade Clube Azul.

Com as milhas acumuladas mensalmente, você pode resgatar diversos produtos e serviços:

  • Passagens aéreas de graça;
  • Pacotes de viagem;
  • Despacho de bagagem;
  • Diárias em hotéis;
  • Aluguel de carro;
  • Seguro viagem;
  • Cruzeiros;
  • Entre outros.

A lista acima aponta opções de troca de milhas por serviços ligados ao turismo, mas não podemos deixar de lembrá-lo que qualquer coisa pode ser adquirida com milhas no Shopping TudoAzul.

Veja alguns exemplos do que é oferecido no Shopping TudoAzul

  • Eletrodomésticos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Roupas femininas, masculinas e infantis;
  • Livros;
  • Cursos;
  • Entre outras coisas.

Provavelmente qualquer coisa que você pensar, você consegue encontrar no marketplace da Azul em parceria com diversas lojas do Brasil.

Aproveite para acumular o máximo de pontos e assim conseguir viajar barato o ano inteiro.

LEIA TAMBÉM: Dá para vender milhas na 123 Milhas? Descubra agora mesmo!

Como transformar seus pontos Esfera em milhas Azul Fidelidade?

Você pode transferir seus pontos Esfera para Azul Fidelidade e assim resgatar passagens e outros serviços dentro da companhia aérea.

Esfera – Programa de Fidelidade Santander

Acumule cashback ou pontos para trocar por viagens, milhas e serviços

URL verificada

É possível usar esses pontos e transferir de forma estratégica seus pontos Esfera para o programa da Azul linhas aéreas brasileiras ficando atento as campanhas bonificadas, que permitem multiplicar seu saldo de pontos.

Então, vamos ver como fazer a transferência de pontos Esfera Santander para Azul Fidelidade:

  1. Acesse o site da Esfera;
  2. Faça o login no botão no canto superior direito na palavra ENTRE;
  3. Acesse a página da parceria Esfera e Azul Fidelidade;
  4. Faça sua simulação de quantos pontos que transferir;
  5. Será necessário um mínimo de 30.000 pontos para transferir ou então o mínimo de 3.000 com Pontos & Dinheiro;
  6. Escolha entre a opção de Padrão ou Express na transferência;
  7. Depois clique em continuar para concluir o processo;
  8. Em até 3 dias úteis os pontos vão cair na sua conta Azul Fidelidade e você pode usar para comprar suas passagens áreas.

Saiba como acumular mais pontos Esfera

Para acumular mais pontos Esfera, ter um dos cartões de crédito Santander que dão direito de usar Sala VIP e acumular mais pontos Esfera.

Confira quais cartões de crédito que acumulam:

Santander Unlimited

O cartão Unlimited do Santander acumula até 3 pontos Esfera por dólar em compras internacionais e 2,6 pontos a cada dólar em compras nacionais. Com você ainda tem acessos ilimitados as Sala VIP.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Santander Unique

Com o cartão de crédito Unique Santander você pode pontuar 2 pontos por dólar em compras nacionais e 2,6 pontos a cada dólar em compras internacionais. Ainda tem acesso ilimitado a sala VIP Mastercard Guarulhos.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Vale a pena viajar com a Azul Linhas Aéreas?

Acreditamos que vale a pena viajar com a Azul Linhas Aéreas, porque além de aeronaves confortáveis, ela ainda oferece preços competitivos e serviço de bordo mais atraentes do que as demais.

A Azul consegue unir a qualidade e o preço baixo em trechos operados no Brasil e no exterior, sem pesar no bolso.

Uma das principais vantagens em relação às demais é que ela consegue ofertar mais tipos de assentos, com mudanças no conforto e não apenas no posicionamento da aeronave.

A Azul cumpre com o que se propõe e ainda tem um pouco mais de benefícios agregados ao seu atendimento fazendo com que as passagens tenham um bom custo-benefício.

Reputação da Azul no Reclame Aqui

A Azul Linhas Aéreas tem uma excelente reputação no Reclame Aqui (RA) e isso contribui para que ela seja uma referência de qualidade na prestação de serviços de transportes aéreos.

Na avaliação do site RA, ela é uma empresa com nota 8.8 de um total de 10, sendo avaliada também pelos clientes com uma nota muito boa, 7,97, o que garante sua colocação como referência de Reputação Ótima.

Os índices dos principais problemas na Azul estão distribuídos da seguinte forma:

Principais tipos de problemasPercentual de reclamações
Estorno do valor pago 10.01%
Produtos e Serviços 46.95%
Passagem Aérea68.73%
Tabela de índices de problemas na Azul apontados no site Reclame Aqui.

A Azul responde 97,7% das reclamações, com isso 88,8% são resolvidos e 86,7% dos clientes voltariam a fazer negócio com a Azul.

Com isso a média de pontos obtidos pela avaliação do consumidor é 7.97, dentro de um total de 10, conforme mencionamos acima.

Esse é um indicador que pode e deve ser observado na hora de decidir qual é a melhor companhia aérea para viajar.

Aproveite para ler nosso artigo sobre a Gol Linhas Aéreas é boa? Confira a avaliação completa!



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Você também vai gostar

.
.