Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Veja o passo de passo de como emitir nota fiscal MEI

Aprenda de forma definitiva como emitir nota fiscal MEI e todos os modelos desse documento para usar quando no seu empreendimento.

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 03 de Outubro de 2023

Quem é profissional autônomo e quer formalizar o seu negócio, em algum momento terá que aprender como emitir nota fiscal MEI, isso dará mais credibilidade aos seus clientes.

Para quem é cadastrado no MEI, esta é uma facilidade que pode ajudar muito nos casos onde é exigido uma obrigatoriedade de emissão da NF para vendas ou serviços prestados.

Portanto, se você é empreendedor individual, precisa aprender como emitir nota fiscal MEI e quais são os tipos. Leia o conteúdo e tire todas as suas dúvidas.

SAIBA MAIS: Melhor empréstimo online seguro: opções confiáveis

Quais os tipos de nota fiscal MEI?

Se você é um microempreendedor individual que acabou de iniciar, é possível que tenha várias dúvidas sobre como funciona a emissão de nota fiscal MEI. Para isso vamos te ajudar a entender todos os tipos de NF.

Veja as modalidades de documentos que podem ser emitidos.

VEJA MAIS: Empréstimo online para negativado autônomo – Como conseguir

Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)

Este é um dos modelos mais utilizados pelos microempreendedores. Por isso, é super importante aprender sobre a emissão deste tipo de notas fiscais para MEI.

Ela deve ser emitida para as seguintes finalidades:

  • Prestação de serviço;
  • Venda de um produto;
  • Compras de novas mercadorias no estoque e devoluções;
  • Operações interestaduais;
  • Pagamento de um trabalho freelancer.

Bom saber que para emitir NF-e será preciso ter uma assinatura eletrônica, ou seja, será necessário ter um certificado digital. 

Para fazer o certificado você deve entrar no site da Secretaria de Fazenda para fazer o cadastro da sua empresa.

Nota fiscal avulsa (NFA)

Conhecida como Nota Fiscal do MEI, a NFA precisa que o microempreendedor vá até a Secretaria de Fazenda para pedir autorização de emissão.

Cada município terá seus requisitos exigidos, já que as condições vão varias de estado para estado. Ela atende a dois tipos de modelos:

  • modelo 55 – produtos elétricos;
  • modelo 1-A – é emitida de forma eletrônica, mas é a sua versão impressa que é considerada válida.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) é um documento fiscal que possibilita o download pela internet, diferentemente da NFA. Todavia, ela só está disponível em alguns estados brasileiros.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor (NFC)

A NFC é emitida para comprovar compra e venda feita no varejo. Ou seja, destinada ao cliente final e também possui uma versão digital a NFC-e.

Como fazer para emitir Nota Fiscal?

Para os MEIs que precisam comprovar com NF suas vendas ou serviços prestados, devem aprender como emitir nota fiscal MEI, é fácil e leva apenas alguns passos.

1. Faça o credenciamento

Primeiramente, é preciso pedir o cadastro do seu CNPJ junto à Secretaria de Fazenda da sua cidade para ter autorização para emitir nota fiscal.

Cada município possui um software próprio de emissão de nota fiscal único, por isso é importante verificar com a prefeitura para saber como obter a autorização.

2. Aprenda a emitir nota fiscal

Cada município possui disponibiliza seu próprio sistema de emissão de nota fiscal.

Você precisa verificar com a plataforma da prefeitura do município (ou estadual se for do DF), cada um terá orientações de preenchimento.

3. Preencha a NF 

Após verificar o sistema usando seu CPF ou CNPJ siga para a emissão da nota fiscal.

VEJA MAIS: MEI pode ter funcionário? Veja as possibilidades e como funciona!

Como emitir Nota Fiscal MEI gratuita?

Existem alguns sistemas que auxilia na emissão de forma gratuita. Mas de maneira genérica você pode contar com o seguinte passo a passo para fazer a emissão da nota fiscal MEI.

  1. Na tela inicial vá na opção “gerar NFS-e”;
  2. Veja se todos os dados estão corretos à identificação da nota fiscal;
  3. Coloque os dados do tomador de serviços;
  4. Informe a descrição do serviço prestado;
  5. Insira o valor do trabalho;
  6. Clique em gerar nota fiscal e faça o download do documento.

Basicamente esse são os passos a seguir na hora de emitir suas nota fiscal eletrônica.

Aprendendo as informações fundamentais que devem ser inseridas na NF, você aprende a como emitir nota fiscal MEI de forma fácil e evita complicações de fiscalização.

Emitir nota fiscal é algo fundamental de aprender principalmente quando se presta serviços, é ela que vai autorizar o seu pagamento. Além de existir casos onde há a obrigatoriedade da emissão.

Exatamente por isso é bem importante aprender como emitir a nota fiscal MEI. Quando for necessário lançar o documento já terá tudo pronto e saberá como fazer em alguns minutos.

CONTINUE LENDO


Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo Pleno

Jornalista com MBA em marketing de serviços ao consumidor, especialista em produção de conteúdo e análise de SEO. Experiência na construção de jornada do cliente na aquisição de produtos financeiros, como empréstimo e cartão de crédito.

  • Jornalista
  • Analista de SEO
  • Especialista em empréstimos
  • Especialista em Sala VIP e benefícios do cartão

Você também vai gostar

.
.