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Marketing digital para médicos: descubra como conseguir mais pacientes

Confira as principais estratégias de marketing digital para médicos que querem lotar a agenda.

Artigo escrito por Luis Soares em 28 de Junho de 2024

O marketing digital para médicos é uma excelente ferramenta para os profissionais da saúde que desejam conquistar novos pacientes, divulgar seus serviços e, com isso, faturar mais.

Porém, diversos profissionais não conseguem utilizá-lo por não terem o conhecimento necessário ou por não saberem nem por onde começar.

Sabendo disso, preparamos esse artigo com diversas dicas de marketing digital para médicos, onde você descobrirá como usar a internet a seu favor para não depender mais de indicações para conseguir novos pacientes.

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O que é o marketing digital para médicos?

Uma dúvida que muitos profissionais da saúde possuem é: o que é o marketing digital para médicos?

O marketing digital médico nada mais é que a utilização de estratégias de marketing realizadas na internet, seja através do Google, das redes sociais, de e-mails ou qualquer outra ferramenta disponível na internet para divulgar os seus serviços.

Por isso, antes de começar a elaborar uma estratégia de marketing digital, é preciso conhecer um pouco de marketing e, então, levá-lo para o ambiente digital.

A vantagem dessa estratégia é que ela oferece uma democratização do marketing para esses profissionais, que podem começar a usá-lo sem, necessariamente, pagar por isso.

E mesmo que decidam por alguma estratégia de marketing paga, é possível começar anunciando com pouco.

Vamos agora descobrir as principais dicas de marketing digital para profissionais da saúde

Dicas de marketing digital para médicos

Conheça agora as principais formas de usar o marketing digital para divulgar sua clínica e conseguir mais pacientes.

Tenha um site profissional

Com a popularização das redes sociais, muitas pessoas acham que o site se tornou obsoleto e que ele não é mais necessário para uma boa estratégia de marketing digital médico.

Porém, isso é um engano.

Ter um site hoje é o básico para médicos que querem atrair mais pacientes para seus consultórios ou clínicas. Além de funcionar como um cartão de visitas, você poderá usá-lo para implementar outras estratégias de marketing médico.

Mas não é importante destacar que seu site precisa ser estratégico. É necessário saber quais informações ele deve ter para que seu potencial paciente não tenha qualquer dúvida.

Separamos aqui algumas delas:

  • Forma de contato (preferencialmente WhatsApp);
  • Sua especialidade e exames que realiza;
  • Endereço;
  • Sua formação acadêmica;
  • Número do seu CRM;
  • Depoimentos;

Cada uma dessas informações cumpre um papel importante no marketing digital médico e serve para convencer o paciente a entrar em contato.

Invista em SEO

O significado em português para a sigla SEO é Otimização para Mecanismos de Buscas, que nada mais é do que estratégias e melhorias técnicas no seu site visando que ele apareça nas primeiras posições do Google, sem pagar nada, para determinadas pesquisas.

O SEO é importante porque o Google hoje é o lugar onde as pessoas procuram informações dos mais variados assuntos, inclusive na área médica. 

Com isso, se você usar bem essa estratégia, poderá se tornar referência na sua área de atuação.

Por exemplo, o termo de pesquisa “febre infantil” possui uma média de 4.400 buscas mensais no Google.

Logo, se você é pediatra, criar um conteúdo para o seu site/blog sobre o assunto poderá gerar muitas visitas no seu site e, consequentemente, muitas possibilidades de atendimento.

Muito provavelmente não será você que irá desenvolver o site nem ser o responsável pelo SEO dele. Porém, é importante que você saiba identificar se o SEO está sendo bem feito. Confira:

  • O site precisa ser desenvolvido de maneira otimizada;
  • Ele precisa se adaptar aos diversos dispositivos;
  • É necessário ter conteúdo postado constantemente;
  • O conteúdo produzido deve responder a busca do usuário.

O SEO é uma estratégia de marketing digital para médicos muito importante, que pode trazer bons resultados no longo prazo. 

Porém, é importante destacar que essa estratégia leva tempo até se consolidar e começar a gerar consultas. Por isso, caso ela seja escolhida, tenha paciência para colher os resultados.

Produza conteúdo para redes sociais

Muitos profissionais da saúde tem preconceito de desenvolver um trabalho nas redes sociais por achar que é coisa de influencer, blogueiro ou que precisam fazer dancinhas para crescer.

Porém, as redes sociais são um importante meio de contato entre você, médico, e seu público, que poderá se tornar paciente.

Por isso, saber utilizar as redes sociais é tão importante para o marketing médico e o marketing para clínicas

Ali, seus seguidores poderão acompanhar um pouco da sua rotina, ver seus posts sobre sua área de atuação, enviar perguntas e se relacionar com você por meio do direct.

Além disso, uma rede social bem trabalhada faz com que as pessoas vejam você como autoridade no assunto, aumentando a probabilidade de agendar uma consulta com você.

Por isso, investir no Instagram, TikTok e outras redes sociais em que o seu público-alvo está é uma excelente escolha para seu marketing médico, desde que se faça isso com estratégia.

Confira agora algumas dicas para usar bem as redes sociais:

  • Faça muitos vídeos para atrair seguidores;
  • Pense nas dores e dúvidas dos seus seguidores para produzir conteúdo;
  • Interaja respondendo mensagens e directs;
  • Use os stories para se relacionar com sua audiência;
  • Seu principal foco deve ser consultas, e não seguidores.

Invista em anúncios online

Para impulsionar a sua estratégia de marketing digital, utilizar os anúncios online é fundamental para trazer mais velocidade aos resultados.

Atualmente, existem duas principais plataformas de anúncios que você poderá utilizar: o Meta Ads e o Google Ads.

Com o Meta Ads você irá anunciar para o Facebook e para o Instagram, já com o Google Ads é possível anunciar na rede de pesquisa do Google, no YouTube, nos sites parceiros e nos aplicativos.

Essas plataformas de anúncios são altamente otimizadas e pensadas para trazer o maior resultado para quem anuncia.

O diferencial delas é que para anunciar em cada uma é preciso pagar para a plataforma. Ou seja, você realiza um depósito e à medida que seus anúncios são clicados o valor referente ao clique é descontado do seu saldo.

Porém, apesar de ser uma estratégia paga, ela traz mais velocidade para seus resultados e pode gerar muitas consultas se bem utilizada. E ainda é possível contratar um gestor, especialista em tráfego pago para otimizar os seus resultados.

Para que esse investimento dê certo, é importante que você tenha conta bancária separada da sua conta pessoal.

Porém, ambas precisam ser completas para que você consiga gerenciar da melhor forma, como a conta do Santander Select.

Tenha uma ficha no Google Empresas

O Google Empresas é a plataforma do Google onde empresários e prestadores de serviços cadastram sua empresa para aparecer em pesquisas locais.

Essa é a maneira mais fácil, rápida e gratuita de colocar seu consultório no Google e começar a aparecer para as pesquisas feitas no site.

Como o atendimento médico é normalmente realizado de maneira presencial, ter uma ficha no Google Empresas poderá atrair muitos pacientes, uma vez que nela é possível encontrar informações como:

  • Local de atendimento;
  • Telefone para contato;
  • Comodidades do consultório;
  • Exames realizados;
  • Avaliação de pacientes;
  • Fotos da clínica, entre outros.

Sendo assim, é um importante instrumento para complementar sua estratégia de marketing. E o melhor de tudo: é gratuita.

Atenda bem seu paciente

O melhor marketing médico é um paciente satisfeito, que indica os seus serviços para conhecidos e amigos.

Apesar de essa não ser uma dica de marketing digital em si, ela é importantíssima. Isso porque de nada adianta um marketing digital bem feito, que atraia pacientes e gere consultas, se ao sair do seu consultório o paciente fica insatisfeito.

Por isso, a melhor estratégia de marketing médico é um atendimento bem realizado e um paciente feliz.

Esteja atento às regras do CFM

Por fim, o médico que quer usar a internet para divulgar seu consultório precisa estar atento às normas do Conselho Federal de Medicina sobre o assunto.

Isso porque o CFM estabelece algumas regras para a publicidade médica que devem ser respeitadas.

Por isso, se você quer ser reconhecido como um profissional ético e correto, a primeira coisa que deve ser feita é respeitar o código de publicidade do CFM.

Marketing médico e a jornada do paciente

Muitas vezes, quando se fala de marketing digital para médicos, esquece-se do conceito de jornada do paciente.

Esse conceito é importante para entender o caminho que a pessoa percorre até que ela agende um horário de consulta com você.

Conhecer essa jornada irá trazer ideias importantes para melhorar cada vez mais o seu marketing e, com isso, ter mais resultado nas suas ações.

Para entender o que é a jornada do paciente, vamos separá-la em três etapas: pré-consulta, consulta e pós-consulta.

Vamos explicar cada uma delas.

Etapa de pré-consulta

Nessa fase da jornada, o paciente está buscando entender o que sente e quais são os profissionais que poderão atendê-lo para resolver o seu problema de saúde. 

Aqui, a pessoa irá perguntar para seus amigos e conhecidos se alguém já passou por isso e se conhecem algum médico para tratar o problema de saúde que está enfrentando.

Além disso, o possível paciente também irá realizar pesquisas no Google para descobrir os médicos especialistas que realizam consulta na cidade onde mora.

Essa é a etapa em que o paciente realiza a sua consideração e pesquisa, e é nessa etapa que o marketing digital médico cumpre, em grande parte, o seu papel de atrair ele e convencê-lo a agendar uma consulta com você.

Etapa da consulta

Nessa etapa, o paciente já marcou a consulta e agora você irá realizá-la. É aqui que entra a prestação de serviço propriamente dita, mas não só ela como toda a experiência que o paciente terá até ir embora da sua clínica.

Por isso, um bom atendimento, um consultório limpo e organizado, um espaço confortável para o paciente esperar, uma secretária que trate bem o paciente são itens importantes e que contam pontos desde a hora que o paciente chegou no seu consultório.

Além disso, outros itens também são importantes, como: ser pontual no atendimento, ouvir as queixas do paciente se importando com o que ele está sentindo e ser claro no tratamento e na explicação da doença, tirando todas as dúvidas

Etapa pós-consulta

Muitos médicos esquecem de se relacionar com o paciente depois da consulta e esse é um dos principais erros que eles cometem.

É importante manter contato, mesmo depois da consulta, porque assim você sempre será lembrado e a chance de ele agendar uma nova consulta com você aumenta.

Por isso, tenha uma estratégia para manter esse relacionamento, seja enviando mensagens em datas comemorativas, informações sobre assuntos de interesse dele, recados sobre seus atendimentos, entre outras mensagens. 

Principais erros do marketing digital médico

Apesar de muitos médicos estarem utilizando o marketing digital para conseguir mais pacientes e divulgar seus atendimentos, é preciso tomar cuidado para não cometer alguns erros que podem ser frustrantes.

Por isso, listamos aqui os principais erros do marketing digital médico para que você não caia neles e tenha resultado com seu marketing.

Não ter um objetivo claro

Antes de começar o seu marketing, é preciso ter um objetivo em vista, para saber se ele está sendo efetivo. Porém, de nada adianta colocar um objetivo genérico como “aumentar a quantidade de consultas” ou algo inatingível para ser sua meta.

Para criar uma meta, o indicado é que ela seja:

  • Específica
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Temporal

Por isso, uma boa meta seria, por exemplo: conseguir 10 consultas particulares, que têm origem na internet, em um mês.

Assim, você saberá se a sua estratégia está gerando resultados ou não.

Não monitorar os resultados do marketing

Outro grande erro é realizar as ações de marketing, mas não monitorar os resultados para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Para resolver isso, é sempre importante ter uma rotina de análises que respeite um prazo específico.

Esse monitoramento é muito importante e poderá gerar ideias valiosas que irão melhorar suas campanhas e estratégias.

Não investir em atendimento ao cliente

Marketing bom não salva atendimento ruim. Por isso, é importante que você também realize ações e investimentos para melhorar a experiência do seu paciente na consulta.

Desrespeitar as regulamentações do CFM

Por fim, um dos piores erros que médicos cometem é o desrespeito às normas do CFM. 

Isso pode causar inúmeras dores de cabeça para os profissionais. 

Existem estratégias e técnicas de marketing digital que podem ser usadas, geram resultados e não causam nenhum descumprimento das normas.

Por isso, estude para que não seja necessário passar pelo constrangimento de ser advertido pelo CFM.

Marketing médico: fazer por si ou contratar uma agência?

Agora que você já sabe como funciona e quais as principais estratégias de marketing digital para médicos, pode estar se perguntando se é possível fazer tudo isso sozinho ou se é indicado contratar uma agência especializada.

  • A resposta para essa pergunta irá depender de inúmeros fatores, como:
  • Familiaridade que você tem com o marketing;
  • Orçamento disponível para o marketing;
  • Tempo disponível para realizar as atividades;
  • Conhecimento técnico, entre outros.

O mais indicado é que você contrate um profissional especialista em marketing médico porque assim você irá conseguir focar naquilo que é sua especialidade, o atendimento dos seus pacientes.

Porém, se não houver orçamento suficiente para isso, é possível começar por si próprio e ir profissionalizando o seu marketing à medida que seus pacientes aumentem e, consequentemente, seu faturamento também.

Santander Select: a melhor conta bancária para médicos.

Para médicos, a conta Santander Select é uma opção interessante. Ela combina as vantagens de um banco tradicional com recursos exclusivos para profissionais de saúde.

Por exemplo, a conta Select oferece condições especiais para financiamento de máquinas e equipamentos para seu consultório, além de parcelamento em até 60 meses para cursos de extensão, especialização, MBA, mestrado e doutorado, para você estar sempre atualizado.

Além dos benefícios específicos para médicos, a conta Santander Select oferece assessoria financeira especializada, condições diferenciadas em produtos de investimento, isenção de tarifas em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas, menores taxas de administração, e outros benefícios exclusivos para médicos.

Essa conta pode proporcionar uma experiência financeira sob medida, adaptada às necessidades únicas de médicos, tornando a gestão financeira mais eficiente e conveniente.

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  • Tarifas da conta
    • 3 meses grátis: após os 3 meses, você pode manter a isenção no valor do pacote Select de acordo com o volume dos seus investimentos ou pagando R$ 99,95/mês. Gratuidade na tarifa mensal do pacote de serviços ao concentrar a partir de R$ 150 mil em investimentos elegíveis.
  • Benefícios da conta
    • Isenção de tarifas: em transferências internacionais, saques, compra e venda de moedas
    • Atendimento personalizado: além de assessoria com especialistas
    • Programa de pontos Esfera ou Membership Rewards: Clientes Select contam com cartões que pontuam mais no programa Esfera, além da possibilidade de juntar pontos no Membership Rewards se for um cartão American Express
    • Espaços Select: mais de 200 espaços de atendimento com conforto e privacidade.
    • 50% de redução na anuidade: Clientes Select contam com redução de 50% no valor da anuidade em cartões selecionados
    • Chat Exclusivo: disponível 24h por dia
    • Anuidade ZERO por 12 meses no cartão Unique: se contratado em 90 dias após abertura da conta
    • Acesso a Salas VIP no Brasil e no mundo: os cartões Santander Select oferecem acesso em diversas salas VIP no Brasil e pelo mundo.
  • Documentos necessários
    • Para brasileiros: Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Documento de Identidade Profissional, Passaporte ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
    • Para estrangeiros: Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Passaporte com visto da Policia Federal, desde que acompanhado do protocolo do RNE (a cópia simples do RNE deve ser apresentada assim que o documento for obtido) ou Documento de identidade emitido por Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia ou Chile.
    • Renda mínima: Superior a R$ 15 mil ou R$ 100 mil investidos no Santander.
  • Prós e Contras
    • PRÓS
    • Prós
      Atendimento Exclusivo
    • Prós
      Cartões com ótimos benefícios
    • Prós
      Produtos com condições diferenciadas

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Escrito por Luis Soares

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