outros
isca
Não
trimestral

Entenda se MEI pode ter sócio ou não

Será que é permitido que MEI tenha um sócio na sua empresa ou seja sócio em outra empresa? Aqui explicamos se é permitido e como funciona esse processo.

Artigo escrito por Thiago Sousa
em 13 de Agosto de 2023 5 min de leitura

Para quem está no mundo do empreendedorismo, ter dúvida se MEI pode ter um sócio é algo comum. Até porque, são tantos detalhes e regras que por vezes fica complicado estar inteirado de todas elas.

Aliás, se juntar a outra pessoa para formar uma empresa pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas, trabalhar de forma mais eficiente, expandir os negócios e várias outras possibilidades e benefícios.

Porém, nem sempre essa opção pode ser possível por conta de algumas regras. Por isso, neste artigo iremos entender se isso realmente é possível para alguém que é MEI e quais outras categorias são possíveis de um empresário ter sócio.

VEJA TAMBÉM: Empréstimo para MEI Online: Veja as melhores opções || O que é DAS MEI e como emitir

É possível que MEI tenha ou seja um sócio?

Não! De acordo com a Resolução CGSN nº165, é vedado ao MEI:

I – exercer ocupação não prevista no Anexo XI;

II – possuir mais de um estabelecimento;

III – participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador;

IV – constituir-se sob a forma de startup;

V – contratar mais de um empregado, observado o disposto no art. 105; ou

VI – realizar cessão ou locação de mão de obra.

Até porque, o próprio nome da ocupação explica isso de forma direta: Microempreendedor Individual. Ou seja, somente uma pessoa é a responsável por compor a empresa – além de mais um funcionário.

Isso porque o MEI tem direito a contratar um funcionário, mas nada além disso.

Conta PJ MEI Santander
Conta PJ MEI Santander

Conta PJ MEI Santander

Avaliação Mobills
4.5 45 Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela Ícone de estrela
Avaliação Mobills
URL verificada
Tipo de banco Banco Múltiplo
Produtos Conta MEI; Cartão MEI; Maquininha; etc.
Tipo de crédito Capital de Giro; Conta MAX com rendimento.
Benefícios Plataforma Avançar: conteúdos exclusivos; Pix gratuito; Abertura 100% online.
URL verificada

Qual a diferença de ME e MEI?

Caso você queira ter um sócio na sua empresa, a opção mais viável seria sair de MEI e se tornar uma Microempresa (ME). A principal diferença com certeza é o faturamento anual, já que o MEI é de até R$81 mil e do ME de até R$360 mil.

Além disso, há diversas diferenças para o ME relacionado às atividades permitidas, formalização (é mais burocrático), contabilidade (cumpre obrigações contábeis de empresa), nota fiscal (paga imposto por nota), funcionários e diversas outras questões.

Quais tipos de microempresa é possível ter sócio?

Porém, o grande benefício dessa categoria é o fato de poder dividir todas essas questões e trabalhos com outro sócio. Por isso, conheça as categorias que possibilitam essa parceria.

imagem de duas pessoas mexendo em papeis e no notebook em uma mesa de escritório.
É possível que um MEI contrate um funcionário

Sociedade Simples

Esse tipo de empresa é voltada para quem presta serviços e possui dois ou mais sócios dentro da empresa, como médicos, advogados, veterinários, contadores, dentistas e outras áreas.

Nessa categoria, a área é mais voltada para serviços de natureza científica, ou intelectual. As responsabilidades são divididas de acordo com os interesses dos sócios e o capital não é separado das finanças pessoais dos sócios com o da empresa.

Porém, na Sociedade Simples Limitada o patrimônio pessoal é separado do patrimônio da empresa.

Sociedade Empresária Limitada – LTDA

Sendo bem parecida com a Sociedade Simples Limitada e conhecida como Ltda, nesse modelo de empresa a responsabilidade é limitada à cota que cada um tem dentro do negócio.

Além disso, há mais facilidade em sair ou entrar na empresa, basta vender ou comprar a sua parte dentro do grupo.

Empresário Individual – EI

Nesse caso, é uma pessoa física que exerce como representante e em nome de uma empresa. Assim, o seu patrimônio pessoal pode ser usado para cobrir possíveis endividamentos da empresa.

Porém, atividades e profissões que possuem suas próprias regulamentações não podem participar dessa categoria (como médicos, contadores, veterinários e outros).

Sociedade Limitada Unipessoal – SLU

Esse modelo surgiu em 2019 para substituir a antiga Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Nessa categoria, não é necessário comprometer o patrimônio pessoal, sem precisar ter sócio e sem precisar valor de capital mínimo.

Diferente do EI, é possível que profissões regulamentadas possam participar dessa categoria.

VEJA TAMBÉM: Como consultar CNPJ de uma empresa grátis? Confira o passo a passo!

Afinal, é vantajoso ter ou ser um sócio?

Há diversas vantagens em se juntar a alguém para abrir uma empresa, já que os faturamentos, possibilidades, opções e novidades são bem maiores que só uma pessoa governando sozinha.

Além disso, abrir uma empresa já é algo trabalhoso, com outra pessoa os cuidados precisam ser maiores.

Até porque, é necessário estar atento ao plano de negócio sólido, área de atuação, áreas que serão necessárias, pessoas que serão contratadas, consultoria financeira e capital inicial.

Há muitas outras questões que envolvem esse processo, mas é possível e pode dar muito certo operar uma empresa com outro sócio, desde que as quotas, os direitos e os deveres de cada parte estejam bem definidos por meio de contrato.

CONTINUE LENDO


Escrito por Thiago Sousa Redator

Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.

Você também vai gostar

.
.