Certamente você já ouviu falar em período comercial para quem trabalha com o público ou em comércio. Mas, você sabe qual é a importância, como funciona e o que é horário comercial?
Entender este conceito é importante para que você saiba dos limites trabalhistas e de atendimento.
Afinal, é comum encontrar clientes e patrões que gostam de ultrapassar o horário de fechamento e obrigar que sejam feitas tarefas, atendimentos, vendas e colaborações além do previsto.
Será que o funcionário pode rejeitar? Ele pode ganhar mais? É obrigado a cumprir? Qual é o horário comercial? Entenda mais a seguir!
VEJA TAMBÉM: Negócios que dão lucro em cidades pequenas: veja opções comprovadas!
Entende-se como horário comercial o período de tempo pelo qual os estabelecimentos de comércio e serviços ficam abertos e realizam os seus atendimento ao público.
Este horário pode variar, de acordo com o tipo de estabelecimento.
Portanto, não existe uma definição oficial para este horário.
Afinal, vários horários de expediente podem ser escolhidos dentro de uma empresa para departamentos diferentes e isso pode ser benéfico de acordo com as atividades desempenhadas e urgência das demandas.
Mas, quando a empresa realiza atendimento ao público, geralmente este horário comercial tem um padrão, principalmente quando se é realizado à distância e pelas equipes de suporte.
Como você pôde ler acima, não existe uma regra ou legalidade para definir um período exato para o horário comercial, pois ele pode variar conforme a empresa ou departamento.
Geralmente, o horário comercial costuma ser de segunda a sábado ou de segunda à sexta, de 8h às 17h ou de 9h às 18h.
Há algumas ressalvas, como:
- Agências bancárias geralmente funcionam de 10h às 16h;
- Pizzarias e lanchonetes de 18h às 2h.
Portanto, a sua definição pode variar conforme o estabelecimento, mas exceto aos domingos e feriados, que nem todos realizam atendimentos.
Dessa forma, é possível definir que o horário comercial compreende-se entre 8h e 18h.
Essa determinação não acontece para feriados legais e nacionais, onde o horário comercial geralmente não é aplicado e o funcionamento do comércio é facultativo, de acordo com o tipo de serviço prestado.
A localização da empresa e o tipo de contratação do funcionário também pode impactar no seu horário comercial.
Em algumas empresas, o horário comercial precisa ser alterado por conta da periculosidade, por exemplo.
O mais comum é que os serviços prestados e atendimentos feitos em horário comercial tenham um período de oito horas, podendo ser seguinte forma:
- 08h às 17h;
- 09h às 18h; e
- 10h às 19h.
Um horário comercial que também é bastante variável e difere dos exemplos acima são no caso dos supermercados e shoppings.
O primeiro costuma funcionar de 7h às 22h, enquanto as galerias comerciais (shoppings centers), funcionam todos os dias, mas abrem às 10h.
Aos domingos e feriados, as lojas costumam abrir somente às 13h, enquanto a praça de alimentação começa o seu funcionamento mais cedo.