Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é o seguro DPVAT? Entenda melhor e saiba como ele funciona!

Já ouviu falar em DPVAT? Esse tipo de seguro é obrigatório para quem tem um veículo terrestre no Brasil. Conheça-o e saiba como ele te mantém protegido!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 22 de Fevereiro de 2023

O seguro DPVAT é uma garantia obrigatória para todos os proprietários de veículos no Brasil. Desse modo, ele busca garantir a indenização a vítimas de acidentes de trânsito e seus dependentes.

Para isso, esse tipo de seguro não leva em conta quem é o responsável pelo acidente, protegendo suas finanças. Afinal, os dois lados saem prejudicados.

Ficou curioso para conhecer mais sobre esse seguro? Então continue lendo este artigo que preparamos para tirar todas as suas dúvidas e entender melhor sobre o assunto. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: DPVAT Caixa: Entenda como funciona e use pelo app

O que é o seguro DPVAT?

O Seguro DPVAT é uma sigla que tem como significado Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre

Ele foi criado em meados de 1974 com o objetivo de proteger os usuários das estradas brasileiras e garantir a indenização a vítimas de acidentes de trânsito.

Como funciona o seguro DPVAT?

O seguro DPVAT funciona da seguinte maneira: todos os anos, ao renovar o licenciamento do veículo, o proprietário paga uma taxa referente ao seguro. 

Dessa forma, em caso de acidente de trânsito, a vítima ou seus dependentes podem requerer a indenização junto ao segurador responsável pela garantia.

Sendo assim, ele oferece muitos benefícios que podem ajudar a vida financeira após um acidente. Afinal, muitas vítimas e responsáveis pelo acidente sofrem financeiramente com as consequências.

Portanto, alguns dos benefícios são:

  • Indenização em caso de morte ou invalidez permanente decorrente de acidente de trânsito;
  • Reembolso de despesas médicas e hospitalares;
  • Indenização por despesas com tratamento, reabilitação e convalescença.

Quais são os tipos de indenização do seguro DPVAT?

O Seguro DPVAT oferece 3 tipos de indenização:

  1. Indenização por Morte: paga aos dependentes da vítima em caso de morte por acidente de trânsito;
  2. Indenização por Invalidez Permanente: paga à vítima em caso de perda ou redução da capacidade de trabalho em decorrência do acidente de trânsito;
  3. Indenização por despesas médicas: paga à vítima em caso de despesas médicas decorrentes do acidente de trânsito.

No entanto, a indenização pode ser requerida apenas por vítimas de acidentes de trânsito e seus dependentes, independentemente de quem seja o responsável pelo acidente. 

Ou seja, mesmo que o acidente tenha sido causado por outro veículo ou condutor, a vítima ou seus dependentes têm direito à indenização.

Como solicitar a indenização do seguro DPVAT?

Para requerer a indenização do Seguro DPVAT, já conhece os requisitos. Em seguida, a vítima ou seus dependentes devem seguir os seguintes passos:

  1. Reunir todos os documentos necessários, como boletim de ocorrência, atestado médico, comprovante de despesas médicas, entre outros.
  2. Entrar em contato com o segurador responsável pelo DPVAT e apresentar todos os documentos necessários.
  3. Aguardar a análise do processo e a decisão do segurador quanto à indenização.
  4. Em caso de aprovação, receberá a indenização de acordo com os valores estabelecidos pelo seguro.

O que fazer em caso de negativa de indenização do seguro DPVAT?

Em caso de negativa de indenização do seguro DPVAT, a vítima ou seus dependentes podem entrar com recurso junto ao segurador responsável pelo DPVAT.

Caso o segurador mantenha a decisão, a vítima ou seus dependentes podem entrar com ação judicial para reivindicar a indenização e conseguir o benefício.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar

.
.