CPF suspenso: saiba o que fazer AGORA para regularizar!
Saiba como regularizar a situação de um CPF suspenso agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 05 de Janeiro de 2024
Ter o status de CPF suspenso é algo que gera muitas preocupações nos brasileiros, uma vez que esse documento é fundamental para um indivíduo.
Dessa maneira, saber as razões que levam à suspensão do CPF e saber, também, como regularizá-lo, é de grande importância. Por isso, confira a seguir o passo a passo de como regularizar o documento e os possíveis motivos de suspensão.
Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Consulta de CPF pelo nome [Passo a passo] | Dicas de como sair das dívidas sem fazer novas despesas
Regularizar CPF suspenso: regularizar online e grátis
Um CPF é suspenso quando há alguma irregularidade no cadastro, como algo de errado ou incompleto nas principais informações, seja nome da mãe, título de eleitor, data de nascimento, etc.
Afinal, a Receita Federal cruza todos os dados com as informações obtidas por meio da Justiça Eleitoral.
Para fazer a regularização de um CPF suspenso, no entanto, basta ir até o site da Receita Federal e preencher o formulário com o Pedido de Regularização de CPF:
Ao preenchê-lo com os dados de identificação e endereço atualizados, basta marcar a caixa de “Sou humano” e, em seguida, clicar em “Enviar”.
Lembre-se: de acordo com a Receita Federal, essa solicitação de regularização só é permitida em caso de CPF suspenso. Por isso, em caso de dúvida, basta conferir a situação cadastral do seu CPF.
Como conferir a situação cadastral de um CPF?
Por meio do site da Receita Federal, é possível consultar a situação de um Cadastro de Pessoas Físicas, como saber se o CPF está suspenso, por exemplo.
Para isso, basta fazer o seguinte:
- No site da Receita Federal, adicione seu CPF e data de nascimento, clique em “Sou humano” e, em seguida, em “Consultar”;
- Após isso, aparecerão algumas informações, como os 11 números do CPF, nome completo, data de nascimento, situação cadastral, data de emissão e código verificador, da seguinte forma:
O CPF acima, como consta na imagem, está com a situação cadastral REGULAR, o que não implica em nenhum problema ao dono do documento.
Dito isso, se no lugar de “Regular” aparece que seu CPF está SUSPENSO, é necessário regularizá-lo o quanto antes seguindo o passo a passo mostrado inicialmente.
Possíveis situações cadastrais de um CPF
Além de regular e suspenso, existem outros status para o CPF de um indivíduo. Entre eles, estão estes:
- Suspenso: em casos de cadastro incorreto ou incompleto, o status será de CPF suspenso. Para reverter, basta solicitar a regularização da inscrição;
- Cancelado: quando há perda ou roubo ou também erro no cadastro, será necessária a solicitação de um novo número.
- Pendente de regularização: ocorre em caso de não recebimento de Declaração de IR. Será necessário regularizar todos os anos pendentes.
- CPF de titular falecido: ocorre quando o titular do CPF é falecido e a Receita Federal é comunicada do ocorrido;
- Nulo: ao ser identificada uma fraude ou outros tipos de crime veiculados ao CPF em questão, ocorre o pedido da justiça pela nulidade do CPF.
Consequências de um CPF suspenso
Por ser um dos principais documentos para os brasileiros, estar com o CPF suspenso pode trazer algumas consequências, seja no âmbito financeiro ou civil.
Não é possível, por exemplo, abrir conta-corrente ou poupança, realizar empréstimos, fazer a emissão de passaportes, participar de concursos públicos, receber prêmios de loterias, receber aposentadoria, entre outras coisas.
Por isso, é necessário regularizar o CPF o quanto antes, para que essas e outras consequências não tragam implicações sérias para a vida de um indivíduo.
VEJA TAMBÉM: Como consultar o NIS pelo CPF [Guia Completo]
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.