Descubra como fazer para quitar a dívida ativa do IPVA do seu veículo e sair de vez das dívidas!
Artigo escrito por Amanda Pessoa
em 06 de Dezembro de 2024
Quando o proprietário do veículo não paga o imposto do carro, ele pode ter seu nome negativado no cadastro do governo. Nesse caso, como quitar a dívida ativa do IPVA? Vamos descobrir!
A dívida ativa é um sistema que lista os devedores do governo. Ter o nome oncluído lá pode trazer uma série de consequências negativas como multas, juros, restrições de crédito, dificuldades para vender ou transferir o veículo e até mesmo a apreensão do bem.
Por isso, vamos explicar o que é a dívida ativa do IPVA, como consultar, como evitar e como quitar. Acompanhe!
O que é a dívida ativa do IPVA?
A dívida ativa do IPVA é o resultado do não pagamento desse imposto dentro do prazo estabelecido pelo governo estadual.
Cada estado tem um calendário de pagamento do IPVA, que geralmente começa em janeiro e termina em março ou abril, dependendo do final da placa do veículo.
Quando o IPVA não é pago, o débito é enviado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que é o órgão responsável por cobrar as dívidas dos contribuintes com o governo. A partir daí, o seu nome é inscrito na dívida ativa e você passa a ter uma série de problemas.
Quais são as consequências da dívida ativa do IPVA?
Ter o nome na dívida ativa do IPVA pode trazer muitas dores de cabeça para o proprietário e para o condutor do veículo.
O não pagamento do valor original do IPVA, gera uma multa de 10% a 100% do valor do débito, dependendo do estado.
Os juros são calculados pela taxa Selic acumulada desde o mês seguinte ao vencimento até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do pagamento.
Dificuldades para obter crédito no mercado
Quando o pagamento do IPVA está na dívida ativa, o nome ficará negativado nos birôs de crédito, como Serasa e SPC.
Isso pode impedir de financiar um imóvel, um carro ou até mesmo fazer um cartão de crédito.
Renovar o licenciamento do veículo
O licenciamento é um documento obrigatório para circular nas vias públicas. Se você for flagrado dirigindo com o licenciamento vencido, poderá ter o veículo apreendido e receber uma multa gravíssima de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.
Vender ou transferir o seu veículo
Como o débito ficará vinculado ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e à placa do veículo. Para fazer a transferência, é preciso quitar todos os débitos pendentes.
Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada
A CNH é bloqueada por dívida em caso de não pagamento do IPVA do veículo. Caso seja reincidente na infração de dirigir com o licenciamento vencido ou caso seja flagrado em uma blitz com o veículo apreendido por esse motivo.
Ter os bens penhorados ou leiloados pela Justiça
Caso não quite a sua dívida dentro de um prazo determinado pela PGE. Isso significa que você pode perder a sua casa, o seu carro ou outros bens para saldar o seu débito com o governo.
Como consultar a dívida ativa do IPVA?
Para consultar dívida ativa do IPVA, é necessário acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou da PGE do seu estado. Lá, você deverá informar o número do Renavam e/ou da placa do seu veículo e verificar se há algum débito pendente.
Também é possível consultar o valor do IPVA do ano vigente e de anos anteriores, as multas, o DPVAT, o licenciamento e outros encargos relacionados ao seu veículo. Além disso, você poderá emitir as guias para pagamento ou parcelamento da sua dívida.
Faça a simulação abaixo usando nossa calculadora de IPVA.
Como quitar a dívida ativa do IPVA?
Caso esteja com o nome na dívida ativa do IPVA, não se desespere. Há algumas formas de regularizar a situação e sair das dívidas, confira algumas delas:
Pagar à vista: forma mais simples de quitar a sua dívida. Acesse o site da Sefaz ou da PGE depois, é só como pagar IPVA em qualquer banco ou casa lotérica e aguardar a baixa da dívida.
Parcelar: solicite o parcelamento da sua dívida pelo site da Sefaz ou da PGE, geralmente, os estados oferecem parcelamentos em até 60 vezes, com juros e correção monetária.
Adesão ao Programa Especial de Parcelamento (PEP) do ICMS: essa é uma opção para quem tem dívidas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) inscritas na dívida ativa e que também possuem débitos de IPVA. O PEP é um programa que oferece redução de multas e juros para os contribuintes que aderirem ao parcelamento dos seus débitos de ICMS. Ao aderir ao PEP, você também poderá parcelar os seus débitos de IPVA nas mesmas condições.
Adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis): essa é uma opção para quem quer aproveitar os benefícios fiscais oferecidos pelo governo federal ou estadual em períodos específicos. O Refis é um programa que permite aos contribuintes quitarem ou parcelarem as suas dívidas tributárias com descontos de até 100% nas multas e nos juros. No entanto, o Refis não é um programa permanente e depende da edição de leis específicas para cada caso.
Como evitar a dívida ativa do IPVA?
Para evitar a dívida ativa do IPVA a melhor forma é pagar o imposto em dia, seguindo o calendário do seu estado. Existem a possibilidade de optar por pagar o valor integral à vista, com desconto, ou parcelar o IPVA atrasado sem desconto.
Para facilitar o pagamento, é fazer o planejamento financeiro e reservar uma parte do seu orçamento para esse fim. Pode aproveitar o 13º salário, o FGTS ou outras rendas extras para quitar o imposto.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Amanda Pessoa
Analista de Conteúdo Pleno
Jornalista com MBA em marketing de serviços ao consumidor, especialista em produção de conteúdo e análise de SEO. Experiência na construção de jornada do cliente na aquisição de produtos financeiros, como empréstimo e cartão de crédito.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.