Dívida caduca? Veja o que acontece se ela não for quitada
Esperar a dívida caducar pode parecer a solução mais fácil quando se está endividado e de cabeça quente, mas pode não ser a ideal. Entenda!
Artigo escrito por Larissa Rocha
em 21 de Agosto de 2024
Para quem deseja sair das dívidas ou não está conseguindo pagá-las, é importante saber o que significa “dívida caduca” e quanto tempo leva para que isso aconteça.
De acordo com o Serasa, o Brasil tem um total de 72,50 milhões de brasileiros inadimplentes (aproximadamente 35% da população total) em junho de 2024 .
Porém, se essas inadimplências não forem pagas, quanto tempo leva para a divida caducar? Para entender mais sobre como funciona continue lendo.
O que é dívida caduca?
Uma dívida caduca é aquela que já passou do período máximo permitido para o seu registro nos birôs de crédito.
Esse período tem a duração máxima de 5 anos, e após cumprido, o nome do consumidor deverá sair da lista de inadimplentes dos serviços de proteção ao crédito.
Ou seja, quando a dívida ultrapassa os 5 anos que não foi paga desde sua data de vencimento, se diz que a dívida caducou.
Porém, a dívida não deixa de existir! Ela pode a ser cobrada por outras credoras e ainda é possível que o consumidor possa negociar a dívida.
Além disso, muitas pessoas consideram que uma dívida caduca é o mesmo que uma dívida prescrita. Porém, isso é um mito.
Dívida caduca com 5 anos?
O Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, diz que dívida caduca após 5 anos.
Sendo assim, o CPF deixa de estar registrado nos bancos de dados como Serasa e SPC, essas dívidas caducadas também deixam de influenciar na pontuação do score de de crédito.
Após o período da dívida caduca, os 5 anos, as empresas não podem mais cobrar a maioria dos débitos judicialmente.
Além disso, após a dívida caducar, ao consultar CPF na Serasa, o consumidor não vai mais encontrar o nome sujo.
Porém, apesar de não estar com o nome sujo, o débito não deixará de existir. Os débitos permanecem abertos na lista do Serviço de Informações de Crédito (SCR), do Banco Central.
Dívida com banco caduca?
Sim, a dívida com o banco caduca após 5 anos, isso porque ela é uma dívida como qualquer outra que contraída.
Como após a dívida caducar os débitos somem dos birôs de crédito, a pontuação é influenciada e pode até aumentar o score.
Mas surge, então, a dúvida: “se o score do CPF vai aumentar e não vai estar negativado, devo pagar?”
Lembramos que as empresas não consultam apenas os birôs de crédito para conceder crédito e as dívidas, se não forem pagas, não somem.
Caso venha precisar do banco que você ficou devendo por exemplo, não vai conseguir crédito. Já que as empresas podem consultar o Banco Central para saber das dívidas de determinado CPF.
Qual a diferença entre dívida caduca e prescrição?
Existem algumas diferenças entre dívida caduca e dívida prescrita, confira quais são:
Dívida caduca
A dívida caduca em 5 anos quando o CPF do devedor sai dos birôs de crédito. Porém, o débito não deixa de existir, e o CPF vai continuar negativado no Banco Central para conseguir crédito.
Dívida prescrita
Dívidas prescritas são aquelas que não podem mais ser cobradas judicialmente. No Art. 205 do Código Civil informa que a dívida prescreve em 10 anos. E podem ser elas:
Boletos bancários;
Cartão de crédito;
Planos de saúde;
Contas de serviços, como água, luz, internet e telefone;
Ao contrário de uma solicitação de empréstimo comum, na Acordo Certo você negocia suas dívidas com desconto.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF. Verifica-se a existência de dívidas com mais de 30 empresas parceiras.
Quais dívidas são aceitas
Dívidas com bancos; Dívidas com Faculdades; Dívidas com Operadoras de Telefonia; Dívidas com Varejo; dívidas com Cartões de crédito; Dívidas com Securitizadores
O objetivo da empresa é é desburocratizar a negociação de dívidas, tornando esse serviço fácil e acessível para todos. Por isso, se você está pensando em negociar uma dívida, é interessante entender a proposta da empresa.
São aceitas apenas dívidas dos parceiros da Acordo Certo
Quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida?
Primeiramente, é importante esclarecer que, para qualquer dívida, mesmo para financiamentos, o débito começa a existir a partir do seu atraso.
Dessa forma, se você pagou 12 parcelas de uma dívida e para de pagar na 13ª, o prazo para prescrição começa a contar da data atrasada.
Assim, a empresa credora pode realizar a cobrança por até 5 anos, contados da data de início da data de atraso, e não do início das parcelas e você pode quitar a divida com o banco.
No entanto, se faltar 1 dia para caducar um débito e o credor entrar com ação judicial, o tempo de prescrição é interrompido.
Nesse caso, a prescrição é substituída pelo tempo de tramitação do processo. Dessa forma, é o juiz que determina a forma de pagamento, que pode incluir penhora de bens e congelamento de contas.
O nome fica sujo quando a dívida caduca?
Quando o prazo de 5 anos de um débito acontece e ele sai da lista de cobrança dos birôs de crédito, seu nome fica limpo, mas as dívidas não somem.
Então, é possível ter nome limpo mesmo devendo para alguma empresa pois, como foi falado, a dívida não desaparece, mesmo que saia do radar da inadimplência.
Outro ponto importante é que o cadastro positivo mantém todas as informações do seu histórico financeiro, inclusive dívidas não pagas.
Uma dívida caduca diminui o score de crédito?
Como já foi dito, após completar 5 anos uma dívida caduca não aparece mais nos birôs de crédito, como SPC e Serasa, apesar de ainda constar nos registros do Banco Central.
Por esse motivo, é possível que o score de crédito aumente já que o débito não vai mais influenciar na pontuação.
No entanto, lembre-se que, mesmo não constando nos registros, pode ser mais complicado para conseguir crédito no mercado, pois a empresa em questão pode consultar o BC ou a empresa de origem da dívida que caducou.
Em quanto tempo o nome sai dos órgãos de proteção ao crédito?
Após passar o período para caducar, a dívida sai da lista dos serviços de proteção de crédito em até 5 dias úteis.
Isso acontece de forma automática, porém, caso não saia você deve entrar em contato com a empresa para solicitar a retirada.
Para acompanhar o processo e saber se está com nome limpo, é possível consultar seu CPF grátis pela internet.
Vale a pena pagar dívida caducada?
Depois de tudo o que foi visto sobre o assunto, chegamos à conclusão que vale sim a pena pagar dívida caducada, visto que ela ainda permanece nos registros do Banco Central.
Além disso, para a sua saúde financeira e qualidade de vida serem cada vez melhores, o necessário é estar livre de débitos e saber como quitá-los de vez, para viver livre de preocupações.
Sendo assim, se você tem condições, reavalie todas as suas dívidas e tente negociar ou renegociar, para que você reestabeleça a saúde das suas finanças.
Dúvidas frequentes sobre dívida caduca
Posso ter conta no banco depois que minha dívida caducar?
Sim, mesmo estando com nome negativado é possível abrir conta em banco! Todavia, podem existir limitações quanto ao tipo de conta ou concessão de crédito.
Então, com uma dívida prescrita e seu nome limpo não existem limitações, porém, se a dívida caduca for de um banco, talvez seja melhor procurar outra instituição, se não for quitar o débito.
Meu score sobe quando a dívida caduca?
Quando seu nome sai da lista de devedores, ela deixa de existir para o cálculo de Score. Sendo assim, se você construir um bom histórico de pagamentos a partir disso, o Score pode aumentar.
Para quitar as dívidas, é importante ter um planejamento financeiro eficiente. Só assim será possível ficar com o nome limpo novamente.
Por esse motivo, procure manter um planejamento eficaz, seja familiar ou pessoal, a fim de sair das dívidas.
A empresa que eu trabalho vai saber que minha dívida caducou?
Não. Os únicos que saberão dessa informação são você e a empresa credora, que ainda manterá a dívida em aberto e passível de cobrança.
O mesmo vale para concursos públicos. Dívida caduca não é impedimento para assumir cargo público.
Posso regularizar uma dívida que caducou?
Sim, claro! O mais recomendado é quitar a dívida assim que possível, pois apesar de não constar mais na lista de inadimplência, essa dívida continua a acumular juros.
Além disso, ela continua visível para empresas que consultam seu histórico do cadastro positivo.
Quanto tempo caduca uma dívida?
Depois de 5 anos o nome de um consumidor pode ficar limpo novamente.
O credor da dívida que negativou o nome deve retirar o nome dos serviços de proteção ao crédito, apesar de ele ainda constar nos registros do Banco Central.
Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.