Dívida com mais de 5 anos: entenda o que acontece com seu nome
Artigo escrito por Thiago Sousa em 08 de Dezembro de 2023
Em meio aos negativados e do mercado de devedores, há muita dúvida sobre o que acontece com dívida com mais de 5 anos.
Inclusive, essa também é uma das principais questões para quem busca sair das dívidas e de fato ter uma vida financeira equilibrada.
A verdade é que a dívida não desaparece e inclusive, pode continuar sendo cobrada. Para entender melhor, abaixo explicamos de forma detalhada.
Ainda é possível ter dívida com mais de 5 anos?
Sim! A dívida não desaparece depois que completa 5 anos “caducada”. Ela ainda continua existindo para mostrar o registro que aquele débito existiu.
Na verdade, o que acontece na prática é que o nome não pode mais ser negativado por conta daquela dívida que passou de 5 anos.
Porém, a dívida continua existindo e ainda pode ser negociada pelo credor para que o devedor pague, mas não pode ser cobrada judicialmente.
O que é dívida caduca?
Basicamente é uma dívida que ainda não foi paga e já passou do prazo de gerar negativação no nome.
Normalmente, esse prazo é de 5 anos, mas isso depende do tipo da dívida e de acordo com a prescrição.
Prescrição de dívida
Prescrição nada mais é do que o prazo máximo que uma dívida pode ser cobrada, apesar dela ainda existir.
Cada tipo de dívida possui um prazo de cobrança de acordo com a Seção IV da Lei 10.406 do Código Civil:
- 1 ano: dívidas relacionadas a seguros e hospedagem;
- 2 anos: dívidas relacionadas a prestações alimentares;
- 3 anos: dívidas relacionadas a aluguéis;
- 4 anos: dívidas relacionadas à tutela;
- 5 anos: dívidas relacionadas a profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorários.
Na lei, você consegue ver de forma completa o prazo de cada tipo de dívida além das que mostramos acima.
É possível cobrar dívida com mais de 5 anos?
Como falamos acima, após uma dívida ser prescrita, o credor não pode cobrar a dívida a nível judicial, apenas pode tentar negociar extrajudicialmente ou por meios legais.
Porém, a prescrição pode ser interrompida/suspensa em alguns casos como em casos de negociação entre as partes ou por meio do ajuizamento de uma ação de cobrança.
Na teoria, isso não deve te atrapalhar com nome sujo e impedir de ter acesso a outros serviços financeiros, mas a dívida continua existindo.
Se você ainda continua com o nome sujo mesmo depois desse prazo ou depois de pagar, é importante consultar seu score e entender outros motivos que fazem isso acontecer.
Dívida com cartão de crédito caduca?
Sim! Ela se encaixa no prazo de 5 anos de prescrição. Porém, apesar de não negativar mais o nome, isso pode te atrapalhar em conseguir ter acesso ao mercado de crédito.
Isso acontece porque essa dívida pode estar registrada em outros registros cadastrais que não necessariamente negativam seu nome, mas mostram uma parte do histórico do consumidor.
Pagar ou esperar a dívida caducar?
Por isso, se você quer ter acesso ao mercado de crédito com cartão de crédito, empréstimo, financiamento ou outros serviços básicos, tente negociar a dívida.
Por isso, existem boas plataformas que podem te ajudar a negociar e de fato se livrar das dívidas como é o caso da Acordo Certo.
Acordo Certo
-
Como solicitar uma negociação?
– Crie seu cadastro;
– Aguarde a pesquisa de dívidas;
– Inicie o processo de renegociação;
– Escolha a forma de pagamento dessa dívida;
– Por último, conclua o acordo dentro da própria plataforma. -
Mais informações
O objetivo da empresa é é desburocratizar a negociação de dívidas, tornando esse serviço fácil e acessível para todos. Por isso, se você está pensando em negociar uma dívida, é interessante entender a proposta da empresa.
Além de apenas negociar, é muito importante que você evite que novas dívidas sejam criadas. Por isso, é importante que você tenha um planejamento financeiro para o seu dinheiro.
Dessa forma, você consegue saber exatamente o que entra e o que está saindo das suas finanças.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Thiago Sousa Redator
Analista de conteúdo apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.