Os estudantes inadimplentes já podem renegociar o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Para mudar essa realidade e ajudar a vida financeira dos inadimplentes, o Governo Federal divulgou uma medida que prevê descontos para quem renegociar o FIES em atraso.
Logo, se este é o seu caso, saiba que ainda está no prazo para a renegociação com descontos, tanto no Banco do Brasil quanto na Caixa Econômica Federal.
Então, quer saber mais sobre como quitar o débito do seu financiamento estudantil de uma vez por todas? Continue a leitura abaixo!
Para fazer a renegociação do FIES é muito importante ficar atento ao prazo, pois dentro do período estipulado pelo Governo Federal é possível conseguir bons descontos.
Sendo assim, se a sua dívida está com mais de 90 dias de atraso, basta entrar em contato com a instituição bancária na qual você realizou o financiamento estudantil e realizar o procedimento de renegociação.
Para aqueles com débitos de até 360 dias, é possível conseguir desconto de 12%, além da isenção de juros e multas. Inclusive, neste caso, há a possibilidade de parcelamento em até 150 vezes.
Por sua vez, os inadimplentes há mais de 360 dias, podem conseguir desconto de até 86% no valor da dívida total.
Por fim, os inscritos no CadÚnico ou que sejam beneficiários do Auxílio Emergencial, o desconto pode chegar até 92%. Com isso, o saldo devedor pode ser parcelado em até 10 vezes.
Hoje tanto o financiamento da Caixa quanto o Banco do Brasil disponibilizam aos estudantes a chances de renegociar o FIES e o valor mínimo da prestação é de R$ 200,00.
Todos aqueles estudantes que estão com débitos vencidos e que tenham feito a formalização do financiamento até o final de 2017 podem ir em busca dessa renegociação junto a instituição financeira.
Sendo assim, antes de formalizar a renegociação, vale a pena fazer a consulta dívida FIES para entender quais valores estão em aberto. Para isso, basta acessar o portal do FIES.
Além disso, há outras formas de você conseguir quitar suas dívidas sem precisar sair de casa e tudo de forma online.
Basta entrar na plataforma acessando e ir em consultar CPF grátis, a plataforma irá buscar as dívidas que estão no seu nome e logo mostrará as melhores ofertas para você quitar.
Na Emdia, você consegue buscar dívidas que estão no seu nome e quitar suas pendências com desconto por lá.
O que ela faz?
Serviços de recuperação, com possibilidade de quitar dívidas com até 90% de desconto e pagamentos em até 90x
Desconto nas dívidas
Até 90%
Como saber se meu nome está sujo?
Consulta de CPF, rápido e seguro.
Quais dívidas são aceitas
Dívidas com Bancos, Redes de Mercado, Varejo, Cartão de Crédito e outros
-
Mais informações
Empresa do Banco Santander, processo totalmente digital e prático. Possibilidade de dividir em até 72 vezes.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
Processo de negociação totalmente digital
-
Possibilidade de parcelar em até 90x
-
Até 90% de desconto na dívida
- CONTRAS
-
Poucos instituições aceitas
Além disso, na Acordo Certo você consegue procurar débitos pendentes no seu nome inserindo seu CPF e até negociar com com desconto.
O que ela faz?
Ao contrário de uma solicitação de empréstimo comum, na Acordo Certo você negocia suas dívidas com desconto.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF. Verifica-se a existência de dívidas com mais de 30 empresas parceiras.
Quais dívidas são aceitas
Dívidas com bancos; Dívidas com Faculdades; Dívidas com Operadoras de Telefonia; Dívidas com Varejo; dívidas com Cartões de crédito; Dívidas com Securitizadores
-
Mais informações
O objetivo da empresa é é desburocratizar a negociação de dívidas, tornando esse serviço fácil e acessível para todos. Por isso, se você está pensando em negociar uma dívida, é interessante entender a proposta da empresa.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
-
Processo transparente e sem burocracia
- CONTRAS
-
São aceitas apenas dívidas dos parceiros da Acordo Certo
Em muitos casos, você não precisa entrar no site da instituição que está devendo, como acontece no caso do FIES. Hoje em dia, há alguma plataformas que facilitam esse trabalho para você como a Recovery.
O que ela faz?
A recovery é uma empresa do grupo Itaú responsável por realizar negociações de dívidas.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF você verifica a existência de dívidas
Quais dívidas são aceitas
Dívidas dos parceiros da Recovery, como: Carrefour, Itaú, Bradesco, Santander, Natura, entre outros
-
Mais informações
A Recovery é uma empresa de gestão e administração de créditos. Esses créditos podem ser de bancos, financeiras, lojas de varejo, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos ou privados, entre outros ramos de atividades.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
Até 99% de desconto na dívida
-
Vários parceiros para renegociar
Itaú renegociação ddispoibiliza para os seus clientes negociação de debitos com o banco.
O que ela faz?
Consulte as condições para fazer um acordo com o Itaú e quitar dívidas de forma fácil. Consulte o CPF e faça um acordo. Negociação Itaú com o melhor desconto é online!
Desconto nas dívidas
Negocie com o melhor desconto.
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF você verifica a existência de dívidas.
Quais dívidas são aceitas
-
Mais informações
Renegocie Fácil todas suas dívidas sem complicação. Aproveite as condições especiais e limpe o seu nome em até 5 dias.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
O melhor desconto na dívida do Itaú;
- CONTRAS
-
Renegociação de apenas dívidas do Itaú;
A grande vantagem em renegociar o FIES é a retirada do nome do cadastro que restringe o acesso ao crédito. Este processo deve acontecer logo após o pagamento da primeira parcela.
Além disso, a renegociação é uma chance única de conseguir bons descontos na dívida em aberto, que pode chegar até 92% para inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.
Por fim, com o débito pago você pode começar a reorganizar a sua vida financeira.
O prazo para renegociar o FIES é até o dia 31 de agosto. Dentro deste prazo, é possível usufruir de todos os pontos citados acima, em específico os descontos que são ofertados.
Dessa maneira, é tempo suficiente para você organizar as finanças e colocar em dia o débito do seu financiamento que está em atraso.
Como fazer acordo para pagamento do FIES?
Para conseguir a renegociação você deve contatar o banco responsável pelo financiamento, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Dessa maneira, informe a instituição financeira responsável do seu desejo em renegociar o FIES o débito.
A partir daí, o banco fará uma análise do seu débito em aberto, conferindo quais são as possibilidades de descontos que podem ser ofertados para você.
Como diminuir o valor da parcela do FIES?
É possível sim reduzir o valor da parcela do FIES, basta procurar o banco financiador, fazer a renegociação e conferir a possibilidade de se obter descontos sobre os juros.
Como o Governo Federal publicou novas regras, o estudante consegue ter descontos de até 92% em cima da dívida.
O que acontece se eu não pagar o Fies depois de formado?
Caso o estudante não faça o pagamento do FIES após ter se formado, o nome pode ficar sujo. Isso porque, o não pagamento do débito resulta na inclusão do CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Além disso, o nome também é adicionado ao CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), impossibilitando a abertura de conta e a solicitação de empréstimo no mercado.
Em casos mais graves, o não pagamento ainda pode envolver a apreensão de bens.
Como liquidar o saldo devedor do FIES?
É possível sim liquidar o saldo devedor do FIES e ainda conseguir bons descontos. Para tal, o estudante deve procurar a agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para fazer a negociação.
Sem sombra de dúvidas vale a pena renegociar o FIES. Afinal de contas, é uma chance de você retirar o seu CPF da restrição do órgãos de proteção ao crédito e começar a mudar a sua vida financeira.
Além disso, essa é uma oportunidade única de conseguir bons descontos, de até 92%, e que dão aquele incentivo que faltava para você pagar a dívida do financiamento.
Portanto, busque consultar saldo devedor FIES, vá até o banco fiador e renegocie a dívida junto a ele. Com certeza bons descontos serão dados para você.