Revisão de juros ou ação revisional de juros: o que é e quando solicitar?
Uma ação revisional de juros pode ser solicitada a qualquer momento. Por isso, saiba mais sobre o assunto e entenda!
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 29 de Dezembro de 2023
Algumas pessoas passam pela cobrança de juros abusivos e não sabem, mesmo após isso, quando pedir a revisão de juros, também chamada de ação revisional de juros.
Esse recurso pode ser utilizado pelos consumidores que acham que estão pagando juros acima do que é razoável em empréstimos ou financiamentos, por exemplo.
Por isso, confira a seguir o que é, como e quando solicitar revisão de juros. Boa leitura!
VEJA TAMBÉM: Como sair das dívidas rapidamente? Confira as melhores dicas!
O que é revisão de juros?
A revisão de juros – ou ação revisional de juros – é um processo em que um consumidor, que fez um empréstimo, financiamento ou outras formas de crédito, busca verificar se os juros cobrados são justos.
O principal objetivo dessa ação é propor uma revisão nas taxas de juros estipuladas no contrato e, se necessário, modificá-las, caso seja percebido que estão acima do que é considerado razoável.
Apesar de não haver uma lei específica sobre cobrança de juros abusivos, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece o seguinte:
São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
IV – estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade;
Quando fazer a ação revisional de juros?
A ação revisional de juros pode ser feita no momento em que o consumidor sentir que está sendo uma vítima de altas taxas de juros, o que é considerado juros abusivos.
Dessa maneira, essa revisão de juros pode ser solicitada a qualquer momento, bastando apenas o contratante acreditar que está pagando taxas altas ao comparar com o padrão do mercado.
Como fazer uma revisão de juros?
Existem dois caminhos para quem quer fazer revisão de juros: a renegociação diretamente na instituição financeira ou meios legais na justiça.
Caso o consumidor tente fazer um contato direto com a empresa e nada seja resolvido, será necessário recorrer aos meios legais.
Para isso, o primeiro passo é recolher todos os documentos possíveis referentes ao contrato que deve ser analisado e, posteriormente, contratar um advogado para o caso.
Esse profissional, por sua vez, fará todos os trâmites necessários, como a revisão do contrato, análise jurídica, etc., até que seja resolvido da melhor forma.
No entanto, é importante lembrar que processos de ação revisional de juros podem ser demorados. Por isso, busque ter paciência e acompanhar o processo de perto.
Cobrar juros abusivos é crime?
Como foi dito, não existe um limite de juros estabelecido por lei. Dessa maneira, essa cobrança não é considerada crime.
Existem, no entanto, algumas práticas ilegais de empréstimo, como a agiotagem, que envolvem taxas altas de juros e são, sem dúvidas, consideradas práticas criminosas.
Porém, existem práticas ilegais de empréstimo, como a agiotagem, que envolvem taxas muito altas e são, e de fato agiotagem é crime.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Quando cabe uma ação revisional de juros?
A ação revisional de juros cabe a partir do momento que o consumidor identifica – ou apenas suspeita – que está sendo vítima de juros abusivos.
Após isso, já é possível tentar negociar diretamente com a instituição financeira ou, se for o caso, tomar medidas legais.
Precisa de advogado para ação revisional de juros?
Caso o consumidor não consiga resolver o problema diretamente com a empresa, será necessária a contratação de um advogado para dar início ao processo.
Quem entra com ação revisional ainda consegue crédito?
Sim! Quem entra com uma ação revisional de juros consegue, ainda, linhas de crédito no mercado.
Porém, caso o consumidor esteja negativado ou em débito com alguma instituição financeira, é necessário, primeiro, fazer o pagamento da dívida.
Após isso, será possível conseguir crédito novamente.
VEJA TAMBÉM: Empréstimo ou financiamento? Saiba qual opção escolher!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.