Seguro de vida: Entenda o que é e como funciona
Fazer um seguro de vida é importante para muita gente. Conheça todos os tipos de seguro e veja qual se encaixa melhor na sua vida!
Artigo escrito por Larissa Rocha em 19 de Setembro de 2023
O que é seguro de vida?
Quais os tipos de seguro de vida?
Agora que você já entendeu o que é seguro de vida e como funciona, podemos compreender um pouco mais quais são as principais categorias desse serviço.
Antes de falar sobre os tipos de cobertura, é preciso estabelecer que, em um contrato de seguro de vida, existem as seguintes nomenclaturas:
- Titular: quem contrata o seguro. É quem tem a vida e a saúde assistida. Pode ser individual ou familiar;
- Beneficiário: quem recebe o valor do seguro caso algo aconteça com o titular. É escolhido pelo titular.
Sendo assim, ao escolher um seguro de vida em uma corretora de seguros, o titular deve analisar bem quais suas prioridades e objetivos de vida e, principalmente, qual a importância do seguro.
Isso porque, existem diferentes tipos de seguro, que podem atender a diferentes etapas da vida de uma pessoa, veja só:
Tradicional
Como falamos, o seguro de vida tradicional é o mais conhecido. Ele possui um valor pré-estipulado que será pago para o beneficiário em caso de morte do titular.
No entanto, no seguro tradicional, caso o titular deixe de pagar as prestações, o valor aplicado não pode ser resgatado.
Resgatável
Esse tipo de seguro de vida é parecido com o tradicional, porém nessa modalidade o titular tem a opção de resgatar o valor aplicado, caso não queira continuar com o contrato ou fique endividado e não possa continuar pagando.
Inclusive, o valor é resgatado com acréscimo de juros e correção monetária. O que pode ajudar na hora de sair das dívidas.
Temporário
É um tipo de seguro contratado por um período específico. Então, suponha que você precise passar por uma cirurgia e queira deixar sua família protegida.
Outro exemplo, seria durante o período escolar dos seus filhos, para garantir que eles tenham recursos para continuar os estudos.
No entanto, esse tipo de seguro não é reembolsável. Ou seja, o valor pago não é devolvido ao final do contrato ou se houver interrupção dele.
Garantias e coberturas de um seguro de vida
Quando falamos sobre o que é seguro de vida, e o próprio nome é um forte indicativo, o mais comum é o que faz a cobertura da morte do titular.
Sendo assim, os beneficiários recebem o valor definido da apólice, no caso de morte do titular.
Além disso, esse seguro pode incluir alguns diferentes tipo que podem ser contratados em conjunto ou de forma separada, que são:
- Assistência funeral;
- Despesas hospitalares e/ou com médicos;
- Incapacidade temporária;
- Invalidez acidental permanente, total ou parcial;
- Doenças graves.
Importante ressaltar que as coberturas dependem bastante do que a seguradora tem a oferecer e do contrato que o titular está contratando.
Cuidados ao escolher um seguro de vida
Ter um seguro de vida é muito importante e por isso mesmo é preciso tomar alguns cuidados na hora de procurar uma seguradora para contratação.
- Pesquise bem todas as opções;
- Escolha uma corretora de segurança;
- Seja muito sincero no questionário de risco;
- Leia e entenda todas as cláusulas antes de assinar.
Apólice do seguro de vida
Quanto custa um seguro de vida?
Como é feito o resgate do seguro de vida?
Melhores seguros de vida
Azos
MAG Seguros
Juros Baixos
Vale a pena ter um seguro de vida?
Dúvidas frequentes sobre como funciona o seguro de vida
Como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida é um serviço contratado em uma seguradora para imprevistos de morte/falecimento. Dessa forma, quem contratou tem toda a assistência necessárias para cobrir gastos financeiros nesse momento delicado.
Qual o valor de um seguro de vida?
Não existe um valor fixo e pode variar de pessoa para pessoa segurada. Dessa forma, pode variar a partir de R$4 (como é o caso do seguro de vida Nubank) até valores que podem passar dos 4 dígitos.
Quais as coberturas do seguro de vida?
Geralmente o seguro de vida cobre morte natural ou acidental ou casos de invalidez causados por doenças e acidentes.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Larissa Rocha Educadora Financeira
Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.
- Editora-chefe do site da Mobills;
- Formada em Economia;
- Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.