eSIM: Saiba como funciona o chip virtual
Saiba o que é o chip que veio para substituir o SIM Card removível em diversos modelos de celulares e tablets. Confira!
Artigo escrito por Lívia Monteiro em 08 de Fevereiro de 2023
A indústria de celulares busca, cada vez mais, diminuir o número de componentes e aproveitar melhor os espaços. Para isso, uma novidade implementada nos últimos anos é o eSIM.
O SIM Card, ou cartão SIM, é o dispositivo que permite identificar, gerenciar e armazenar dados dos aparelhos celulares que utilizam a tecnologia GSM.
Eles são os famosos “chips” que compramos quando trocamos de operadora. Mas já pensou se não fosse necessário ir a uma loja e comprar um chip físico quando quisesse contratar outro serviço?
Esse é só um dos motivos pelo qual o eSIM começou a seu utilizado. Para saber mais, confira o artigo de telecomunicações que preparamos. Boa leitura!
O que é o eSIM
O eSIM é um SIM Card digital que permite ativar um plano de telefonia de uma operadora sem precisar usar um cartão SIM físico.
Isso significa que, em teoria, com ele é possível trocar de plano ou contratar um serviço de onde você estiver.
Na verdade, se trata de um chip físico, já embutido no telefone, que é capaz de receber o “chip digital” da operadora celular.
É possível ter vários eSIMs armazenados no mesmo aparelho e alternar a qualquer momento para a linha que desejar.
A quantidade de máxima deles varia de acordo com cada aparelho. Nos iphones, por exemplo, é possível instalar instalar oito ou mais eSIMs e usar dois números de telefone ao mesmo tempo.
VEJA TAMBÉM: Aprenda agora como localizar celular pelo IMEI
Como funciona o eSim
A principal diferença entre o eSIM e o SIM Card tradicional é que para utilizar um serviço celular, é preciso instalar um chip digital no aparelho.
Há diferentes formas de realizar esse processo. Algumas delas são:
- Por meio de um QR Code fornecido pela operadora
- Digitando manualmente os dados do eSIM, em vez do o QR Code
- Diretamente pelo aplicativo da operadora
Em algumas operadoras, ainda é necessário ir até uma loja para ativar o eSIM, no entanto, a tendência é que o processo completo seja totalmente virtual em pouco tempo.
A partir do momento que o perfil é instalado no aparelho, os serviços da operadora passam a funcionar sem a necessidade de inserir um chip físico no aparelho.
E caso você tenha cadastrado mais de um eSIM, é possível alternar para a linha que desejar em qualquer momento.
Quais operadoras utilizam o eSIM no Brasil
Atualmente, no Brasil, três grandes operadoras já têm suporte para chips virtuais de seus serviços. São elas:
- Vivo
- TIM
- Claro
Tim Controle
Assine o Tim Controle e tenha acesso a mensagens, ligações e internet para se conectar.
Claro Controle
Tenha 20 GB de internet para acessar redes sociais, vídeos, jogos e muito mais.
De fato, a tecnologia dos chips removíveis ainda é a mais popular e difundida entre os consumidores.
No entanto, pouco a pouco, o eSIM está ganhando espaço e se tornando o principal modelo de chip em diversos aparelhos.
A tendência é que esse modelo se torne de uso padrão nos próximos anos, pois ele representa economia de insumos e de espaço nos dispositivos.
Assim, ele pode ser inserido em dispositivos menores, como smartwatches e gadgets domésticos, além de celulares, tablets.
Oi Fibra
Com o Oi Fibra você acessa internet de alta velocidade com estabilidade.
VEJA TAMBÉM: Como cadastrar o chip da Claro? [Passo a Passo] || Planos TIM – Descubra qual é o plano ideal para você?
Vantagens e desvantagens do eSIM
O eSIM, representa um avanço em diversos aspectos da tecnologia GSM. No entanto, alguns pontos ainda podem desagradar os consumidores.
Por um lado, os chips tradicionais são de fácil uso. Basta tirá-los de um aparelho e colocá-lo em outro para que ele transfira os dados e comece a funcionar.
Essa praticidade e flexibilidade do chip convencional contrasta com o eSIM, uma vez que, na fase em que está, pode ser necessário comparecer em uma loja física para ativá-lo.
No entanto, quando a operadora oferece a ativação do eSIM de forma virtual, as vantagens ficam muito mais claras.
Imagine, por exemplo, como esse serviço pode facilitar a vida de quem viaja para outro país e precisa utilizar um de plano de celular local, para não gastar com Roaming.
Em vez de sair procurando uma loja em um lugar estranho, tarde da noite, muitas vezes em outro idioma, com o eSIM, é possível habilitar o serviço via internet de qualquer lugar.
Além disso, caso seu celular seja perdido ou roubado, a outra pessoa não poderá retirar o seu chip para desativar o localizador ou utilizar a linha em seu lugar.
Outro ponto de destaque é possibilidade de habilitar diversos eSIMs em um mesmo aparelho, pois ele não possui limitações quanto à quantidade de slots.
O modelo do aparelho celular é que determinará o limite de perfis ativos e linhas utilizadas ao mesmo tempo.
Gostou deste conteúdo? Então, confira também:
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web
Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.
- Estrategista de Marketing em formação;
- Advogada.