Entenda o que é ensino técnico e a importância dele
Se você deseja aprender uma profissão para entrar no mercado rapidamente, confira agora mesmo este artigo sobre ensino técnico!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023
Hoje em dia muito se fala sobre as mais diferentes formas de ensino que existem. Mas você sabe o que é ensino técnico?
Se você está prestes a decidir a carreira que vai seguir, precisa entender muito bem o que é o ensino técnico.
Afinal, ele pode ser uma opção para quem não quer ou não pode fazer uma faculdade agora, mas ainda assim quer seguir uma carreira.
Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, como: o que é ensino técnico, quanto tempo ele dura e quem pode fazer?
Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor sobre este tipo de ensino para o mercado de trabalho.
O que é ensino técnico?
O ensino técnico está entre o ensino médio e o ensino superior e, essa é uma informação importante.
Isso porque é comum que as pessoas confundam ensino técnico com ensino médio, já que eles podem ser realizados de forma conjunta.
Nessa modalidade, as disciplinas práticas são integradas ao ensino médio, com o objetivo de agilizar o processo.
Mas é válido ressaltar ainda que é possível realizar o ensino técnico após o ensino médio, não é necessário realizá-los sempre de forma conjunta.
A diferença de um curso técnico para um curso de ensino superior é o fato de que ele focado nas habilidades práticas necessárias para exercer um ofício. Ou seja, ele muito mais prático do que teórico.
Por isso também, o seu tempo de duração é mais curto do que os cursos tradicionais, e o aluno já sairá certificado para entrar no mercado de trabalho.
Quem pode realizar um curso técnico?
O principal requisito para cursar o ensino técnico é ter concluído o ensino fundamental e estar cursando ou já ter terminado o ensino médio.
Porém, é preciso deixar claro que para ter o diploma do técnico você precisa concluir o ensino médio antes.
Uma dica é optar por um curso de uma área que você tenha afinidade e deseje realizar uma faculdade posteriormente.
Desta forma, o seu aprendizado se dará de uma forma mais produtiva e, também, direcionada para seus objetivos a longo prazo.
VEJA TAMBÉM: Descubra quanto ganha um jovem aprendiz e os seus benefícios || Profissão do futuro: conheça as tendências do mercado para os próximos anos
Quanto tempo dura o curso técnico?
Um curso técnico tem um tempo aproximado de dois anos de duração.
Esse tempo é menor do que a duração média de uma faculdade, pois eles visam colocar os estudantes logo no mercado de trabalho, o que também explica o fato das aulas terem mais prática.
Mas isso dependerá do tipo de curso e da instituição ao qual está matriculado, já que a composição curricular poderá variar.
Para quem opta por realizar o curso técnico junto com o ensino médio, é comum que as aulas sejam realizadas em período integral.
Mas também existe a possibilidade de realizar o curso em instituições diferentes e horários alternados.
VEJA TAMBÉM: Saiba qual a diferença entre estágio e jovem aprendiz || Qual profissão ganha mais dinheiro? Descubra as melhores!
Como funciona esse tipo de ensino?
Os cursos técnicos aqui no Brasil costumam ser divididos em três categorias, que variam de acordo com o período de estudo.
Sendo assim, eles podem ser de um ou dois anos. Mas quais são os tipos de ensino técnico?
Existe o curso técnico integrado que é o que pode ser feito juntamente com o ensino médio, substituindo-o de forma parcial.
Já o curso técnico externo é realizado de forma paralela ao ensino médio. Mas você só pode dar início ao curso após finalizar o primeiro ano do ensino médio.
A última categoria, mas não menos importante, é o curso técnico profissionalizante. Neste caso, ele é indicado para quem já concluiu o ensino médio. Essa é uma ótima opção para quem quer entrar no mercado de trabalho.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.