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O que é um influenciador digital? Saiba mais sobre essa profissão

O marketing de influência é uma das principais apostas das marcas nos próximos anos. Descubra agora o que é um influenciador digital e fique por dentro desse mercado!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Realizar uma compra por conta da dica de alguém em que você confia não tem não tem preço, não é mesmo?

E, hoje em dia, os influenciadores digitais estão sendo pagos para indicar produtos. Ainda não sabe o que é um influenciador digital?

Então, continue neste artigo para saber tudo sobre este ramo!

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais são profissionais que, por meio da produção de conteúdos em suas mídias digitais, atraem uma grande quantidade de consumidores para as marcas que representam.

Por já terem construído uma audiência, suas interações se espalham facilmente pelas redes sociais e, por diversas vezes, atingem públicos maiores que os da própria marca.

Muitas vezes, esses profissionais possuem a capacidade de formar opinião em seu público, desde a estilos de vida, questões políticas, econômicas, religiosas, sociais.

E por serem pessoas carismáticas ou autoridades em um nicho, eles também podem influenciar as decisões de compra e o comportamento de seus seguidores.

De acordo com pesquisa feita pela plataforma Instagram, 88% dos usuários seguem um influenciador digital.

Logo, os influenciadores digitais são considerados como uma das maiores fontes de informações para tomadas de decisão, a respeito de compras, perdendo espaço apenas para indicação de amigos ou família.

Quais os tipos de influenciadores digitais do mercado?

Há, no mercado digital, diversos tipos de influenciadores. Desde celebridades reconhecidas internacionalmente até especialistas de um pequeno nicho.

Para encontrar uma que se adeque ao seu produto é necessário levar em conta o público alvo, porte da empresa, perfil da marca, verba de marketing e os objetivos de cada campanha.

Deste modo, separamos em categorias os influenciadores digitais de acordo com o alcance e objetivo de cada um deles:

Top celeb

As “top celeb”, ou grandes celebridades são pessoas reconhecidas por um grande público e que transcendem nichos.

São profissionais que possuem grandes números de seguidores e uma enorme taxa de engajamento. E por não estarem restritos a um segmento específico, costumam ser criadores de conteúdos mais abrangente, sem um foco específico. 

Por essas características, elas são adequadas para gerar engajamento e reconhecimento de marca, sendo as conversões diretas deixadas em segundo plano.

Autoridade

Conhece aquele profissional que é referência em um tema ou segmento? Então, esse profissional pode ser chamado influenciador autoridade, ideal para gerar consciência de marca ou de produto.

Fit celeb

Já esta categoria de influenciador possui um grande número de seguidores e é direcionado a um nicho específico.

Ou seja, o público que acompanha seu o trabalho, gosta de ter informações sobre temas e assuntos específicos. 

Logo, se for do seu ramo, este tipo de profissional poderá ajudar tanto no tráfego, quanto na conversão de suas vendas.

Micro Influenciador

Os microinfluenciadores são aqueles que tem um alcance local ou atuam em um nicho específico, mas ainda não tem um grande alcance.

Normalmente, os microinfluenciadores produzem conteúdos humanizados, colocando o seu público mais perto da marca, uma vez que mesmo com um número de seguidores mais restrito, eles geram um alto engajamento. 

E porque a sua influência costuma ser local, o fato de estarem próximos ao público os torna fontes confiáveis na percepção dos seguidores.

De modo geral, possui um custo menor para a estratégia de marketing.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é aquele que utiliza pessoas reconhecidas socialmente, com alto carisma ou autoridade em uma área, com o objetivo influenciar os seus seguidores a respeito de uma marca ou ideia.

Este tipo de estratégia permite que uma marca se torne cada vez mais humanizada e faz com que os clientes se “conectem” com ela de forma pessoal.

Por meio dos influenciadores, uma marca pode alcançar um público de seu interesse. O endosso de um produto por um bom influenciador pode significar o sucesso comercial de um produto, pois eles podem, ao mesmo tempo, conferir autoridade e prova social para a marca.

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Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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