O que é plano de carreira? Confira dicas de como fazer e quais as vantagens
Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 03 de Outubro de 2023
Saber o que é plano de carreira pode proporcionar a implementação do melhor modelo e experiência, s seja para os funcionários ou para a empresa.
Com o passar do tempo, as pessoas passaram a valorizar mais empresas que, além de uma remuneração justa, oferecem planos de carreira bem definidos, com oportunidade de crescimento, e bons benefícios.
Dessa maneira, confira algumas dicas de como definir um bom plano de carreira, além de saber os tipos e a importância que ele tem na sua empresa.
Boa leitura!
O que é plano de carreira?
O plano de carreira pode ser definido como o percurso que um colaborador percorre dentro da empresa, servindo como um guia de crescimento.
Por meio desse guia, são definidas as atribuições que cada pessoa deve ter para compor os níveis hierárquicos dos cargos disponíveis na instituição, bem como quais são as necessidades da empresa em relação àquela posição que vai ser ocupada, ou seja, o que é esperado.
Como fazer um plano de carreira?
Se você está à frente da criação do plano de carreira de uma empresa, não se preocupe. A seguir, você vai conferir como executar um, agora que já sabe o que é plano de carreira.
Lembre-se que este deve ser um processo pensado estrategicamente, alinhando os interesses dos funcionários e da empresa.
Tenha os interesses alinhados
Ao desenvolver um plano de carreira, ter os interesses alinhados é fundamental para que ambas as partes possam ficar felizes com o que foi realizado.
Dessa maneira, garanta que o modelo escolhido de plano seja eficaz para as duas partes, tanto produzindo resultados quanto trazendo crescimento para o colaborador.
Avalie os colaboradores de maneira periódica
Fazer avaliações é altamente importante, pois a mentalidade de cada funcionário pode mudar com o tempo e as vivências, o que ocasiona em uma mudança de objetivos por parte dele.
Além disso, essa avaliação proporciona um alinhamento de expectativas entre o gestor e o funcionário, fazendo com que ele saiba exatamente quando e onde encaixá-lo.
Lembre-se, ainda, de passar confiança e dar um feedback seguro sobre a atuação do colaborador relativa aos meses anteriores à avaliação.
Treine sua equipe
Oferecer treinamentos à equipe faz com que você tenha, cada vez mais, uma equipe alinhada e eficiente em vários aspectos. Afinal, conhecimento nunca é demais.
Após cada avaliação, você pode checar quais as principais dores de cada um dos seus times e, a partir disso, oferecer as formações necessárias.
Procure sempre oferecer treinamentos com relevância para os times, como cursos, mais conhecimento sobre a cultura da empresa, além de trabalho em equipe, que é uma habilidade fundamental para o bom relacionamento.
Quais os tipos de plano de carreira?
Agora que você já sabe o que é plano de carreira, confira a seguir alguns tipos de plano de carreira para que você decida qual o melhor modelo a seguir!
Carreira em Y
O plano de carreira em Y é um modelo adotado pela empresa que permite aos colaboradores crescerem de duas formas: para cima, caminhando para a gerência, e para baixo, em funções mais técnicas, como especialistas.
Dessa maneira, por meio do plano em Y, é criado na empresa um ambiente repleto de oportunidades para os colaboradores, em que eles se sentirão livres para decidirem qual direção tomar na própria carreira.
Carreira Em W
Agora que você já sabe o que é plano de carreira em Y, é importante também entender o que é o plano de carreira em W.
Este modelo permite que um mesmo funcionário siga tanto pelos cargos de gerência quanto pelos cargos mais técnicos de uma empresa.
Então, é dada a oportunidade de desenvolvimento de uma carreira ampla, em múltiplas vertentes.
Com isso, um dos maiores diferenciais da carreira em W é que o colaborador, mesmo com as funções de especialista dentro da instituição, exerça também a posição de liderança.
Carreira em linha
O plano de carreira em linha, diferente dos mostrados anteriormente, permite que o funcionário cresça apenas em uma direção.
Sendo assim, a carreira profissional seguirá sempre em linha reta e crescente, como o próprio nome sugere, e as promoções ocorrerão somente por tempo de serviço, ao contrário das empresas que promovem por mérito.
Carreira horizontal
Horizontal é uma linha paralela, correto? Dessa maneira, como é sugestivo pelo próprio nome, o plano de carreira na horizontal não permite crescimento, uma vez que todos do ambiente de trabalho estão no mesmo patamar hierárquico.
Carreira em rede
Parecido com o plano de carreira em W, no plano de carreira em rede o funcionário pode escolher, também, entre as opções de cargos para exercer na empresa.
O diferencial, porém, é que há uma quantidade maior de opções de escolha, enquanto a carreira em W oferece apenas duas.
Afinal, quais as vantagens do plano de carreira?
Há algum tempo, apenas o salário passou a não ser a única vantagem que pesa para a escolha de uma empresa para se trabalhar.
Saber o que é plano de carreira e, a partir disso, implementá-lo na sua empresa faz com que ela fique cada vez mais atraente para os futuros ou atuais funcionários.
Além disso, definir um plano de carreira traz as melhores vantagens tanto para a empresa quanto para os funcionários. Confira algumas delas:
- Aumenta a facilidade da equipe de RH encontrar profissionais qualificados, uma vez que os pré-requisitos estarão melhor estabelecidos;
- Oferece às pessoas mais transparência nos processos seletivos;
- Mostra ao profissional que ele é valorizado pela empresa;
- Mantém os times proativos, além de animados a sempre entregarem o seu melhor; e muito mais!
Estimule o cuidado com as finanças na empresa
Mobills Controle Financeiro Pessoal
Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills
Não é de hoje que o controle financeiro é uma pauta importante de ser estimulada, uma vez que estar com as finanças em dia é de extrema importância para o bem-estar em diversos segmentos.
Por isso, estimule entre os seus funcionários o cuidado com as finanças, além de enaltecer a importância que isso tem na vida de todos.
Atualmente, para fazer esse controle, existem diversas ferramentas, como planilhas de gastos ou aplicativos, como o gerenciador financeiro da Mobills.
Com o app é possível fazer uma gestão mais assertiva das entradas e saídas de dinheiro, o que faz com que você tenha o pleno conhecimento das finanças pessoais.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Ranielle Oliveira Analista de Conteúdo
Experiente na área de revisão e redação de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.
- Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.