Sabia que existe parceria entre companhias aéreas que permite que uma emita passagem da outra para o viajante? Essa negociação é chamada de codeshare.
O termo existe há um bom tempo e muitas vezes os clientes usam esse benefício para viajar, mas nem percebem.
Por isso, abaixo explicamos melhor como funciona, como isso te beneficia, empresas que possuem acordo codeshare e como economizar milhas com esse sistema.
O codeshare é um acordo comercial entre duas ou mais companhias aéreas que permite a uma empresa vender passagens em um voo operado por outra.
Nesse tipo de parceria, as companhias compartilham o mesmo voo, oferecendo aos passageiros mais opções de destinos e horários sem a necessidade de operar todas as rotas diretamente.
O termo codeshare significa “Compartilhamento de código” (tradução própria). Alega-se que o termo foi usado pela primeira vez pela Qantas e American Airlines em 1989.
É chamado assim porque o código de um respectivo voo é operado por outra companhia. Isso é bem mais comum do que muitos imaginam. Muitos até já sabem, mas não conheciam o nome técnico para isso.
Um exemplo de um voo partindo do Aeroporto de Guarulhos para o Aeroporto de Berlim-Brandemburgo (Alemanha) no site da Gol.
Apesar de ser emitido no site oficial da Gol, o voo é operado pela KLM. Entrando nos detalhes do voo, é possível ver ainda melhor:
Em tese, G3 5500 é o código de um voo da Gol, mas é operado pela KLM. Elas compartilham o código desse voo, por isso o nome codeshare.
Essas parcerias facilitam bastante a atuação das companhias no mundo todo, já que neste exemplo, seria mais complexo e dispendioso para a Gol fazer uma viagem direta para a Alemanha.
Para os passageiros, o codeshare traz diversas vantagens também:
No fim, não é só uma vantagem para as companhias, mas também para os viajantes, principalmente para quem possui um destino mais distante.
Para saber se um voo é operado em codeshare, observe as seguintes dicas:
Verifique se há uma indicação de que o voo é operado por outra companhia. Geralmente, essa informação aparece como “Operado por (nome da companhia)“.
No exemplo acima que fizemos no site da Gol, mostramos um exemplo de onde essa informação está localizada.
Toda companhia possui um código de dois caracteres. O da Gol é G3, da Azul é AD e da Latam é LA.
Se o código do voo não corresponder ao da companhia em que você comprou a passagem, é provável que seja um voo em codeshare.
Essa parceria pode te beneficiar em alguns aspectos, mas é importante ficar atento em outros citados abaixo.
Nem sempre a companhia aérea que opera o voo oferece a tarifa mais vantajosa. Os voos de codeshare podem ter preços diferentes dependendo da companhia aérea.
Por isso, para encontrar o melhor preço, é importante pesquisar em vários sites, incluindo o da companhia aérea que opera o voo e o da companhia parceira que vende o bilhete. Para facilitar, você pode usar comparadores de passagem, como o Google Flights e Kayak.
Além disso, fique atento às promoções, já que muitas companhias oferecem desconto exclusivo em voos codeshare.
O codeshare pode ser uma ferramenta vantajosa para quem deseja economizar usando milhas, já que muitas companhias cobram menos pontos para um determinado trecho quando o voo é operado por uma parceira.
Nesse caso, os preços são regulados pela tabela fixa de milhas, mas fique atento já que cada programa de fidelidade tem regras diferentes para voos codeshare.
Além disso, uma ótima chance para economizar é fazer a transferência bonificada entre programas. Um exemplo disso é a Esfera.
Por lá, você consegue transferir seus pontos Esfera com bônus para as companhias (como Latam, Gol, Azul) que possuem voos codeshare com empresas internacionais.
Além das milhas, o Esfera também possibilita descontos na compra de passagens aéreas diretamente pelo site do programa.
LEIA TAMBÉM: Transferir pontos Esfera para milhas: entenda como aproveitar mais
Apesar de mais cansativo, voos com conexões geralmente são mais baratos do que voos diretos. O codeshare possibilita que você combine trechos operados por diferentes companhias para obter preços melhores.
Porém, pode não ser sempre assim, já que existem diversos fatores que interferem no preço de uma passagem aérea. Então, sempre cheque antes de comprar sua passagem.
Outro ponto importante é a política de bagagem e benefícios para clientes frequentes. Por isso, é importante verificar as regras de bagagem, já que podem variar de acordo com a companhia que está operando o voo.
Se você tem status em um programa de fidelidade, certifique-se de que pode acessar os benefícios (salas VIP e check-in e embarque prioritário) mesmo em voos operados por uma parceira.
No Brasil, diversas companhias mantêm acordos de codeshare:
No cenário internacional, também há algumas empresas que possuem essa parceria:
Porém, fique atento às notícias porque as companhias podem encerrar a parceria a qualquer momento.
O codeshare é uma estratégia utilizada pelas companhias aéreas para ampliar suas rotas, oferecendo aos passageiros mais amplitude de conexão e oportunidades de economizar em passagens e milhas aéreas.
Entendendo como funcionam essas parcerias e como identificá-las, você pode otimizar suas viagens e garantir uma experiência mais conveniente e vantajosa, principalmente se seu destino é mais distante.
CONTINUE LENDO