Saiba como cancelar passagem aérea e quais os direitos do passageiro!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 08 de Março de 2024
Todo mundo já passou por algum problema com voo e precisou saber como cancelar passagem aérea. Mas você sabe como funciona esse processo?
Cancelamentos e remarcações foram bem comuns durante a pandemia, com o fechamento dos aeroportos e voos sendo suspensos.
Mas engana-se quem pensa que imprevistos não podem acontecer no dia a dia.
É comum precisar cancelar uma passagem aérea por diversos motivos, sejam pessoais ou até mesmo por desavenças com a companhia.
E como será que se cancela uma passagem aérea? Quais serão os direitos do consumidor nesses casos?
Vamos te contar a seguir!
SAIBA MAIS: Sala VIP em aeroporto: como funciona e como usar na sua viagem
Como cancelar passagem aérea?
O ato de cancelar uma passagem aérea não costuma apresentar muita burocracia. No entanto, cada empresa tem o seu protocolo e sistema, podendo as regras variar.
Por isso, é necessário que você procure a companhia ao qual comprou a passagem aérea e se informe como funciona essa solicitação para poder cancelar a sua passagem.
Geralmente, é possível cancelar tanto pela internet quanto pela central de atendimento da instituição.
No entanto, em ambos os casos o consumidor costuma pagar uma taxa pelo cancelamento, que pode variar de acordo com a companhia aérea.
VEJA MAIS: Telefone 123 milhas: Quais são os números de atendimento?
Qual o prazo para cancelar passagem aérea?
Muita gente que busca saber como cancelar passagem aérea também quer descobrir se existe um prazo.
Afinal, com quanto tempo o cliente pode desistir da compra, ou seja, voltar atrás e cancelar?
É importante dizer que não existe uma regra ou lei que estabeleça um prazo para cancelamento. Por isso, o consumidor pode desistir de um voo a qualquer momento.
No entanto, serão cobradas tarifas e elas podem variar de acordo com o motivo e do período em que o cancelamento foi solicitado.
VEJA TAMBÉM: Como escolher um seguro de viagem? Veja 5 dicas!
E se o voo for cancelado pela companhia aérea?
Existe, também, a possibilidade do cancelamento não ser feito pelo cliente, mas sim pela companhia aérea. E nesses casos, o que acontece? Qual é o direito do consumidor?
Nesses casos, a empresa deve comunicar sobre o cancelamento ao passageiro em até 24 horas antes do voo. Na verdade, isso deve ser feito sobre qualquer alteração, mas principalmente sobre mudança de horário ou itinerário.
Se o prazo não for cumprido, o cliente pode escolher entre o reembolso integral ou ser realocado em um outro voo da mesma companhia aérea. Se não houver, pode ser voo de outra empresa.
Além disso, se a comunicação tiver sido em tempo hábil, mas o tempo da alteração for maior que 30 minutos do horário previsto na passagem inicial, a companhia deve ainda sim oferecer as opções de reembolso ou reacomodação do passageiro.
Em casos onde há falha na comunicação ou se ela não for feita, a companhia aérea deve garantir assistência material ao cliente afetado, conforme o seu tempo de espera.
- A partir de 1 hora de espera – o passageiro tem direito a comunicação gratuita, como ligações e internet.
- A partir de 2 horas de espera – o passageiro tem direito a alimentação, como lanches, bebidas ou voucher para consumo no aeroporto.
- A partir de 4 horas de espera – o passageiro tem direito a hospedagem, e transporte de ida e volta.
SAIBA MAIS: Como cancelar passagem 123 Milhas? Veja como solicitar seu cancelamento!
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.