Janeiro definitivamente é um dos períodos mais buscados para viajar. Com as férias escolares, verão e outros fatores, tornam esse um dos meses mais agitados para quem procura um destino para aproveitar.
Justamente por conta disso, as cidades se preparam para receber mais turistas. Além disso, empresas de turismo, companhias aéreas, programas de milhas e outras instituições relacionadas a viagem oferecem condições especiais para essa época.
Por isso, abaixo listamos alguns dos destinos (nacionais e internacionais) mais procurados para visitar nessa época e algumas opções mais tranquila para quem prefere mais calmaria.
Confira!
Para definir para onde viajar em janeiro, é importante primeiro saber qual é a sua proposta de viagem: descanso total, passeio, viagem conhecer de forma profunda a cultura local, conhecer outro país…? Pode haver diversas motivações.
Para te guiar nessa decisão e facilitar um pouco mais a sua escolha, abaixo separamos alguns dos melhores lugares para viajar em janeiro.
Janeiro é um dos meses da estação de verão do ano. Porém, é bem comum chover durante esse período e nem todos os estados possuem as características marcantes do verão que é um dia bem ensolarado e mais quente.
Por isso, muitos procuram destino com praia para aproveitar o sol. Conheça alguns destinos:
Também conhecida como “Ilha da Magia”, Floripa combina praias paradisíacas, gastronomia típica e uma vida noturna animada.
Por lá, você tem desde opções mais caras, como Jurerê, até opções como Praia do Campache que é uma das maiores de Floripa e Praia Mole com beleza natural e atmosfera descontraída.
Ao falar em verão e praia, muitos pensam diretamente em destinos no nordeste, porém, muitos buscam por opções no sul e sudeste do país, como é o caso de Florianópolis.
Porto de Galinhas é famoso pelas piscinas naturais formadas na maré baixa, onde é possível observar peixes coloridos por conta das águas esmeraldas cristalinas e mornas da cidade pernambucana. Para chegar até as piscinas naturais, os visitantes são levados de jangadas.
Por ser um destino muito procurado, há diversas opções de hotéis, resorts e pousadas estruturadas para receber os viajantes.
Assim como diversos destinos dos litorais nordestinos, os preços das estadias, alimentação e outros custos costumam ser bem salgado, principalmente durante janeiro e outros períodos de alta temporada.
O arquipélago é um dos destinos mais exclusivos e paradisíacos do Brasil. A principal e maior ilha de Fernando de Noronha possui diversas pousadas, resorts e estadias para seus visitantes.
Além da beleza natural inigualável presente em todo e qualquer lugar que seu olhar alcançar, o destino possui passeios com trilhas, mirantes, passeio de barco, esnórquel, mergulhos com cilíndro (scuba diving), surf e outras atividades como restaurantes.
Pelo fato de ser um arquipélago mais afastado das praias pernambucanas (cerca de 360km distante da costa), só é possível acessar o destino embarcações e avião.
As companhias aéreas operam voos direto para lá partindo de aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza e chegando no Aeroporto Fernando de Noronha.
Caso essa seja uma opção de destino para você, saiba que é importante se planejar bem financeiramente já que não é um lugar nada barato, apesar de ser possível economizar por meio de programas de pontos e cartão que acumula milhas.
Além das opções que citamos, há diversos outros destinos com praias que podem valer a pena visitar durante janeiro:
Em geral, cidades praianas estarão em um período de alta nessa época do ano, já que com o calor do verão, muitos buscam onde ser refrescar.
Se você busca opções mais voltadas para a natureza ou aventura, mas que misture um equilíbrio, há algumas opções interessantes.
Considerada por alguns como o “Pulmão do mundo”, a Amazônia é a região com maior número de espécies da Terra e maior biodiversidade do planeta. Dessa forma, explorar a maior floresta tropical do mundo é uma experiência transformadora.
Em janeiro, os rios estão começando a encher, facilitando passeios de barco, praias de rio e a observação da fauna e flora exóticas e únicas da região. Em janeiro, a região estão com temperatura amena, já que costuma fazer calor ao longo do ano.
Apesar do Rio de Janeiro levar a maior fama do estado, Petrópolis pode ser uma boa opção para quem prefere um destino com temperaturas mais amenas, regiões serranas e um lugar mais calmo.
O período de alta temporada da cidade é principalmente durante o inverno, próximo de junho e julho. Em janeiro, a cidade possui um clima mais ameno, ideal para quem busca um equilíbrio entre aventura e cultura.
A cidade possui diversas atrações culturais, como o Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, Cervejaria Bohemia. Inclusive, caso você busque um tipo de hospedagem exótica, o Castelo de Itaipava pode ser bem interessante, apesar de ficar a mais ou menos 30km do centro.
Esse destino pode fazer muito sentido para quem quer fazer um bate volta do Rio de Janeiro, já que a cidade serrana fica a mais ou menos 70km da capital. Além disso, a região está próximo à cidade de Teresópolis, onde está localizado o Dedo de Deus (Serra dos Órgãos).
Se você busca opções fora do país, há algumas opções bem interessantes e que podem valer a pena gastar os dólares comprados ao longos dos meses anterior.
Apesar de ser mais conhecida pela neve, Bariloche também encanta no verão com um visual mais colorido e vibrante. Nessa época, as temperaturas chegam em torno de 25º e a noite pode chegar em torno de 10º, perfeito para aproveitar um dia de passeio e curtir o frio da noite.
Além disso, pelo fato da região só anoitecer pode voltar de 21h, é possível aproveitar diversos passeios como o Circuito Chico, teleférico de Cerro Campanário, Bosque de Arrayanes, navegar de barco no Lago Nahuel Huapi, visitar a Cervejaria Patagonia e diversos outros.
Se você busca um lugar para curtir o típico inverno, com certeza Nova York pode valer a pena, já que em janeiro a cidade passa pelo pico da estação com neve, vento frio e dias chuvosos.
Por conta do clima, a cidade fica extremamente movimentada durante o natal e ano novo e vai se esvaziando, mas continua cheia já que é cidade que nunca dorme. Dessa forma, há diversas atrações em locais fechados como museus, musicais na Broadway, eventos esportivos e claro, além da gastronomia que é uma das mais diversas no mundo.
Porém, também possui atividades ao ar livre como patinação no gelo, ski em Mountain Creek (um pouco afastado de NY) e o famoso Central Park.
Há também diversas opções em outros lugares no mundo que podem valer a pena:
Tarifas da conta
Zero anuidade e sem taxa de abertura!
Produtos disponíveis
Cartão de Débito Internacional
-
Tarifas da conta
- Zero anuidade e sem taxa de abertura!: a conta Select Global não possui anuidade nem taxa de abertura. Além disso, clientes Select podem pedir o cartão físico sem custo de emissão e recebimento em poucos dias.
-
Benefícios da conta
- Compras internacionais: faça compras internacionais com seu cartão de débito aceito em mais de 200 países
- Isenção de tarifa de saque: isenção de tarifa de saque nos caixas eletrônicos do Santander pelo mundo.
- Dólar comercial e IOF reduzido: aproveite a cotação do dólar comercial e IOF reduzido (1,10%)
- 100% digital: jornada 100% digital para acessar sua conta quando quiser e de onde estiver
- Disponível sempre: converta os seus reais em dólares instantaneamente 24 horas por dia e 7 dias por semana
- Equipe de especialistas: tenha o suporte de uma equipe de especialistas para atender você sempre que precisar
- Carteiras Digitais: utilize seu cartão nas carteiras digitais da Apple ou Google para fazer compras com mais agilidade
-
Documentos necessários
- Conta Corrente Santander: a conta Select Global estará disponível para os clientes correntistas dos segmentos: Especial, Van Gogh, Select e Private.
Para abrir a conta Select Global é necessário que o cliente seja:
• Ser cliente correntista pessoa física do Santander Brasil;
• Ser maior de 18 anos;
• Ser residente fiscal no Brasil;
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
Zero anuidade e sem taxa de abertura!
-
Dólar comercial e IOF reduzido
-
Cartão de débito internacional
-
Carteiras digitais da Apple ou Google
Quem não tem muito orçamento para investir em uma grande viagem, mas ainda sim quer ter um momento de passeio durante janeiro, há alguns destinos atrativos.
Devido às suas águas termais naturais, Caldas Novas é o destino perfeito para quem busca relaxamento sem gastar muito. A alta temporada da cidade é o meio do ano já que as águas quentes acolhem os visitantes durante o inverno brasileiro.
Você pode conhecer a cidade e sua história e cultura, mas o que realmente chama a atenção são os parques aquáticos e os resorts/hotéis que possuem estrutura completa para os viajantes. Porém, as chuvas mais intensas durante essa época espantam alguns turistas, mas justamente por conta disso, a viagem pode ficar mais em conta financeiramente.
Inclusive, por conta dos parques e das hospedagens, essa pode ser uma boa opção para quem busca uma viagem em família e acomodações ideais para as crianças.
A maior metrópole do Brasil pode ser uma boa opção de visita em qualquer época do ano. São Paulo é a cidade mais populosa da América do Sul (mais de 11 milhões), porém, janeiro pode ser uma boa época para conhecer a capital, pois muitos dos seus habitantes vão para outros lugares para passar férias.
Assim, o trânsito fica um pouco mais fluído e dessa forma, você consegue aproveitar mais as atrações da cidade, como o aniversário dia 25 de janeiro, shows e eventos constantes, parques (como o do Ibirapuera), museus repletos pela cidade (como o MASP e Pinacoteca) e infinitas outras possibilidades. É possível acessar diversos locais gratuitos.
Além disso, a cidade possui uma variedade de atrações gastronômicas, desde as mais baratas, tradicionais (como o Mercado Municipal), até as mais caras.
Chile é um dos principais destinos internacionais dos brasileiros. Apesar de janeiro ser o período de verão no país, o período ainda é um dos mais buscados por muitos turistas, além do inverno que acontece no meio do ano.
Durante o verão, as vinícolas estão próximas do período de colheita, o que pode ser perfeito para os amantes de vinho ou suco de uva. Além disso, essa é a época ideal para visitar as praias do país como a praia El Canelillo em Algarrobo, Playa La Virgen em pleno Deserto do Atacama e as belas praias de Viña del Mar.
O país é bem extenso e essas localidades podem ficar bem distantes umas das outras. Então, planeja sua viagem e escolha os pontos que mais fazem sentido para o que você quer.
Pelo fato do real ter um valor maior que o peso chileno, muitos acham os valores serão uma pechincha, porém, o que de fato importa é o poder de compra, principalmente nas regiões mais turísticas.
Vale ressaltar que não é necessário visto nem passaporte para visitar o país, basta que seu RG esteja bem conservado e com no máximo 10 anos de emissão.
LEIA TAMBÉM: Países mais baratos para viajar em 2025: confira as melhores opções!
Pelo fato do primeiros mês do ano ser o período de férias escolares, muitos buscam lugares para viajar em janeiro com as crianças e até adolescentes. Por isso, confira algumas opções interessantes.
Apesar de ser um destino popularmente romântico, Gramado pode ser uma opção excelente para as crianças, especialmente durante o verão de janeiro que pode ter temperaturas de até 28º e clima mais ameno a partir do fim de tarde.
Além da beleza da cidade, há diversas atrações como passeio pelo Lago Negro, Parque Mini Mundo, parque aquático interno Acquamotion, parque de neve interno Snowland, Museu de Cera Dreamland, Trem Maria Fumaça e diversas outros destinos.
O maior parque temático da América Latina oferece montanhas-russas, shows ao vivo e uma infraestrutura completa para famílias. Fique atento pois janeiro é um dos períodos de alta do parque, então, prepare-se para preços maiores e longas filas, além de hospedagens e voos mais caros.
Porém, pelo fato de ser um momento de alta temporada, é comum que todos os brinquedos do parque estejam funcionando. Para evitar maiores tumultos, tente ir durante os dias da semana, agendar a visita aos brinquedos pela fila virtual e até investir no Fast Pass Beto Carrero.
E claro, não poderíamos deixar de fora um dos lugares mais famosos para viajar em janeiro: Disney. Depois do natal e ano novo, os americanos costumam voltar para suas cidades e o parque fica praticamente ocupado por brasileiros e outros turistas. Então, as filas serão menores, mas não curtas.
Fique atento ao clima de lá já que apesar dos dias ensolarados e o inverno não ser tão rigoroso quanto em Nova York, por exemplo, o frio ainda é forte e há chances de chuvas.
Além do Parque Temático Disney World, há diversas atrações em Orlando: outros parques (Universal Studios, Epcot, Disney’s Hollywood Studios e Legoland), diversos Outlets, Lake Eola Park, Orlando Museum of Art, WonderWorks e outros atrativos da cidade.
Além dos destinos que detalhamos acima, há alguns lugares para viajar em janeiro com as crianças que pode encantar seus pequenos. Confira:
VEJA TAMBÉM: Colônia de férias 2025: entenda como funciona e as vantagens
Janeiro é o mês das férias escolares e do verão no Brasil, o que é uma combinação perfeita para planejar sua viagem.
Com o calor característico dessa época, destinos de praia e ecoturismo são muito procurados, mas também há excelentes opções para quem prefere climas mais amenos ou experiências culturais.
Para tornar a sua viagem de janeiro ainda mais confortável e evitar perrengues, fique atento a algumas dicas importantes para essa época.
Seguindo essas dicas, você consegue planejar sua viagem com muito mais cautela e aproveitar ainda mais. Janeiro é o momento ideal para aproveitar as férias e descobrir lugares incríveis, seja no Brasil ou no exterior.
CONTINUE LENDO: O que não pode levar na bagagem de mão: saiba quais são os itens proibidos