Ao pensar em uma viagem internacional, a necessidade do passaporte já vem à mente. No entanto, existem alguns países que não precisam de passaporte.
Dessa maneira, caso esteja pensando em viajar para fora do Brasil e não queira passar pela burocracia do passaporte, confira quais alguns destinos que não precisam desse documento.
Nações que fazem parte do Mercosul encabeçam a lista de países que não precisam de passaporte para brasileiros, apenas um documento oficial com foto, como o RG. Por exemplo:
Uruguai;
Colômbia;
Chile;
Bolívia;
Peru;
Equador;
Paraguai;
Argentina;
Venezuela;
Guiana;
Suriname.
O documento oficial, no entanto, deve estar conservado, sem rasuras, rasgos ou manchas, e sua foto deve ser atual.
Além disso, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é preciso que sua identidade possua menos de 10 anos de emissão, para que a foto do seu documento esteja atualizada.
Por isso, leve a informação como regra para que não correr o risco de ser proibido de entrar em um país por conta da documentação.
Atenção: A carteira de motorista (CNH), OAB, CRM, certidão e demais documentos com foto não são aceitos. Portanto, não esqueça de levar o RG (carteira de identidade).
Agora, confira algumas informações sobre os países que não precisam de passaporte para brasileiros entrar.
Por que não é necessário passaporte para esses países?
Os países citados acima fazem parte do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Dessa forma, a integração comercial e operações internacionais entre eles são mais facilitadas.
Os países tem diversos acordos firmados entre eles com o objetivo de facilitar essas trocas e acessos.
Os países oficialmente membros são o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (o último está suspensa até então).
Já os países Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Bolívia (o último está em processo de adesão) são os Estados Associados.
Então, por conta dessa união entre os países que é possível que cidadãos desses países transitem entre esses territórios internacionais sem precisar de um passaporte, apenas RG.
O Uruguai faz fronteira com o estado do Rio Grande do Sul e abre a lista de países que não precisam de passaporte.
Praia de Punta del Este – Uruguai (Imagem/Reprodução: Internet)
Devido à facilidade de acesso, diversos turistas procuram os famosos balneários e noites badaladas do país que chamam atenção de pessoas, buscando por diversão e conhecimento da cultura local.
Colômbia
A Colômbia é reconhecida por suas praias, montanhas, florestas e grandes cidades históricas atrativas para todos os tipos de turistas.
Parque Nacional Natural Tayrona na Colômbia
Há diversos motivos para conhecer esse país que contém um dos povos mais receptivos de todo o Mercosul.
Chile
Contendo belezas naturais, com florestas, montanhas, praias e uma cultura peculiar é um dos países mais indicados para aqueles que buscam uma nova experiência.
Ilha de Páscoa – Chile
Possui uma cultura indígena forte, carregada pelos povos Mapuche, o Chile procura cultivar e manter suas raízes.
Além disso, esse é um destino bastante buscado por brasileiros, o que facilita ainda mais, já que não é preciso passaporte para viajar para o Chile.
Bolívia
A Bolívia, país de colonização espanhola, o país conta com um passado interessante, ideal para aqueles turistas que buscam conhecer a história do país.
La Paz – Bolívia
Além de ser um dos países que não precisam de passaporte, ele oferece várias vantagens, desde culinária até monumentos históricos.
Peru
Além das ruínas Incas, é possível se aventurar nos repletos destinos com paisagens de tirar o fôlego, histórias milenares, culturas tradicionais e excelente gastronomia que cativa qualquer ser humano.
Machu Picchu – Peru
Ademais, o Peru é uma excelente alternativa de países que não precisam de passaporte para viajar barato, mas sem abrir mão da qualidade.
Equador
Considerado o menor país da América do Sul, o Equador proporciona aos turistas diversas experiências incríveis e únicas.
Quito – Equador
Variando desde as vistas da montanha dos Andes, uma culinária diversificada e saborosa, sendo a principal atração das Ilhas Galápagos.
Paraguai
Popular por seus comércios, o Paraguai tem paisagens belas e diversos pontos turísticos, como o marco das Três Fronteiras, o lado paraguaio da tríplice fronteira e muito mais.
Palácio de Los Lopéz – Paraguai
Por conta do comércio paraguaio, é possível comprar muitos produtos com desconto, o que se torna um dos principais atrativos do país.
Argentina
Para apreciadores de carnes de qualidade e vinhos refinados, a Argentina é o país ideal. Não à toa, é uma dos melhores países que não precisam de passaporte.
Buenos Aires – Argentina
Além de não exigir passaporte de brasileiros, o país é o destino mais requisitado por aqueles que querem aproveitar a neve no inverno.
Venezuela
A Venezuela é um dos países mais famosos da América do Sul, também por conta de suas praias e culinárias.
Praia da Venezuela
Como o real brasileiro é mais valorizado que o bolívar venezuelano, viajar para lá se torna uma excelente opção para viajar barato.
Caso você vá seja brasileiro e vá fazer viagens dentro do Brasil, não é necessário carregar e nem ter passaporte.
O mais importante é que você esteja com algum documento de identificação, como RG, CNH ou o próprio passaporte que também serve como documento de identificação.
É possível viajar sem passaporte?
Depende! Como mostramos acima, existem diversos países que aceitam apenas se documento de identificação caso seja brasileiro.
Porém, se o país não tem essa parceria com o Brasil ou não permite acesso livre sem o documento, é obrigatório ter passaporte para viajar e conseguir entrar no país estrangeiro. Esse documento é solicitado na entrada e saída do país.
Inclusive, o indicado é que durante uma viagem em um país estrangeiro, você carregue seu passaporte para onde for para evitar perrengues e ter segurança.
Como se preparar para a sua viagem
Ao se preparar para uma viagem internacional, além de verificar a necessidade de passaporte, observe também:
Para viajar com segurança e se preparar para imprevistos quando estiver em outro país, o ideal é contar com um seguros viagem que cubra despesas urgentes.
Além do seguro viagem, garantir o acesso fácil ao seu dinheiro por meio de uma conta global pode ser de grande ajuda na hora de realizar pagamentos e baratear suas compras.
E uma boa opção é a conta-corrente americana da Select Global, que possui uma das melhores tarifas do mercado.
Zero anuidade e sem taxa de abertura!: a conta Select Global não possui anuidade nem taxa de abertura. Além disso, clientes Select podem pedir o cartão físico sem custo de emissão e recebimento em poucos dias.
Conta Corrente Santander: a conta Select Global estará disponível para os clientes correntistas dos segmentos: Especial, Van Gogh, Select e Private.
Para abrir a conta Select Global é necessário que o cliente seja:
• Ser cliente correntista pessoa física do Santander Brasil;
• Ser maior de 18 anos;
• Ser residente fiscal no Brasil;
Para diminuir os custos, especialmente com passagem e hospedagem, uma boa dica é se planejar com antecedência.
Para isso, ter cadastro na Esfera pode ajudar muito! Já que você acumula pontos que viram milhas e podem ser usados para comprar passagens aéreas e viajar barato.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.