Está querendo fazer uma viagem internacional? Antes de mais nada você precisa ver se o seus documentos estão certos ou se precisa tirar uma segunda via do passaporte.
Caso não saiba, é de extrema importância estar com o documento na validade, já que o passaporte é primordial.
Se o seu documento está vencido, fique tranquilo. Separamos este artigo para que você solicite a sua segunda via do passaporte.
VEJA TAMBÉM: Como tirar o passaporte pela primeira vez? Confira o Passo a Passo!
Primeiramente, para saber como tirar a segunda via do passaporte, é necessário entrar no site da Polícia Federal e selecionar a opção “Requerer Passaporte”.
Logo após, preencha o formulário fornecido com seus dados, digite o código de segurança e clique em “confirmar”.
Ao fazer isso, serão mostrados três botões:
- no primeiro, selecione Gerar protocolo passaporte;
- no segundo, “Gerar GRU (Guia de Recolhimento da União);
- no terceiro e último, clique em “Fechar”.
Então, ao fim da inclusão dos dados será emitida a GRU. Para concretizar a emissão, no entanto, será necessário pagar o boleto até a data de vencimento que consta no documento.
A taxa de concessão da segunda via do passaporte é no valor de R$257,25.
Após o pagamento, aguarde a compensação do valor para realizar o agendamento via internet do atendimento presencial, que deve acontecer em um dos postos da PF (Polícia Federal) que emitem passaporte.
No dia e horário agendados, dirija-se até o posto com a documentação necessária, o boleto GRU e os comprovantes de pagamento e agendamento.
Para a emissão da segunda via do passaporte é necessário levar o documento antigo, pois, assim, não haverá a necessidade do pagamento de taxas.
Durante o atendimento serão retiradas a fotografia e as digitais do solicitante do documento. Lembre-se, além disso, que crianças com menos de três anos devem levar fotografia.
Após todo o processo, será marcada uma nova data para que você compareça até o posto da Polícia Federal e retire o seu passaporte.
O documento será entregue somente ao titular, no horário e local indicados no momento da solicitação, com a apresentação de documento de identidade.
O passaporte possui validade de 10 anos, com um custo de emissão de R$257,25.
Ao solicitar a emissão do documento, ele ficará disponível em cinco a nove dias úteis, posteriormente o comparecimento em um posto da Polícia Federal para o recolhimento de fotos, digitais e assinatura.
- RG ou CNH;
- CPF;
- Estar quite com suas obrigações eleitorais;
- Passaporte anterior válido, se houver;
- Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
- Para os naturalizados, certificado de naturalização.
- Menores de idade, autorização para emissão de passaporte;
- Fotografia facial recente no caso de solicitante menor de 5 anos. A criança deve comparecer ao atendimento e a fotografia deve ser colorida, tamanho 5×7, sem data e de fundo branco;
- Indivíduos que já tiveram alguma alteração no nome: Certidão que demonstre todos os nomes anteriores e atual, na solicitação do primeiro passaporte, ou que demonstre todos os nomes adotados após a emissão do último passaporte;
- Indígena NÃO integrado: Autorização da Funai é necessária ao indígena não integrado, que deverá ser acompanhado de representante da Funai.
CONTINUE LENDO