Você sabia que é possível viajar de graça de ônibus pelo Brasil? Seja para visitar a família, passear ou até buscar novas oportunidades, muitas pessoas têm direito a esse benefício garantido por lei.
Idosos e jovens são um dos grupos que possuem acesso a este direito de viagem, mas existem alguns requisitos para ter a gratuidade.
Abaixo mostramos tudo em detalhes e como você consegue viajar de graça!
Sim! Viajar de graça de ônibus é basicamente utilizar o transporte rodoviário interestadual ou intermunicipal sem pagar pela passagem, com base em benefícios garantidos por lei.
Esses benefícios variam conforme o perfil do passageiro e o tipo de transporte. O mais comum é viajar de ônibus interestadual gratuito.
Em muitos casos, é necessário apresentar documentos específicos e solicitar a passagem com antecedência.
As modalidades de gratuidade mais comuns incluem idosos, PCD e jovens:
Em todos os casos, é essencial portar documentos como RG, comprovante de renda, e fazer o pedido com antecedência mínima de 3 horas em terminais rodoviários.
O processo é simples, mas exige atenção:
- Vá até o guichê da empresa de ônibus com documentos pessoais (como RG e CPF), o benefício (como o ID Jovem) e informe o destino e a data desejada.
- Solicite a passagem com pelo menos 3 horas de antecedência (recomendado com 5 dias em períodos de alta demanda).
- O embarque deve ocorrer com os documentos em mãos, e o benefício é limitado a alguns assentos por ônibus dependendo do grupo.
Embora as milhas de ônibus ainda não sejam populares como as de companhias aéreas, já existem iniciativas nesse sentido.
Clientes Esfera conseguem pontuar comprando passagem pela Buson e FlixBus. Assim, mesmo que você não se encaixe no grupo da gratuidade para viagem de ônibus, é possível acumular pontos e trocar por benefícios depois.
Sim! Para quem tem acesso aos programas corretos, é possível viajar sem pagar nem um centavo. Muitos brasileiros ainda desconhecem que têm esse direito e acabam pagando por algo que poderiam conseguir gratuitamente.
Basta estar dentro dos critérios e seguir os passos para solicitar. Inclusive, em algumas rotas estaduais, o benefício também se estende a ônibus intermunicipais.
Muitos viajam pedindo carona e por meio de transporte compartilhado, porém, dependendo do método adotado, pode não ser muito seguro.
Apesar de não pagar nada ou pagar barato na viagem de ônibus, há algumas dicas que podem te ajudar a não se perder e evitar perrengues:
Com certeza! Para quem se enquadra nos critérios, viajar de graça de ônibus é uma excelente forma de economizar se comparado a passagem aérea.
Além disso, mesmo quem não tem direito à gratuidade total pode aproveitar programas de fidelidade e descontos que deixam as viagens bem mais acessíveis.
Portanto, se você pode utilizar esse direito garantido por lei, aproveite! Viajar não precisa ser caro e, com planejamento, pode até ser 100% gratuito.
MAIS BENEFÍCIOS: