5 hábitos para fazer do cartão um aliado da sua vida financeira
Utilizando o cartão de crédito da forma correta é possível aproveitar diversos benefícios. Veja hábitos essenciais!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 04 de Abril de 2022
Olá! Eu sou o Rodrigo Góes, especialista em cartões de crédito e educação financeira em milhas e o mais novo embaixador da Mobills.
Estou muito honrado em me juntar ao time da marca para podermos, juntos, levar mais educação financeira para os brasileiros.
Eu e a Mobills vamos trazer diversas iniciativas para te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável, principalmente quando o assunto é cartões de crédito, essa ferramenta que até agora foi taxada apenas como um malefício para o seu bolso.
A gente está aqui para te mostrar que isso não é verdade e que, com o conhecimento que vou te trazer, ela vai se transformar em uma grande aliada.
Além dos conteúdos nas redes sociais, estarei no site quinzenalmente com a Coluna do Mago, uma brincadeira que minha audiência tem de me chamar carinhosamente de Mago das Milhas.
E a minha primeira coluna não poderia ser de outro assunto que não te ensinar os hábitos que você precisa começar a colocar em prática para fazer do cartão de crédito um aliado do seu orçamento doméstico.
Bora começar?!
5 Hábitos para usar melhor o cartão de crédito
1. Entenda que o limite do cartão é diferente do valor da sua renda
Se quando alguém te pergunta qual a sua renda, você contabiliza o seu salário com os valores que têm disponível para gastar nos cartões de crédito e/ou limite do cheque especial… PARE AGORA TUDO QUE ESTIVER FAZENDO.
Esse é o pior hábito que você pode ter com o seu dinheiro. A primeira regra é você entender que a sua renda é aquele valor que você recebe e ponto. Se você ganha R$ 3 mil e seu limite do cartão é R$ 5 mil, você não possui 8 mil e tampouco 5 mil para gastar. Você possui apenas 3 mil, pois, isto é o quanto você ganha de fato.
Utilize a calculadora de salário líquido da Mobills e veja quanto recebe de verdade!
2. Aprenda a fazer o controle dos gastos
Entender que o limite é diferente do quanto você pode gastar, caminha junto com o hábito de controlar os gastos.
Muita gente não faz uso do cartão de crédito e paga tudo no débito, por medo de perder o controle, afinal, no débito o dinheiro vai saindo na hora e você não vai conseguir gastar mais do que aquele valor que possui na conta.
Porém, quando você paga no débito, deixa de aproveitar inúmeros benefícios – e como você vai aprender nas minhas colunas, o acúmulo de milhas é só uma das vantagens do crédito -, portanto, que tal aprender a mudar isso?
A principal forma de você fazer esse controle é conforme vai gastando no crédito, você já vai transferindo da sua conta os valores, assim ao chegar no dia da fatura, o valor que você gastou já foi sendo acumulado para pagar a conta. Sem surpresas desagradáveis e ainda usufruindo dos benefícios dessa ferramenta.
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
3. Deixe o dinheiro aplicado em investimento com liquidez
E se o hábito 1 puxa o hábito seguinte, o que vou te ensinar agora caminha junto com o que aprendeu anteriormente.
Além de fazer bom uso ao passar tudo no crédito, controlando os gastos para não ter surpresas no final do mês, você ainda pode fazer uma rendinha extra enquanto o dinheiro está parado aguardando o vencimento da fatura.
Isso significa que, ao invés de deixar parado na conta este valor, você pode colocar ele em um investimento de alta liquidez, como as contas de bancos digitais que oferecem uma rentabilidade e você pode usar quando quiser.
E atenção: o objetivo aqui não é alta liquidez e sim, algo que seja maior que a Poupança, mas de fácil acesso.
Lembre-se sempre que as mudanças estão nos pequenos ganhos, que juntos viram uma grande economia.
4. Entenda os benefícios que o cartão te dá
Outro hábito é sempre pesquisar sobre o cartão que possui. Não adianta você ter uma Ferrari, se não sabe como dirigi-la.
Por isso, pesquise e entenda quantas milhas ele acumula, qual a sua tarifa e quais as formas que você tem para diminuir essa taxa, se ele possui seguro viagem, seguro de aluguel de carro, descontos em cinema, salas Vip em aeroporto e rodoviárias e muito mais.
Quanto mais você se informa, mais você entende como melhor usar o seu cartão.
5. Nunca pagar a fatura mínima
O cartão de crédito é taxado como algo extremamente danoso para a saúde financeira devido, principalmente, aos juros que ocorrem quando você atrasa o pagamento da fatura.
Achando que está resolvendo o problema, muitas pessoas possuem a brilhante ideia de pagar o mínimo do valor e aí a bola de neve só tende a ficar maior. Jamais atrase ou pague o mínimo da fatura do seu cartão e a melhor forma de evitar isso é:
- Apagar do seu cérebro que existe essa opção;
- Seguir os hábitos que aprendeu hoje.
Estamos combinados?
Te aguardo na próxima Coluna do Mago e, se quiser conferir mais conteúdos e dicas, é só me seguir no Instagram em @goesrodrigo.
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.