Como trabalhar com investimentos? Confira!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 23 de Junho de 2022
Ao longo dos anos, com a democratização e a acessibilidade aos investimentos devido às novas corretoras, bancos digitais, fintechs e Youtubers ou influenciadores do mercado financeiro, muitos investidores que são pessoas físicas começaram a aportar na bolsa de valores e entender mais sobre investimentos, seja ele de renda fixa ou variável.
Dessa forma, alguns desses acabam se interessando e estudando bastante sobre o tema e até pensando em migrar de carreira, não só pelos bons salários que essa área pode pagar, mas também por gostar e se identificar com o tema.
No entanto, essas pessoas geralmente não sabem ao certo como trabalhar com investimentos, pois existem uma série de funções que podem ser desempenhadas, uma completamente diferente da outra.
Quer saber mais sobre como entrar na área de investimentos e no mercado financeiro, leia este conteúdo até o final!
Como entrar na área de investimentos?
Como falado anteriormente, para entrar na área de investimentos, é necessário primeiro entender que tipo de função você deseja ou vai desempenhar, pois elas diferem bastante entre si e exigem conhecimentos diferentes.
Porém, existem algumas habilidades que, geralmente, são necessárias independente da função que você vai desempenhar. Entre elas estão:
- Saber lidar com a pressão;
- Ter facilidade com números;
- Ter uma boa comunicação;
- Ter uma boa capacidade analítica;
- Ter um perfil que goste sempre de se atualizar.
O que é preciso para trabalhar na área financeira?
As habilidades anteriormente citadas mostram um pouco do que é preciso para trabalhar na área financeira de uma maneira mais generalista.
No entanto, geralmente é necessário também:
- Ser formado por alguma universidade;
- Conseguir se comunicar em inglês e saber ler relatórios;
- Ter as certificações da área que você deseja atuar.
Em relação ao primeiro tópico, se você for formado em administração, economia, ciências contábeis ou algum tipo de engenharia, é provável que você tenha sua entrada facilitada nesse mercado.
No entanto, caso você seja formado em outra área, nada impede que você também seja aceito, desde que tenha as habilidades necessárias e mostre bastante interesse pelo tema.
O inglês não necessariamente é obrigatório na comunicação, mas pode ser importante na leitura, pois é bem provável que você tenha acesso a relatórios e conteúdos nessa língua para que possa se aprimorar na área ou analisar empresas que atuam em outros mercados.
Por fim, as certificações vão variar bastante de acordo com sua área de atuação, mas para algumas funções, é necessário que você as tenha para que possa trabalhar.
Quais certificações são importantes?
Existem diversas certificações no mercado financeiro. Entre as mais importantes estão: CNPI, CPA-10, CPA-20 e CEA.
Essas e outras certificações mostram que você tem o conhecimento e capacidade necessária para atuar numa área específica, sendo elas geralmente exigidas pelo Banco Central (Bacen) e outras entidades regulatórias.
CNPI
O CNPI ou Certificação Nacional do Profissional de Investimento é a certificação obrigatória para atuar como analista de valores mobiliários, por determinação da CVM.
CPA-10
O CPA-10 é exigido pela Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima), sendo necessário para que você possa atuar com o público geral, sem categorização de renda necessária.
Geralmente ela é utilizada por gerentes bancários que trabalham com produtos de investimentos nas agências ou plataformas de atendimento, sendo obrigatória para essa função.
No entanto, mesmo com ela, você não pode indicar investimentos.
CPA-20
Também exigido pela Anbima, sendo necessária para quem vai trabalhar com clientes de renda mais alta, como, varejo de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.
Mesmo com a CPA-20, a pessoa não pode indicar investimentos.
CEA
A Certificação de Especialista em Investimentos (CEA) engloba também as atuações da CPA-10 e CPA-20, mas com ela, você pode atuar indicando produtos a consumidores pessoa física, como um assessor de investimentos.
Não há nenhum pré-requisito para a inscrição e a taxa de aprovação é de 40%.
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.