Como investir no agronegócio? Confira as vantagens!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Junho de 2022
Até pouco tempo atrás, existiam possibilidades restritas de investir dinheiro no agronegócio, tais como: ações de empresas que estão listadas na bolsa; por meio das LCAs (letras de crédito do agronegócio); por meio dos CRAs (certificados de recebíveis agrícolas); e através das CPR (cédula de produtor rural).
Como visto, três das quatro principais opções citadas são títulos de renda fixa, que nem sempre são do interesse do investidor.
No entanto, desde março de 2021, o Fiagro foi criado e ele é uma possibilidade nova de se investir no agronegócio com exposição na renda variável.
Quer saber mais sobre ele e como investir no agronegócio? Leia o conteúdo até o final!
Vantagens de investir no agronegócio
As principais vantagens de se investir no agronegócio estão principalmente no destaque dele em relação à economia do país.
Estima-se que ele alcançou 27,4% em 2021 e essa tendência deve cada vez mais aumentar, sendo o Brasil um dos principais países na cadeia alimentar mundial.
Além disso, esse é um setor onde você pode ter exposição a ativos dolarizados, já que as commodities são negociadas em dólar, geralmente na bolsa de Londres.
Vale ressaltar ainda que ele engloba tanto o segmento animal, quanto o segmento florestal e de commodities, dessa forma o investidor pode se expor nesse setor a ativos completamente diferentes e ainda dentro dele, construir uma carteira de investimentos que seja diversificada.
O que são fundos de investimento do agronegócio?
Os fundos de investimento do agronegócio foram criados e autorizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para atuarem de forma bastante similar aos FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários).
Então, eles permitem que o investidor pessoa física ou investidores institucionais possam fomentar o agronegócio do país e aumentar seu patrimônio.
Com isso, investidores podem diversificar sua carteira e investir em um dos principais setores do país e, produtos e projetos sustentáveis podem ter mais e melhores fontes de financiamento para que possam crescer de maneira mais robusta.
Quais as características desse investimento?
Como ele atua de maneira similar aos FIIs, há a distribuição mensal de dividendos para quem tem esse tipo de ativo na carteira e ele é distribuído por cotas, podendo o investidor comprar uma ou mais cotas daquele determinado fundo.
Sua tributação é similar ao dos FIIs, logo, pessoas físicas são isentas caso as cotas sejam admitidas à negociação exclusivamente pela bolsa de valores ou no mercado de balcão organizado e caso o fundo possua no mínimo 50 cotistas.
Em relação às pessoas jurídicas, estas pagam 20% do imposto de renda.
Principais diferenças do Fiagro em relação ao FII
- O Fiagro não possui obrigatoriedade na distribuição de 95% do resultado semestral;
- Há uma diferença do pagamento de imposto de renda sobre o ganho de capital para o momento de vendas de cota no mercado, no caso de integralização de uma propriedade em troca de cotas do fundo.
Como investir em Fiagro?
Para investir em Fiagro, o investidor deve seguir os mesmos passos de um investimento em FII, dessa forma, ele precisa ter acesso a uma conta em uma corretora e acessar o home broker.
Após isso, basta digitar o código do Fiagro e realizar uma ordem de compra.
No entanto, como esse tipo de fundo tem algumas características peculiares, o recomendado é que o investidor aprenda a como analisar Fiagros para identificar quais são as melhores oportunidades ou os melhores fundos disponíveis para ele investir.
Vale ressaltar ainda que, como esse é mais um ativo que vai entrar na carteira do investidor, ele deve entender qual a porcentagem ou o valor monetário que ele deseja ter exposto nessa classe de ativos.
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.