Viver de renda com fundos imobiliários é possível? Entenda!
Cansado de se preocupar com o dinheiro? Aprenda agora mesmo como viver de renda com os fundos imobiliários!
Artigo escrito por Equipe Mobills em 26 de Abril de 2022
Viver de renda é sonho de muita gente e objetivo de todo investidor. Quem sonha e não faz nada para alcançar isso, realmente vai seguir apenas sonhando.
Quem acredita que este é um objetivo alcançável, busca informação, cria estratégias e começa a investir parte do que ganha todos os meses.
Sem dúvida, esta é a pessoa que poderá transformar este sonho em realidade. Você faz parte de qual time?
Entenda, nesse conteúdo, os principais motivos para viver de renda com fundos imobiliários e como fazer isso!
Por que viver de renda?
Hoje, escolhi escrever sobre como é possível viver de renda passiva com fundos imobiliários, nossos amados (FIIs), que são, sem dúvida, a maneira mais simples de investir em imóveis.
Sabe aquela ideia antiga de comprar imóveis e depois viver do aluguel deles, como muitos de nossos pais faziam ou tentavam fazer?
Posso dizer seguramente que isso tem ficado cada vez mais para trás. Hoje, esta não é mais a única maneira de se ganhar dinheiro com o segmento imobiliário. É bem ao contrário, inclusive.
Adquirir imóveis custa muito caro e dá um trabalhão constante para seus proprietários, que precisam cuidar de burocracias, lidar com manutenções, inquilinos, reformas, papeladas e mais papeladas.
Se você quer ganhar dinheiro enquanto dorme, ter mais tempo para ficar com quem ama, trabalhar por opção e não por obrigação, viver de renda com os fundos imobiliários pode ser uma ótima opção.
Mas já adianto, não é da noite para o dia, combinado? Até FIIs, que pagam dividendos mensais, precisam de tempo e constância.
Isso quer dizer que você precisa investir um pouco todos os meses por bastante tempo até conseguir compor uma carteira estratégica capaz de render proventos que entreguem o que você deseja, que é a vida financeira livre de preocupações.
Entenda mais a seguir.
O que são exatamente fundos imobiliários?
FIIs são frações de imóveis e representam a união entre mercado imobiliário e mercado financeiro.
Funciona assim: você compra cotas de um determinado fundo e este fundo vai adquirir e administrar os ativos ou propriedades imobiliárias.
Os fundos, por sua vez, recebem os aluguéis das propriedades e depois são obrigados a distribuir os lucros para todos os cotistas, inclusive você, que como investidor terá direito a uma quantia proporcional ao dinheiro que aplicou, que será depositada todos os meses na sua conta.
Vantagens de investir em FIIs
A maior vantagem dos FIIs é que eles são muito acessíveis.
Mesmo com pouquíssimo dinheiro, qualquer um pode ter acesso aos melhores imóveis do Brasil e receber proventos todos os meses.
Outra vantagem é que como os FIIs são negociados nas bolsas de valores, as cotas possuem uma liquidez muito maior do que a que você tem.
Por exemplo, ao adquirir um apartamento. Vamos combinar que é muito mais fácil vender cotas de imóveis do que vender um apartamento, não é mesmo?
Além disso, os FIIs contam com o efeito dos juros compostos.
Quem reinveste seus dividendos adquirindo mais cotas de fundos e não torrando o dinheiro, terá um retorno maior ao longo do tempo.
É construção, mas no lugar de tijolo físico você está construindo um patrimônio muito interessante e rentável, por meio de um dos investimentos mais democráticos que existem (tem cota antiga de FII a partir de 3 reais, mas com 100 reais você já encontra muito mais opções).
Além de barato, os FIIs são tangíveis, isso quer dizer que você não precisa ser nenhum especialista em contabilidade, mercado financeiro ou mercado imobiliário para visitar os imóveis fisicamente ou virtualmente, ler relatórios e entender as informações sobre o imóvel que você está adquirindo cotas.
O produto é realmente simples e prático. Simule quanto precisa para viver de renda com a calculadora de juros compostos da Mobills!
É possível viver de renda com fundos imobiliários?
Viver de renda por meio dos Fundos Imobiliários é sim muito possível e nada difícil.
Com uma carteira diversificada e pensada estrategicamente (considerando a data de pagamento de cada fundo), essa é uma classe de ativos que consegue proporcionar uma renda recorrente previsível e ainda com um volatilidade bem pequena.
Não estou dizendo que não existe oscilação no produto, como é renda variável também oscila sim dependendo da situação do mercado, mas com muito menos intensidade do que na bolsa de valores.
Considerem este caminho para realizar seu sonho de viver de renda, ainda mais se você está dando seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Vale a pena!
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.