Alta de bacalhau, azeite e chocolate deixa almoço de Páscoa de 2025 mais caro

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 08 de Abril de 2025 2 min de leitura

Com a alta dos alimentos, o tradicional almoço de Páscoa vai ficar mais caro em 2025. Assim, quem quiser manter as receitas clássicas, deve preparar o bolso para a inflação dos ingredientes.

Para fazer compras que não comprometam o orçamento, há alternativas para o consumidor economizar na Páscoa e driblar os altos preços. Continue lendo abaixo para ver dicas imperdíveis!

Almoço de Páscoa de 2025 fica mais caro com alta de alimentos

A alta dos alimentos tradicionais da Páscoa fará com que o almoço fique mais caro em 2025. Especialmente, para quem quiser oferecer as receitas clássicas da data festiva.

De acordo com os dados do IPCA, nos últimos 12 meses, o aumento nos principais itens foi:

  • Azeite de oliva (14,16%);
  • Azeitona (13,68%);
  • Ovos (10,49%);
  • Bacalhau (5,51%).

Por outro lado, ingredientes como a batata, cebola e pimentão ficaram mais baratos. Contudo, a deflação desses itens não representa um alívio duradouro, uma vez que pode ser um ajuste pontual.

Além dos pratos principais, as sobremesas do almoço de Páscoa também encareceram. No último ano, chocolates em barra e bombons tiveram uma alta de 16,53%, o chocolate em pó de 12,49% e o leite condensado de 8,89%. Itens como biscoitos e frutas também tiveram o preço elevado.

Como economizar na Páscoa?

Com a alta dos alimentos, é preciso buscar alternativas para economizar dinheiro no almoço de Páscoa e não prejudicar as finanças. Para isso, você pode adotar algumas atitudes:

  • Troque o bacalhau por outros peixes, como tilápia;
  • Avalie o custo-benefício dos ingredientes e não compre apenas pela marca;
  • Faça uma lista de compras baseada no orçamento para não fugir do planejado;
  • Se não comprometer suas finanças e tiver desconto, pague à vista;
  • Resgate ovos de Páscoa com pontos do cartão de crédito;
  • Ou faça ovos de Páscoa caseiros.

Além disso, você pode usar cartões de crédito com cashback para as compras da Páscoa. Dessa maneira, receberá parte do seu dinheiro de volta e seus gastos diminuem. Veja as melhores opções:

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Esses ajustes, por mais que pareçam pequenos, podem fazer a diferença no bolso do consumidor sem deixar de comemorar a data com a família. Portanto, avalie as alternativas!


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.