A partir de abril, alguns beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão valores referentes à revisão dos auxílios afetados por erro de cálculo entre 2002 e 2009.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), serão 140 mil beneficiários, ativos e inativos. Além disso, o valor de correção é estimado em R$ 750 milhões.
Para entender melhor e saber se tem direito ao pagamento, continue lendo abaixo!
Após um acordo entre o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e a Previdência Social em 2024, beneficiários do INSS receberão a revisão dos benefícios.
A revisão, chamada de “artigo 29” pela Lei 8.213, determinou a correção de valores pagos entre 17 de abril de 2002 a 29 de outubro de 2009 a beneficiários do auxílio-doença e auxílio-acidente.
Isso porque, na época, o INSS desconsiderou os menores salários no momento de pagar o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Ou seja, ficaram fora de uma lista de pagamento.
Para corrigir o problema, os beneficiários ativos do INSS receberão a revisão a partir de abril até 31 de maio. Por outro lado, para os que estão inativos os depósitos serão feitos até 31 de dezembro.
Se você recebia o auxílio-doença e auxílio-doença entre 2002 e 2009, siga o passo a passo abaixo para verificar se tem direito ao pagamento da revisão do INSS:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça o login com CPF e a senha cadastrados no gov.br;
- Na barra de busca, digite “revisão”;
- Por fim, vá até a seção “Histórico de Crédito de Benefício”.
Caso tenha valores a receber, verá a informação. Se não, vai se deparar com a mensagem “Consulta à Revisão artigo 20 não retorno dados para o cidadão”.
Compartilhe este conteúdo