Auxílio Brasil pode ser cancelado. Entenda os motivos!
Para não correr o risco de ter o benefício cancelado é preciso cumprir regras simples. Veja quais são!

O Auxílio Brasil, pode ser cancelado e um dos motivos está na falta de atualização dos dados dos beneficiários no sistema do governo, que é necessário ser realizado para haver o reconhecimento da situação de vulnerabilidade.
Sendo assim, se o beneficiário não confirmar seus dados, a qualquer momento o Auxílio Brasil pode ser cancelado. Dentre os motivos para a descontinuidade do benefício também estão:
- Família com renda mensal superior a R$ 205,01 por pessoa;
- Dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
- Crianças e adolescentes deixando de comparecer na escola;
- Descoberta de fraude no recebimento.
Se o seu Auxílio Brasil não foi depositado, esse pode ser um dos motivos, mas existem formas de saber se o seu benefício foi cancelado.
Saiba como consultar e descobrir se Auxílio Brasil foi cancelado
Para ter certeza que o Auxílio Brasil não foi cancelado, é preciso realizar a consulta nos meios oficiais do governo. Siga o passo a passo indicado abaixo:
- Acesse o portal do CadÚnico (site ou aplicativo);
- Faça login com o Gov.br;
- Selecione a opção “Consulta completa”
Após realizar este três passos, o portal irá apresentar um extrato informando se o seu cadastro está ativo.
Outra forma de verificar se o benefício foi cancelado, é utilizar o aplicativo do próprio Auxílio Brasil ou o do Caixa Tem.
Nas duas formas de pesquisa serão necessárias indicar o número de CPF do beneficiário para consultar e descobrir se o Auxílio Brasil está ativo ou cancelado.
Veja como recuperar o Auxílio Brasil cancelado
Após consultar o sistema, você constatou que o Auxílio Brasil está cancelado, isso porque ou o sistema mostra um bloqueio ou cancelamento do benefício. Entretanto, é possível realizar algumas medidas e recuperar o Auxílio Brasil cancelado.
A maneira mais correta e garantida é procurar um posto de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município e atualizar os dados do CadÚnico.
Mas também é possível entregando os documentos que comprovem a necessidade de receber o auxílio através das plataformas do governo, desde que dentro do prazo estabelecido. Confira!
- A revisão cadastral deve ocorrer até 14 de outubro para atualizar as informações, o chamamento acontece através dos meios de comunicação indicados pelo beneficiário durante o processo de cadastro.
- Se os dados do beneficiário estão desatualizados desde 2016, é possível que o Ministério da Cidadania já tenha tentado contato sem sucesso e por esse motivo o Auxílio Brasil esteja cancelado.
Neste caso, por não cumprir com os requisitos do programa, como manter as informações do CadÚnico atualizadas, o beneficiário terá seu pagamento suspenso e cancelado. Para regularizar procure o CRAS mais próximo.
Beneficiários do Auxílio Brasil podem ter acesso à conta sem taxas e cartões sem anuidade
Ter uma conta corrente e acesso a cartões de crédito podem facilitar coisas simples do dia a dia, como organizar o pagamento de contas através de agendamento programado e até mesmo compras parceladas.
No entanto, a maioria dos bancos exigem uma renda mínima que nem sempre é possível comprovar. Mas existem fintechs e até mesmo bancos digitais que disponibilizam contas e cartões de crédito sem anuidade e exigência de renda.
Veja algumas opções de contas e cartões de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil.
Banco iti
O Banco digital iti é administrado pelo banco Itaú e oferece conta gratuita, diversos benefícios e promoções.
Iti: banco digital grátis do Itaú
Nubank
O Nubank oferece uma conta 100% digital e totalmente gratuita, além de acesso ao cartão de crédito com diversos benefícios e vantagens.
Nubank
C6 Bank
No C6 Bank além da conta corrente gratuita, é possível acumular pontos e participar de programas de benefícios através do Átomos.
C6 Bank
Os cartões de crédito dos bancos citados acima são oferecidos na abertura da conta, mas se você preferir não abrir a conta e apenas ter o cartão de crédito, também é possível. Clique em
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão