Boa notícia! Quem tem o nome negativado, em breve terá uma alternativa ao cartão de crédito. Isso porque, em setembro, será o lançamento do Pix parcelado.
A novidade foi anunciada ontem (03) pelo Banco Central. De acordo com a instituição, a nova ferramenta deve estimular o uso do Pix no varejo para compras de valor mais elevado.
Ou seja, o Pix parcelado vai favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação. Para saber mas detalhes sobre esta e outras novidades previstas, continue lendo o conteúdo abaixo!
Com previsão de lançamento para setembro de 2025, o Pix parcelado será uma alternativa para substituir o cartão de crédito. Assim, beneficiará quem tem dificuldade em ser aprovado ou ter limite alto.
Isso porque a modalidade permite que o consumidor parcele uma transição via Pix, enquanto o vendedor continuará recebendo o valor total no mesmo momento da compra.
Assim, o pagador poderá contrair um crédito para realizar o parcelamento da movimentação. Entretanto, é preciso ressaltar que o pagamento terá um acréscimo, referente ao crédito.
Mesmo assim, é uma opção para quem precisa fazer um pagamento com valor alto que não é compatível com o limite do cartão de crédito que possui. Por isso, é preciso analisar se vale a pena.
Vale ressaltar que o Pix parcelado e o Pix com cartão de crédito não são a mesma coisa. Enquanto o Pix parcelado é um tipo de empréstimo (crédito pessoal), o Pix com cartão é uma compra no cartão.
Além do Pix parcelado, há outras novidades para 2025. De acordo com o BC, os bancos devem disponibilizar o autoatendimento para devoluções de Pix fraudulentos a partir de outubro.
Dessa maneira, os clientes poderão contestar 100% online as transações feitas por fraudes, golpes ou crimes. Assim, aumentam as chances da vítima ter seu dinheiro de volta.
Embora não seja em 2025, o Pix como garantia de empréstimos também vale a pena estar nessa lista. No entanto, a ferramenta é exclusiva para empresas e estabelecimentos comerciais.
Ainda em desenvolvimento por exigir uma infraestrutura mais complexa, com essa modalidade, as empresas ou lojistas poderão usar recursos futuros do Pix como garantia em operações de crédito.
Desse modo, segundo o Banco Central, “o objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante”.
Fique de olho para receber as principais novidades e lançamentos do Pix!
Páscoa com pontos Esfera!
Almoço de Páscoa fica mais caro em 2025
Sala VIP Porto Seguro: Saiba como acessar de graça
Governo antecipa 13° salário do INSS
Governo amplia “Minha Casa, Minha Vida” para famílias com renda até R$ 12 mil