A partir de hoje, 25 de abril, os trabalhadores com carteira assinada poderão solicitar o empréstimo consignado CLT diretamente pelos canais digitais do bancos.
Até então, o Crédito do Trabalhador estava disponível apenas através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Portanto, marca uma nova etapa no programa.
Com a integração, o Governo Federal espera um alcance ainda maior da modalidade. Até agora, foram fechados contratos com 32 bancos, mas a expectativa é que o número cresça.
Além disso, os trabalhadores poderão fazer a troca da dívida, caso tenham um Crédito Direto ao Consumidor (CDC) ou outro consignado com parcelas ainda a vencer.
Com a integração dos dados bancários, o trabalhador agora pode simular propostas, comparar as condições e fechar o contrato diretamente pelo site ou aplicativo da instituição financeira.
Para solicitar o empréstimo consignado pelos bancos, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse os canais digitais dos bancos participantes;
- Autorize o compartilhamento de dados;
- Aguarde o recebimento das ofertas em até 24 horas;
- Depois, compare taxas e condições;
- Por fim, contrate a melhor opção pela plataforma escolhida.
É importante ressaltar que as orientações para simulação e contratação podem variar de acordo com o banco. No entanto, costumam ser bem intuitivos e você pode realizar até em agências bancárias.
O Crédito do Trabalhador oferece juros mais baixos que os de mercado. Afinal, ele reduz a chance de inadimplência, uma vez que as parcelas são descontadas da folha de pagamento.
Assim, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de crédito consignado privado poderá ultrapassar os R$ 120 bilhões em 2025.
Compartilhe este conteúdo