Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Black Friday: como evitar golpes usando cartões Santander

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 08 de Novembro de 2024

A Black Friday oficialmente começa no final de novembro, mas é comum que diversas empresas antecipem a data e comecem a oferecer diversos descontos e ofertas imperdíveis nesta época. Mas você sabe como se proteger e evitar golpes usando cartões Santander?

Se a sua compra não acontecer dentro do e-commerce das empresas que você conhece, você aumenta suas chances de cair no golpe de phishing. Essa é uma armadilha que bandidos usam para roubar seu dinheiro ou a sua identidade fazendo com que você revele informações pessoais.

Entre as informações roubadas em golpes comuns aplicados na internet estão:

  • números de documentos;
  • números de cartão de crédito,
  • informações bancárias através de sites que fingem ser legítimos e clonam suas senhas.

E a melhor forma de se proteger é não acessando e-mails suspeitos e tendo um dos cartões Santander, como o cartão Santander Free, que contam com sistema antifraude.

Todos os clientes dos cartões de crédito Santander contam com esse sistema de proteção que passa por uma confirmação de compras quando há suspeita de fraude. A comunicação acontece via WhatsApp, notificações pelo Aplicativo Santander ou Santander Way e SMS, tudo em tempo real.

Além disso, os clientes dos cartões Santander, desde o Santander Free, até a linha de alta renda como os cartões Santander Aadvantage Black, Santander Unlimited e Santander Smiles Infinite, contam com um cartão virtual que modifica a senha CVV a cada compra ou de tempos em tempos para garantir a privacidade dos dados do cliente.

Aprenda como confirmar se é o Santander entrando em contato

Trouxemos algumas orientações para identificar que realmente é o Santander que está em contato com você para confirmar uma compra suspeita.

  • O número oficial do telefone Santander é 4004 3535 e sempre será esse número de contato que ligará para você;
  • No WhatsApp, terá um selo de verificação com um tique que aparece ao lado do nome Santander, que garante que você está conversando com uma conta autêntica do banco;
  • O Santander nunca liga ou envia mensagem solicitando dados sigilosos como senhas, código de segurança do cartão ou ID Santander;
  • Também não pedem que você faça uma transação para cancelar outra que não reconhece.

Veja também: Como saber quantos pontos Esfera eu tenho: veja o passo a passo

Caiu no golpe durante a Black Friday? Veja o que fazer

Caso você sofra um golpe é recomendado que você entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento: 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 702 3535 (demais localidades) ou 0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e de fala).

Explique a situação, com dados como: dia e horário da compra suspeita, valores e se possível junte provas como não ter cadastro no site suspeito ou em caso de compra física, de que não estava no local no dia e horário onde a compra foi realizada.

Leia também: Esfera Santander: saiba como funciona o programa


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Últimas Notícias

.