O Brasil voltou a exigir que estrangeiros vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália apresentem visto de turismo para viajar ao país. Isso, devido ao princípio da reciprocidade.
De acordo com o Governo Federal, a medida acontece porque nesses três países não há isenção de vistos aos brasileiros. Assim, o “Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”.
Dessa maneira, o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com as nações mencionadas.
De acordo com o painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil da Embratur, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália em 2024.
No entanto, brasileiros precisam de visto para visitar os países mencionados. Por isso, a partir de abril, o Brasil começou a exigir visto para turistas vindos dos EUA, Canadá e Austrália.
O Ministério das Relações Exteriores reforçou que o Brasil não concede isenção de visto de forma unilateral. Ou seja, sem receber o mesmo benefício em troca.
Desse modo, o Governo busca alcançar isenções mútuas. Em uma publicação, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o desejo de facilitar as viagens entre os países.
A decisão foi anunciada em 2023 e estava prevista para entrar em vigor ainda no ano passado, conforme o princípio da reciprocidade. Mas, foi adiada três vezes antes de ser aplicada.
Com a exigência do visto para que turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entrem no Brasil, eles devem realizar a solicitação do visto online no site eVisa, com taxa de US$ 80,90.
A documentação é exigida para viagens via aérea marítima ou terrestre e permite a estadia dos visitantes por até 90 dias. A boa notícia é que a emissão é 100% por via digital.
Portanto, o primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto e anexar os documentos. Se aprovado, o visitante receberá o visto também online, via e-mail.