Busca por crédito sobe 57% no interanual, segundo Neurotech

O consumidor deseja mais crédito e tem buscado por isso, entretanto, o poder de compra está comprometido pelo endividamento das famílias, o que retrai o consumo.

Artigo escrito por Fabiana Camilo
em 30 de Maio de 2022 3 min de leitura

Os consumidores do Brasil estão utilizando cada vez mais cartões de crédito e solicitando financiamentos, é o que aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC).

O INDC é uma pesquisa realizada pela Neurotech, uma empresa especialista em TI, que cria soluções de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para as empresas que desejam impulsionar a área de crédito.

Em seu estudo mais recente, a Neurotech aponta que no quarto mês do ano em relação ao anterior, o crescimento foi de 11%, enquanto na comparação com abril de 2021 houve um acréscimo de 57%.

Ainda que os números apontem valores altos, o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa, ressalta que o indicador em abril reflete os números fracos de 2021, quando o Brasil ainda sentia os efeitos da pandemia.

“A base de comparação do ano passado ainda está contaminada pela segunda onda da covid-19”, justifica Costa.

Valores interanuais da busca por crédito

A pesquisa ainda aponta que em comparação interanual, a expansão do INDC mostra que há alta nos três setores medidos:

  • Serviços (114%);
  • Varejo (106%);
  • Bancos (38).

Em março deste ano, o destaque é para o segmento bancário, com avanço de 17%.

O varejo aparece logo em seguida com aumento de 8%. Mas ao contrário dos demais, a demanda por crédito no setor de serviços caiu 6% no mesmo período em relação ao mês anterior.

As categorias que mais se destacaram e tiveram crescimento em financiamento são:

  • Lojas de departamento 167%;
  • Supermercados 136%;
  • Vestuário 110%;
  • Eletrodomésticos 86%;
  • Móveis 2%.

Contudo, Costa explica que a tendência é de desaceleração na demanda por crédito, em meio ao cenário atual de inflação e juros elevados, que tendem a encarecer o custo do dinheiro.

“O poder de compra está comprometido pelo endividamento das famílias e, embora o consumidor demande mais crédito, seu alto custo deve esfriar o consumo”, explica.

Cartão de crédito pode ser uma alternativa ao financiamento em lojas

Com a alta da inflação e a perda do poder de compra, muitos consumidores estão usando os cartões de crédito como alternativa para complementar a renda que já não está sendo suficiente para as contas diárias.

O uso do cartão de crédito, desde que controlado e com consciência de um bom planejamento financeiro, pode ajudar nas despesas da casa.

Mas caso o usuário não saiba criar um orçamento mensal com planilhas de acompanhamento de gastos, é interessante que faça um curso de educação financeira para não entrar em dívidas.

Veja algumas opções de cartões de crédito sem anuidade

Alguns bancos e fintechs disponibilizam contas e cartões de crédito sem anuidade através dos aplicativos de suas instituições. Confira algumas opções!

Cartão de crédito zero anuidade Will Bank

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito Digio

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito Inter sem anuidade

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Açúcar Itaucard

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito sem anuidade Credicard

Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

LEIA TAMBÉM: 34 Melhores Cartões de Crédito Sem Anuidade de 2022


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Últimas Notícias

.