Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Busca por crédito sobe 57% no interanual, segundo Neurotech

O consumidor deseja mais crédito e tem buscado por isso, entretanto, o poder de compra está comprometido pelo endividamento das famílias, o que retrai o consumo.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 30 de Maio de 2022

Os consumidores do Brasil estão utilizando cada vez mais cartões de crédito e solicitando financiamentos, é o que aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC).

O INDC é uma pesquisa realizada pela Neurotech, uma empresa especialista em TI, que cria soluções de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para as empresas que desejam impulsionar a área de crédito.

Em seu estudo mais recente, a Neurotech aponta que no quarto mês do ano em relação ao anterior, o crescimento foi de 11%, enquanto na comparação com abril de 2021 houve um acréscimo de 57%.

Ainda que os números apontem valores altos, o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa, ressalta que o indicador em abril reflete os números fracos de 2021, quando o Brasil ainda sentia os efeitos da pandemia.

“A base de comparação do ano passado ainda está contaminada pela segunda onda da covid-19”, justifica Costa.

Valores interanuais da busca por crédito

A pesquisa ainda aponta que em comparação interanual, a expansão do INDC mostra que há alta nos três setores medidos:

  • Serviços (114%);
  • Varejo (106%);
  • Bancos (38).

Em março deste ano, o destaque é para o segmento bancário, com avanço de 17%.

O varejo aparece logo em seguida com aumento de 8%. Mas ao contrário dos demais, a demanda por crédito no setor de serviços caiu 6% no mesmo período em relação ao mês anterior.

As categorias que mais se destacaram e tiveram crescimento em financiamento são:

  • Lojas de departamento 167%;
  • Supermercados 136%;
  • Vestuário 110%;
  • Eletrodomésticos 86%;
  • Móveis 2%.

Contudo, Costa explica que a tendência é de desaceleração na demanda por crédito, em meio ao cenário atual de inflação e juros elevados, que tendem a encarecer o custo do dinheiro.

“O poder de compra está comprometido pelo endividamento das famílias e, embora o consumidor demande mais crédito, seu alto custo deve esfriar o consumo”, explica.

Cartão de crédito pode ser uma alternativa ao financiamento em lojas

Com a alta da inflação e a perda do poder de compra, muitos consumidores estão usando os cartões de crédito como alternativa para complementar a renda que já não está sendo suficiente para as contas diárias.

O uso do cartão de crédito, desde que controlado e com consciência de um bom planejamento financeiro, pode ajudar nas despesas da casa.

Mas caso o usuário não saiba criar um orçamento mensal com planilhas de acompanhamento de gastos, é interessante que faça um curso de educação financeira para não entrar em dívidas.

Veja algumas opções de cartões de crédito sem anuidade

Alguns bancos e fintechs disponibilizam contas e cartões de crédito sem anuidade através dos aplicativos de suas instituições. Confira algumas opções!

Cartão de crédito zero anuidade Will Bank

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito Digio

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito Inter sem anuidade

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Açúcar Itaucard

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartão de Crédito sem anuidade Credicard

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

LEIA TAMBÉM: 34 Melhores Cartões de Crédito Sem Anuidade de 2022


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Últimas Notícias

.