Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento. Veja como evitar!
Muitos motivos levam ao cancelamento do cartão de crédito, a falta de pagamanto é só uma entre eles. Confira!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 30 de Junho de 2023
Ter o cartão de crédito cancelado por falta de pagamento pode complicar a vida financeira dos consumidores do Brasil, principalmente quando ele é usado como complementação de renda.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, seja pela praticidade ou pela facilidade na forma de parcelamento.
Em uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serasa e eCred, é apontado que 29% dos brasileiros com vida financeira ativa têm cinco ou mais cartões.
Entretanto, com o crédito facilitado também aumentam os riscos de endividamento e, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceram as dívidas e a inadimplência entre as famílias brasileiras.
Atualmente 78% das famílias brasileiras estão endividadas e 29% estão com contas atrasadas, entre elas dívidas com cartões de crédito.
E o que fazer quando a dívida do cartão de crédito não pode ser paga? Podem cancelar o cartão de crédito por falta de pagamento? A resposta é sim!
Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento
O cartão de crédito é um benefício que as instituições financeiras oferecem para seus clientes e por isso o cartão de crédito pode ser cancelado por falta de pagamento.
Cada instituição possui suas próprias regras e limites de tempo de inadimplência, mas é certo que antes de acontecer o cancelamento, você receberá avisos sobre a futura ação do banco.
E para não correr o risco de ter seu cartão de crédito cancelado o ideal é que você entre em contato com o banco assim que perceber que não conseguirá quitar a fatura e tente negociar antes que ela se torne uma dívida.
Mas se você já está em um estágio mais avançado e já está com dívida ativa, não desista de renegociar condições e valores com o banco.
Em algumas situações, a dívida pode estar com uma empresa de recuperação de crédito, será necessário explicar a situação e tentar negociar taxas mais baixas.
A ação do Feirão Limpa Nome do Serasa também é um lugar interessante para aproveitar descontos nas dívidas e renegociar com melhores condições de pagamento para sair da inadimplência.
Em algumas situações, os consumidores endividados conseguem descontos de até 90% e voltar a ter crédito no mercado.
Quando o banco envia o aviso de cancelamento
O primeiro aviso de falta de pagamento pode ocorrer até 15 dias após o vencimento da fatura do cartão de crédito, mas o aviso de cancelamento pode começar a ser emitido até 30 dias.
Antes que o cartão de crédito seja cancelado, a administradora tentará contato e a negociação algumas vezes. Pode ser através de e-mail, SMS e até que enviem uma carta formal, via Correios.
Na carta registrada (AR) que é enviada pelos Correios, apresentam as notificações aos titulares sobre as dívidas pendentes, com valores e datas limites para quitação.
Uma vez que a dívida não foi paga e o cartão de crédito foi cancelado, não existe mais a possibilidade dele ser reativado.
Para ter um novo cartão de crédito será preciso quitar a dívida, aguardar pelo menos 6 meses e só depois realizar um novo pedido no mesmo banco.
Como já existe um histórico de dívida, é possível que a liberação do crédito seja inferior ao limite anterior e será necessário construir uma nova relação de confiança entre você e a instituição para aumentá-lo.
Conheça mais motivos que causam o cancelamento do cartão de crédito
Não é só a falta de pagamento da fatura que causa o cancelamento do cartão de crédito, existem outros motivos que levam a instituição financeira a tomar esta decisão. Veja a seguir quais são e como evitar:
- CPF irregular na Receita Federal;
- CPF incluso nos órgãos de proteção ao crédito;
- Compras que estão fugindo do perfil do comportamento ou perfil do consumidor;
- Cliente está pagando de forma contínua o mínimo da fatura;
- Desinteresse comercial, a administradora pode decidir que não tem mais interesse de o ter como cliente;
- Suspeita de uso do cartão de crédito para atividades ilícitas;
- Cartão foi descontinuado;
- Fraude ao usar o pagamento de contas, programa de pontos, entre outros.
Aprenda a fazer seu controle financeiro e evite dívidas
Para conquistar a independência financeira é preciso antes entender como funciona o controle financeiro e evitar dívidas, para isso muitos tentam manter a organização de várias formas, seja no papel, planilha de gastos ou até mesmo o bloco de notas do celular.
Recomendamos uma forma ainda mais completa: um excelente aplicativo de gestão financeira, como o Mobills, aplicativo de controle financeiro pessoal online mais bem avaliado do Brasil.
Com ele, você será capaz de registrar e categorizar todas as suas despesas. Assim, fará um planejamento exemplar, entendendo pontos positivos, negativos e evitando endividamento.
Faça o teste grátis clicando no botão a seguir!
Mobills: Finanças e Cartões
-
Mais detalhes do Mobills
- Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
- Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
- Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.
LEIA TAMBÉM: 11 Dicas para Sair das Dívidas em 2022
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão