Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Cartões de crédito Itaú deixam de pontuar nos aplicativos de pagamento

Será o fim do mercado de milhas? Veja no que as mudanças prejudicam os milheiros!

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 14 de Novembro de 2022

A partir do dia 05 de dezembro todos os cartões de crédito Itaú deixarão de pontuar e acumular pontos em transações que não sejam efetivamente sobre compras de produtos e serviços.

Na prática, para os milheiros (grupo de pessoas que juntam milhas e pontos) que usam os aplicativos de pagamento para juntar mais pontos nos cartões de crédito não conseguirão mais utilizar desta estratégia para acumular milhas ao longo do mês.

Clientes do banco já vinham notando essa movimentação há alguns meses e principalmente após o comunicado do último dia 10, sobre as alterações de regras do cartão Pão de Açúçar (PDA).

A mudança pode prejudar muito aqueles que usam estratégias para acumular milhas para comprar passagem aérea barata e principalmente para quem vende milhas para ter uma renda extra.

Sem essa possibilidade de ganho de milhas mais rapidamente, usando apenas as compras mensais, pode dificultar o acúmulo necessário para efetivação das duas ações.

O que diz o banco Itaú sobre a mudança?

Em comunicado oficial, o banco Itaú comenta sobre as alterações que estão ocorrendo em todos os seus cartões de crédito e os motivos pelos quais deixarão de pontuar a partir do dia 05 de dezembro deste ano. Confira!

“Com o objetivo de estimular o uso adequado de seus cartões de crédito, os programas de fidelidade vinculados a todos os produtos do Itaú Unibanco deixarão de acumular pontos originados de transações que não representem compras de bens e/ou serviços (ex: transferência de recursos utilizando o limite do cartão de crédito, pagamento de boletos e impostos, além da modalidade de Pix parcelado).

A medida visa evitar um cenário de superendividamento e inadimplência estimulado por esses tipos de transações que, além de usar o limite de crédito para transações de risco, em geral cobra taxas adicionais do portador do cartão. Desta forma, o Itaú Unibanco reforça seu compromisso de transparência e de apoiar seus clientes na utilização consciente de seus recursos financeiros”.

Deste modo, foi confirmado que a mudança não inclui somente os cartões Pão de Açúcar, mas sim todos os outros cartões do banco – inclusive os co-brandred de companhias aéreas, como os cartões Azul e LATAM Pass. Ainda, de acordo a assessoria do Itaú, a mudança entrará em vigor a partir do dia 05 de dezembro – que representa 15 dias úteis.

Assim, as seguintes transações não pontuarão mais com os cartões do Itaú:

  • Transações para carga de moeda estrangeira em cartões específicos;
  • Transferências de valores e pagamentos realizados com o seu cartão de crédito, seja através de carteiras digitais de contas de pagamento ou não, para (i) pagamento de boletos (ex. contas de luz, gás e consumo); (ii) transações de recarga de valores e (iii) outros tipos de transações que não sejam para pagamentos de bens e serviços (exemplo: transferências à vista ou parceladas usando a função crédito do cartão);
  • Os valores pagos a maior, valores lançados na fatura a título de encargos, tarifas, ressarcimento de despesas, prêmios de seguros, títulos de capitalização, serviços vinculados ao cartão, como retirada de recursos e pagamento de contas simples; e
  • Quaisquer outras transações que não representem compras de bens e/ou serviços.

LEIA TAMBÉM: Qual o Melhor Cartão de Crédito para Milhas 2022? (Ranking Completo)


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Comunicação
  • SEO
  • Inbound Marketing
  • Estratégia
  • Gestão

Últimas Notícias

.