Cartões de crédito terão limitação em cobranças de tarifas
O BC determinou que os cartões de crédito passem a ter um teto nas tarifas de cartões, igualando os bancos tradicionais e os digitais. Veja!

O Banco Central acaba de anunciar que serão implementadas algumas mudanças nas regras de cobranças de tarifa de intercâmbio (TIC) entre as emissoras de cartões e os comerciantes.
Desta forma, as tarifas para compras em débito serão fixadas em 0,5%, já as de cartões pré-pagos serão fixadas em 0,7%.
A medida entra em vigor apenas em 2023, a partir de 1º de abril e teve força diante dos pedidos dos quatro principais bancos no Brasil, sendo eles:
- Itaú;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Santander.
Em disputa com bancos digitais como Nubank e Mercado Pago.
Alteração nas tarifas dos cartões pré-pagos
Os bancos digitais não concordam com as alterações, pois em casos como o de cartões pré-pago, podem acabar perdendo receita, que em geral cobram mais de 1%
Contudo, os grandes bancos pediam a limitação das tarifas para igualar a competição entre as empresas.
O Banco Central através de nota afirma que a medida é necessária para estimular os meios de pagamentos mais baratos e possibilitar reduções de custos de produtos aos consumidores finais.
“As medidas visam aumentar a eficiência do ecossistema de pagamentos, além de possibilitar reduções de custo de produtos aos consumidores finais, de forma a proporcionar benefícios para toda a sociedade”.
Em compras utilizando o cartão de débito atualmente é cobrado entre 0,5% e 0,8%. Porém, não há um consenso na tarifação do cartão pré-pago que as empresas chegam a cobrar mais de 1%.
Cartões de crédito são um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou recentemente um estudo onde aponta que os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano.
Os seis primeiros meses de 2022 mostraram que houve um movimento de R$ 1,6 trilhão apenas utilizando os cartões.
O cartão de crédito é um dos fatores que mais geram endividamento no país e seu uso deve ser consciente e planejado, pois as taxas de juros são elevadíssimas e podem virar uma bola de neve.
Para ajudar você a entender e controlar seus gastos existem aplicativos como o Mobills Controle Financeiro. Ele organiza suas contas e define o controle de gastos conforme seus orçamento.
Faça o teste gratuito clicando no botão a seguir!
Mobills Controle Financeiro Pessoal
Confira 3 opções de cartões de crédito sem anuidade para solicitar online
Selecionamos três bancos digitais com contas gratuitas e cartões de crédito sem anuidade para você que deseja economizar em tarifas bancárias.
Conta digital iti
A conta digital iti é um braço do Banco Itaú e oferece uma conta-corrente sem cobraça de tarifa. Além do cartão de crédito sem anuidade. Para solicitar, clique no botão “Abrir Conta”, preencha a proposta e aguarde o resultado da análise.
Iti: banco digital grátis do Itaú
Banco Inter
O banco Inter é um excelente banco digital para quem deseja mais do que movimentação de pagamento, pois ele oferece conta internacional e sessão de investimentos.
O cartão de crédito Inter é isento de anuidade e já é oferecido na versão Gold, sendo internacional.
Para abrir a conta clique no botão a seguir e tenha em mãos seus documentos pessoais, não é necessário comprovação de renda.
Inter
Banco Nubank
Um dos bancos mais populares, o Nubank oferece conta 100% digital, cartão de crédito sem anuidade, mas cobra pelo saque.
Para abrir uma conta no Nubank clique no botão abaixo, preencha a proposta e aguarde o resultado através dos canais de comunicação que você fornecer durante o pedido de abertura de conta.
Nubank
LEIA TAMBÉM: Qual é Melhor Cartão de Crédito Sem Anuidade 2022? (Ranking completo)
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão