A partir desta sexta-feira (4), os aparelhos cadastrados no Celular Seguro e roubados receberão uma notificação de alerta via SMS ou WhatsApp após serem religados, mesmo que com outro chip.
Ou seja, o novo dono do celular vai receber uma mensagem informando que o aparelho é fruto de roubo, mesmo que tenha feito a instalação de outro chip.
Dessa maneira, o Governo Federal busca combater e diminuir os números de roubos e furtos de celulares no país. Assim, o comprador também conseguirá denunciar quem vendeu o celular roubado.
De acordo com o jornal O Globo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda está definindo o conteúdo da mensagem. Para isso, os responsáveis querem evitar um tom policial.
O Governo Federal lançou o Celular Seguro em 2024, com o objetivo de diminuir os furtos e roubos de celulares no Brasil. Por isso, a ferramenta permite bloquear celulares roubados.
Com o aplicativo, a vítima consegue bloquear a linha telefônica e aplicativos de instituições financeiras para evitar transações indevidas e acesso a dados pessoais. Além disso, há outras funcionalidades.
O Celular Seguro é uma ótima ferramenta para manter seus dados e contas bancárias em segurança se acontecer algo com seu aparelho. Para isso, instale o aplicativo e faça seu cadastro:
- Baixe o aplicativo Celular Seguro (disponível para iOS ou Android);
- Faça o login com sua conta Gov.br;
- Aceite os termos de uso;
- Registre o celular que você quer cadastrar no programa;
- Cadastre pessoas de confiança que poderão acionar o sistema.
E pronto! Assim, em caso de roubo, perda ou furto do celular, você ou a sua pessoa de confiança conseguirá criar uma ocorrência pelo site ou aplicativo do Celular Seguro.
É importante ressaltar que a linha do aparelho cadastrada deve estar vinculada ao seu CPF. Caso contrário, o alerta não será emitido por não te considerar o dono.
Além disso, vale a pena ter um seguro de celular. Dessa forma, terá uma proteção contra prejuízos financeiros, como o conserto ou compra de um novo aparelho.