Clientes de cartão de crédito do Itaú têm limite reduzido e banco alega motivo de ajuda
De olho no comportamento dos usuários, Itaú reduz limite de crédito e justifica que a ação é para ajudar os clientes.
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 11 de Maio de 2022
Surpreendendo muitos clientes, na noite da última segunda-feira, 9 de maio, usuários de cartões de crédito do banco Itaú tiveram seus limites reduzidos sem nenhuma explicação ou justificativa prévia da instituição, gerando muito desconforto e reclamações.
Diversas queixas foram realizadas nas redes sociais e no site Reclame Aqui cobrando respostas e providências quanto aos limites alterados sem informações claras e explícitas.
Após diversas reclamações, o banco Itaú informou à imprensa que “o limite pode ser reduzido para auxiliar o cliente no controle do seu orçamento”.
A instituição financeira explica ainda que a redução foi influenciada por diversos comportamentos dos usuários.
“Analisamos diversos fatores (como, por exemplo, atraso no pagamento das faturas, pagamento parcial das faturas, endividamento em outros produtos de crédito no Itaú e em outras instituições) e o controle de gastos junto com a redução do limite são maneiras de ajudar a prevenir o endividamento.”, justifica o Itaú
A redução do limite do cartão de crédito pela instituição é uma ação legal?
Sim, é uma ação legal e consta no contrato assinado pelo cliente ao solicitar o serviço, documento de Condições Gerais do Contrato de Cartão de Crédito é enviado para cliente assim que é fechado o acordo de prestação de serviço.
Porém, o que não é permitido, é que a instituição realize a operação sem notificar o cliente previamente.
Entretanto, o Itaú afirma que os clientes são notificados através dos canais de comunicação existentes no cadastro.
“Quando ocorre tal ação, é enviado um SMS para os clientes informando sobre a redução, sendo sua responsabilidade manter os dados atualizados.” finalizou a instituição.
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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
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