Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa HOJE!
A campanha deve acontecer todo o mês de novembro e as negociações podem ser feitas pela Internet. Saiba mais!
Artigo escrito por Fabiana Camilo em 01 de Novembro de 2022
Começa hoje o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação conjunta do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de unidades do Procon.
A ação deve acontecer até o dia 30 de novembro, em todo o país, com a participação de mais de 160 instituições e com o intuito de oferecer a oportunidade para que consumidores renegociem suas dívidas.
Quem pode participar do Mutirão de Negociação de Dívida?
Apenas podem participar do Mutirão Nacional de Negociação da Dívida pessoas físicas que tenham dívidas em atraso contraídas de bancos ou instituições financeiras. Veja quais são:
- Todas as dívidas em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).
- Dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito.
- Não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.
Antes de acessar o site do Mutirão, os interessados devem confirmar as dívidas e saber se estão compatíveis com as regras descritas acima.
Para consultar as dívidas, basta acessar o site Registrato, usando seu CPF e senha cadastrados no gov.br.
Após a consulta, você acessa o site do Mutirão e escolhe se prefere negociar direto com o banco ou através do portal do Consumidor.
Depois de escolher a forma de negociação, o banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
Na página do Mutirão, também é possível encontrar informações sobre como organizar suas finanças, melhorar sua saúde financeira e dicas sobre como identificar o superendividamento.
Campanha foca no superendividamento em 2022
Com a desvalorização do real, o aumento do desemprego, muitas famílias passaram a dever nos bancos e principalmente nos cartões de crédito. O superendividamento é uma das preocupações do Mutirão deste ano.
A campanha alertará os cidadãos sobre o superendividamento e a possibilidade de seu tratamento, conforme previsto na Lei 14.181/21.
A lei garante o direito à renegociação global, possibilitando acordos mais adequados para esta situação, do que a normalmente oferecida diretamente pelos bancos.
Histórico do último Mutirão de Negociação de Dívidas
Em março deste ano, foi realizado o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas, onde 1,7 milhão de contratos em atraso foram renegociados. E apesar de fazer parte do calendário anual, muitas pessoas passam pelo problema pela primeira vez.
“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Durante o período da pandemia, o saldo renegociado superaram a quantia de R$ 1,1 trilhão, sendo mais de 22 milhões de contratos em atraso restabelecidos.
Para este ano, o Mutirão também disponibiliza material de educação financeira para que auxilie na informação sobre os riscos do endividamento.
Aplicativo Mobills para sair das dívidas
Sair do endividamento requer algumas ações simples e uma delas é ter controle dos gastos. Para ajudar você a saber onde está gastando mais, reajustar e direcionar o dinheiro para sair das dívidas, use um aplicativo de controle financeiro.
Com o Mobills Controle Financeiro Pessoal você pode organizar todas as suas contas em um único lugar e visualizar através de gráficos seus orçamentos e controlar melhor seus gastos.
Experimente organizar suas finanças para atingir seu objetivos e metas, seja elas sair do endividamento ou guardar dinheiro para uma viagem.
Mobills Controle Financeiro Pessoal
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão