Antecipação do 13° salário do INSS: pagamentos da primeira parcela começam hoje

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 24 de Abril de 2025 2 min de leitura

Nesta quinta-feira (24), começam os pagamentos da primeira parcela da antecipação do 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e pensionistas.

O pagamento começará hoje e se estenderá até o dia 8 de maio de 2025, de acordo com o número final no Número de Inscrição Social (NIS) e valor total do benefício.

Início dos pagamentos do 13° salário do INSS

Com a antecipação, os pagamentos do 13° salário do INSS começam hoje, sendo divididos em duas parcelas. De acordo com o Ministério da Previdência Social, a divisão será de 50% em cada.

Os primeiros depósitos serão para beneficiários do INSS que recebem um salário mínimo (R$ 1.518). As datas do pagamento seguirão de acordo com o número final do NIS:

Número final do NISPrimeira parcela do 13°
124 de abril
225 de abril
328 de abril
429 de abril
530 de abril
62 de maio
75 de maio
86 de maio
97 de maio
08 de maio

para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais que um salário mínimo, os pagamentos da primeira parcela começarão depois, no dia 2 de maio de 2025.

Número final do NISPrimeira parcela do 13°
1 e 62 de maio
2 e 75 de maio
3 e 86 de maio
4 e 97 de maio
5 e 08 de maio

A segunda parcela será paga entre os dias 26 de maio e 6 de junho para quem recebe até R$ 1.518 e entre os dias 2 e 6 de junho para quem ganha acima.

Como consultar a antecipação do 13º salário do INSS?

Para ver se o pagamento da primeira parcela da antecipação do 13° salário do INSS já está em sua conta, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Depois, siga as orientações abaixo:

  1. Faça login com seu CPF e senha Gov.br;
  2. No menu, selecione “Extrato de Pagamento”;
  3. Por fim, clique em “Baixar PDF” para ver o documento.

E pronto! Dessa maneira, poderá ver os depósitos feitos em seu nome. Mas, lembre-se de verificar as datas de pagamento de acordo com seu número final do NIS.

Além disso, vale ressaltar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de baixa renda, não recebem o 13°.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .